Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Festival de música na Suécia proíbe entrada de homens em protesto contra assédio e violência sexual

“Este é o primeiro grande festival de música do mundo sem a presença de homens, e que faz uma denúncia contra todos os abusos sexuais em nossa sociedade. Queremos simplesmente que mulheres, não-binários e transexuais sejam capazes de participar de um festival de música e se sentirem ao mesmo tempo seguros”, diz o comunicado do Statement Festival, um festival criado em protesto aos atos de assédio e violência sexual ocorridos no último verão durante festivais de música na Suécia.
A ideia de criar o Statement Festival começou a tomar corpo a partir de um tuíte de Emma Knyckare, comediante e apresentadora de rádio, em que ela escreveu: “O que vocês acham de criarmos um festival em que nenhum homem possa entrar, até que TODOS os homens aprendam a se comportar?”
Da ideia surgiu uma campanha de crowfunding que arrecadou em três semanas 500 mil coroas suecas, cerca de 230 mil reais, a quantia necessária para o projeto, que é desenvolvido por entidade sem fins lucrativos e cujo principal objetivo é “conscientizar as pessoas sobre a necessidade de acabar com a cultura do assédio, e fazer com que o Statement Festival não seja mais necessário no futuro”, segundo seus próprios organizadores.
Não somente homens não poderão conferir o evento, que acontece neste final de semana, como todos os funcionários e equipe estão sendo compostos por mulheres e não binários. Ainda segundo a produção também “não se trata de punir os homens, e sim de dar a mulheres e transexuais a oportunidade de se divertir em um festival de música sem precisar ter medo”. A única exceção à proibição anunciada de homens serão os transexuais masculinos.
Entre os artistas do Statement Festival estão nomes da música sueca, como Frida Hyvönen, Joy, Beatrice Eli, Maxida Märak e Tami T., e comediantes do país.
Mais informações no website do evento.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

David Bowie ganha bar inspirado em Ziggy Stardust

Próxima publicação

The Kooks tenta dar relevância à fórmula desgastada em "Let's Go Sunsihine"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir