Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Estátua sensual causa polêmica na Itália

A estátua de bronze de uma mulher seminua em homenagem a um poema do século 19, La Spigolatrice di Sapri (A Respigadora de Sapri, em tradução livre), escrito por Luigi Mercantini, gerou uma onda de debate sobre machismo na Itália e muitos pedem sua remoção.

O poema é escrito do ponto de vista de uma respigadora — alguém que coleta grãos deixados nos campos pelos colhedores. A respigadora deixa seu emprego para se juntar à expedição fracassada do revolucionário italiano Carlo Pisacane contra o Reino de Nápoles, que resultou em 300 mortes.

A estátua retrata uma mulher em um vestido transparente com um braço sobre os seios e ressalta as curvas do corpo feminino.

Um grupo de mulheres políticas do Partido Democrata em Palermo pediu a demolição da estátua, afirmando em nota: “Mais uma vez, temos que sofrer a humilhação de nos ver representadas sob a forma de um corpo sexualizado, sem alma e sem qualquer conexão com as questões sociais e políticas da história.”

O prefeito de Sapri, Antonio Gentile, defendeu a estátua no Facebook, dizendo que ela foi “feita com habilidade e interpretação impecável” pelo artista Emanuele Stifano, e que sua cidade “não estava disposta a questionar seus valores, princípios e tradições”.

No Facebook, Stifano disse estar “chocado e desanimado” com as críticas. Ele defendeu a escultura, dizendo que “sempre tende a cobrir o mínimo possível o corpo humano” em suas obras, “independente do gênero”.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Pokémon UNITE bate 30 milhões de downloads no lançamento mobile

Próxima publicação

Jake Gyllenhaal corre contra o relógio em “O Culpado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir