“Em Verdade Vos Digo” estreia no Rio de Janeiro | Ambrosia | Revista Ambrosia
em ,

“Em Verdade Vos Digo” estreia no Rio de Janeiro

Espetáculo do Grupo In-Cena de Teatro mergulha no universo da prostituição e aborda temas como violência, negritude, homossexualidade, machismo e exploração sexual infantil

 

Após estrear em Viña Del Mar\Chile, em 2013, circular por Buenos Aires e cinco estados brasileiros, passando por mais de 60 cidades, a peça “Em Verdade Vos Digo”, do Grupo In-Cena de Teatro, se apresenta pela primeira vez no Rio de Janeiro, no Teatro Municipal Café Pequeno.  Com dramaturgia e direção de Anderson Feliciano e André Luiz Dias, a montagem faz um mergulho no universo da prostituição e da vida cotidiana, onde qualquer pessoa está suscetível a se vender em troca de sobrevivência.

Em um cenário que remete a quartos de bordel, os atores Amanda Chaves, André Luiz Dias, Cristal Lisboa e Chrika de Oliveira encenam para o público, de forma não linear e fragmentada, histórias reais e tocantes de mulheres que se prostituíram entre os anos 70, 80 e 90. Relatos que escancaram temas como violência, negritude, homossexualidade, machismo, exploração sexual infantil e tudo que permeia o universo da prostituição e da pobreza humana.  “A ideia da peça surgiu em 2012 quando estávamos montando a sede da nossa companhia em um casarão que havia sido o bordel da cidade, em Teófilo Otoni, interior de Minas. As prostitutas, hoje senhoras, passaram a nos procurar e a contar suas histórias. Vimos ali um material dramatúrgico rico e que abordava um tema de extrema importância”, relata André.

“A minha família me vendeu para um caminhoneiro em troca de comida”; “Eu fui expulsa de casa pela minha mãe ao contar ter sofrido abuso sexual do padrasto”; “O bordel era de muito respeito e as “safadezas” só aconteciam no quarto, depois da ficha na mão e com as portas fechadas”. Essas são algumas das revelações que impactaram os autores e serviram de base para a criação dramatúrgica. O nome da peça, aliás, surgiu por conta da história de uma das prostitutas que, sempre antes de transar, lia a bíblia para os clientes e repetia inúmeras vezes “Em verdade vos digo”.

A peça busca também ampliar o significado da palavra prostituição tirando-a do contexto sexual e a colocando nas “prostituições cotidianas”: casamento, trabalho e relações que se estabelecem apenas pela necessidade, pelo dinheiro. “Tem muita gente que acorda todos os dias para executar uma função que não gosta por conta do dinheiro que vai cair na conta no início do mês. Essas são as prostituições modernas. E falamos delas na peça”, afirma André destacando que outro fator determinante para levar à cena a marginalização da mulher prostituta foi o fato da cidade de Teófilo Otoni ser atravessada pela BR-116, trecho de divisa entre Minas e Bahia onde se concentra o maior número de casos de exploração sexual infantil.

“Em verdade vos digo” se apresenta em curta temporada de 8 a 24 de novembro, com sessões sextas e sábados às 20h e domingos às 19h.

SINOPSE

“Em Verdade Vos Digo” faz um mergulho no universo da prostituição e da vida cotidiana, onde qualquer pessoa está suscetível a se vender em troca de sobrevivência.  Quatro atores encenam – de forma não linear e fragmentada – histórias reais de mulheres que viveram em um bordel entre os anos 70, 80 e 90. Temas como violência, negritude, homossexualidade, machismo e exploração sexual infantil são abordados.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia e Direção: Anderson Feliciano e André Luiz Dias
Elenco: Amanda Chaves, André Luiz Dias, Cristal Lisboa e Chrika de Oliveira. 
Trilha sonora original: Matheus Lazarin
Cenário: Roberto Ribeiro & Fátima Gomes
Assessoria de Imprensa: Lyvia Rodrigues (Aquela que Divulga)
Produção: Patrícia Muniz
Realização: Instituto Cultural In-Cena
Site: incena.org/o-grupo

SERVIÇO:

Em verdade vos digo
Local: Teatro Municipal Café Pequeno
Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon, RJ
Temporada: 08 a 24 de novembro
Horários: sextas e sábados, às 20h; domingos, às 19h
Ingressos: R$ 40 (inteira)\R$20 (meia)
Capacidade: 80 lugares
Bilheteria: Quinta a segunda, de 14h ao horário do inicio do espetáculo.
Telefone: (21) 3111-2011
Faixa etária: 16 anos
Gênero: drama

GRUPO IN-CENA DE TEATRO

Criado em 2007 em Teófilo Otoni, no interior de Minas, o Grupo In-Cena de Teatro tem o seu trabalho pautado na pesquisa do teatro contemporâneo, com ênfase nas questões existenciais e ainda na cultura regional. Em sua trajetória acumula mais de 30 prêmios em festivais, sendo agraciado com os Prêmios Cena Minas, Circula Minas, Trilha Cultural e com passagem por importantes projetos como Palco Giratório, OFF Cena Sesc Minas e CASA ABERTA de intercâmbio da Trupe de Truões de Uberlândia/MG. Já se apresentou no Chile, Argentina e circulou por mais de 60 cidades do Brasil. O Grupo é responsável desde 2012 pelo FESTTO – Festival de Teatro de Teófilo No repertório do coletivo estão “Em Verdade Vos Digo”, “Às Margens”, “Uma História Sem Pé Nem Cabeça” e “Filofobia”.

Deixe sua opinião

Publicado por Agenda RJ

Olívia de Amores explora raízes latinas da cultura amazônica em novo clipe | Música | Revista Ambrosia

Olívia de Amores explora raízes latinas da cultura amazônica em novo clipe

Banda maranhense Afrôs faz apresentação na Audio Rebel | Agenda | Revista Ambrosia

Banda maranhense Afrôs faz apresentação na Audio Rebel