Face Oculta aborda a ambição desenfreada e o terror da luta pela liberdade – Ambrosia

Face Oculta aborda a ambição desenfreada e o terror da luta pela liberdade

A Panini, detentora dos direitos de distribuição da Sergio Bonelli Editore, reinicia a publicação da linha de quadrinhos italianos, que merece mais atenção das editoras, como a Lorentz está fazendo com o Dylan Dog. Um título como Face Oculta (Volto Nascosto) retoma seu caminho no Brasil. Face Oculta – Volume Um traz as quatro histórias: Os Saqueadores do DesertoBandidosAmor e Morte e Amba Alagi, sendo as duas últimas inéditas no País, e esperamos sua continuidade.

Com 14 capítulos na versão original, a série mistura uma parte da história italiana, desconhecida para a maioria com uma sólida trama narrativa, apresentando mais uma demonstração do talento de um autor veterano como Gianfranco Manfredi, criador do personagem Mágico Vento. 

Face Oculta aborda a ambição desenfreada e o terror da luta pela liberdade – Ambrosia

Publicada na Itália entre 2007 e 2008, um sucesso de crítica e vendas, Manfredi percebeu e decidiu mostrar algo fora do padrão dos fumetti e mesmo dos livros oficiais de História. A história é uma aventura com um forte embasamento histórico e um cenário exótico, que desempenham um papel importante em termos estéticos e narrativos.  Algo mais substancialmente realista, contada aos olhos de Ugo Pastore, um jovem, cuja família de comerciantes se envolve na exploração da Etiópia. Onde ele e seu país, a Itália, em sua expansão colonialista, irão enfrentar a resistência por trás do Face Oculta, um homem que usa máscara de prata e lidera uma legião de soldados, uma narrativa que lembra muito a mitologia islâmica.

Sem alterar a história oficial, Manfredi relata, com facilidade, as vicissitudes de um elenco completo de personagens reais e fictícios cujas histórias se cruzam de maneira complexa, integrando de forma complementar e nunca conflitante com os fatos históricos reais, estruturando-se em uma novela gráfica corais, ricos e articulados, estabelecidos entre a Itália pós-unificação e a África colonial.

A importância do fumetti não se limita apenas ao nível artístico, mas assume a forma de uma divulgação efetiva, ferramenta cultural. O caso clássico de aprender enquanto se diverte, de fato, se materializa neste volume, que liga os pontos e os espaços, contribuindo historicamente em escolher um período obscuro da Itália e decidir torná-lo tão protagonista quanto os personagens criados para ambientar a narrativa.

Face Oculta aborda a ambição desenfreada e o terror da luta pela liberdade – Ambrosia

A arte é um caso a parte, pois tendo desenhistas como Goran Parlov (criador visual do personagem), Massimo Rotundo (responsável pelas capas), Giuseppe Matteoni, Ersin Burak, Roberto Diso, Giovanni Freghieri, Alessandro Nespolino, Leomacs e Gigi Simeoni ao longo das edições, faz com que Face Oculta seja uma obra de arte. Neste primeiro volume, Parlov, atualmente empenhado no cenário internacional com a Marvel , fica com o primeiro capítulo, enquanto Rotundo, Nespolino e Bursak realiza os outros três capítulos. Mesmo com a rotatividade artística, o trato que cada um faz segue um alinhamento gráfico tão bem feito que é impossível notar a diferença dos desenhos que fazem.

Face Oculta aborda a ambição desenfreada e o terror da luta pela liberdade – Ambrosia

Enfim, o resultado é uma narrativa cheia de ação, com uma arte primorosa, diálogos interessantes, base e lições histórico-sociais, bem reflexivas por sinal. A editora acerta em fazer um volume que traz as quatro primeiras edições, no formato italiano, com introduções do autor apresentando suas intenções para cada um dos capítulos. 

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Confira o novo single de Robert Plant: “Bluebirds Over the Mountain”

Confira o novo single de Robert Plant: “Bluebirds Over the Mountain”

Robert Plant divulgou seu mais novo single, ‘Bluebirds Over the

Prox
Planet Hemp faz show de lançamento da cinebiografia no Circo Voador
Planet Hemp faz show de lançamento da cinebiografia no Circo Voador – Ambrosia

Planet Hemp faz show de lançamento da cinebiografia no Circo Voador

A trajetória da banda mais polêmica do Brasil vai virar filme que terá estreia

Sugestões para você: