Para quem nem sabe o que é Yaoi ai vai a definição da wikipedia brazuca:
Yaoi é um gênero de publicação que tem o foco em relações homossexuais entre dois homens e tem geralmente o público feminino como alvo. O termo se originou no Japão e inclui mangá, anime, novelas e dōjinshis. No Japão esse gênero é chamado de “Boy’s Love“, ou simplesmente “BL”, e “yaoi” é mais usado por fãs do ocidente. O yaoi se expandiu para além do Japão; materiais podem ser encontrados nos Estados Unidos, assim como em nações ocidentais e orientais ao redor do mundo.
Não é de hoje que conheço o termo e quem é fã dos mangás do grupo de garotas Clamp sabe exatamente do que eu estou falando, o yaoi esta presente mesmo que de forma leve (ou bem descarado como em Gohou Drugs).
Se você é fã de algum mangá ou anime eu te desafio a colocar as palavras “Yaoi + nome do seu manga/anime predileto” no Google, existe muito material feito por fãs e eu não me surpreenderia se você encontrar algo. Antes que me perguntem não tenho nada contra o Yaoi, ele é um gênero como qualquer outro entre os vários existentes no Japão e cedo já tocava em um assunto que pelo ocidente de forma alguma se imaginava aparecer em quadrinhos.
Fora do Japão a coisa cresceu (sem piadas, por favor) e ontem li o anuncio de vários autores japoneses de Yaoi dando as caras no Yaoi-Con, um evento que será realizado em San Francisco lá nos Estados Unidos no dia 30 de outubro com o título de Uma celebração da beleza e da paixão masculina no Anime.
Essa é mais uma das faces surpreendentes dos mangas japoneses que falam de praticamente tudo. Para alguns o Yaoi pode ser uma experiência divertida, para outras é como destruir toda a sua infância… O que ele seria para vocês?
Yaoi me agride, destrói minha infância. Igual hentai de Pokemon.
Realmente, hentai de pokemon é dose…
Acho que como qualquer gênero, o yaoi tem seu público, e no final das contas é apenas uma forma de contar histórias, expressão, criatividade… Não tenho nada contra quem goste e nem com quem não goste, mas acho estranho quem fica mostrando ojeriza a todo momento por uma história, ou mesmo imagem yaoi, sendo que na minha opinião tem coisa bem pior por aí… Pra mim é coisa de gente insegura de si.
Até por que se a pessoa consome anime e mangá sabe que o que mais tem são situações que flertam com o Yaoi independente do gênero em todos os graus possíveis. Para quem nunca assistiu um anime pode até parecer estranho, mas um fã de anime e mangá não achar isso normal fica difícil…
Ainda bem que você consegui entender a minha alma. Sempre escondi minha insegurança não gostando de yaoi. Eu pensava que era uma questão de gosto, mas não. De ver os personagens dos meus animes e mangás favoritos em cenas sexuais sem propósito, mas não! Eu era inseguro de mim mesmo!! Você abriu meus olhos!!
Obrigado Diego!
Ahn… Mas eu não estava falando de você não. o.O
Na verdade eu me referia a algumas pessoas que conheço, e que demonstram uma animosidade um tanto exagerada… Por isso destaquei o “a todo momento”, porque uns não gostam, mas ignoram. Até achei seu comentário aceitável, se comparar com outros que li por aí.
Para os que não entenderam, Ojeriza = nojo, ódio, repulsa, aversão.
Pior que todo mundo entendeu…
Que bom né Phil. Mostra que nossos leitores são cultos!
E se fosse Yuri-Con alguem aí gostaria de ir? Eu também não curto hentai de nenhuma forma, é como vocês disseram e muito sem proposito, tipo total nada a ver. Mas é bom respeitar o gosto de cada um.
Uma vez eu fui com meu irmão na liberdade comprar DVDs de animê e a mulher achou que a gente era um casal gay pq eu estava olhando um Yaoi sem saber o que era, ai ela ficou indicando vários outros animês do tipo até eu perceber do que se tratava :p
Pior se essa mania pegasse no unviverso marvel(disney)/DC!!!
Já pensou capitão marvel e superman,batman e robin,huck e homen aranha,wolverine e dentes de sabre.
adeus infancia =s
Sempre quis ir, mas nunca rolou. Ao menos já participei da antologia oficial como ilustradora, conta? =)
“Pior se essa mania pegasse no unviverso marvel(disney)/DC!!!
Já pensou capitão marvel e superman,batman e robin,huck e homen aranha,wolverine e dentes de sabre.
adeus infancia =s”
Ihhhh, sinto dizer mas o “yaoi” com esses personagens, conhecido como “slash” no ocidente já é coisa bem antiga, viu? E estranhamente não foi uma iniciativa inspirada nos japoneses…
Artigo sobre o Con no meu blog para quem gostar do assunto. Acompanhei o evento pelo twitter, a era da informação é tudo de bom:
http://yaoikoi.wordpress.com/2009/11/02/yaoi-con-2009-2/