Exposição “O Negro no Rio” chega a Niterói | Agenda | Revista Ambrosia
em ,

Exposição “O Negro no Rio” chega a Niterói

A exposição “O Negro no Rio” da artista plástica Georgia Lobo, chega a cidade de Niterói no Espaço Cultural Correios, entre os dias 26 de outubro a 07 de dezembro de 2019.

‘Apaixonada pela cidade do Rio de Janeiro’, onde nasceu e reside, Georgia Lobo reflete em suas pinturas momentos do cotidiano com sensibilidade e pinceladas fortes, marcas registradas de sua arte.

Sobre a exposição, nas palavras da artista Georgia Lobo:

“A exposição ‘O Negro no Rio’ surgiu após a encomenda de um quadro para uma novela onde o Rio de Janeiro seria o tema. Comecei a esboçar a cena , coloquei Ipanema e quando ia desenhar duas meninas de biquíni asa delta no plano principal, de repente mudei de ideia e coloquei um negro de costas com uma bola na mão. Desde o início da minha ligação com a pintura , sempre que retratava o negro , era de uma forma leve, alegre, com bastante autoestima e a exposição será toda assim, totalmente longe de estereótipos.”, relata Georgia Lobo sobre sua primeira exposição individual que contará com 18 telas e painéis e ocuparão duas salas do Espaço Cultural Correios.

Está na minha árvore genealógica, nas minhas angústias, nas agruras de família, na solidão e na invisibilidade que a cor impõe e expõe. Um tema gerador de desconforto se descortina e reaparece na tela de forma transformadora fazendo com o que era motivo de vergonha vire orgulho, nessa jornada de 7 anos redescobri que meu avô materno foi um herói anônimo.

Dr. André Ferreira dos Santos, filho de escravos, 12 irmãos, único na família a aprender a ler e escrever, caminhava mais de 7 km para chegar à escola, trabalhando como pedreiro se formou em Farmácia e depois em Medicina se tornando o médico mais famoso de Piracicaba no início do século passado. Como a sociedade recebia a ascensão de uma família negra numa cidade do interior de São Paulo em 1920 ? O propósito dessa exposição é mostrar a quem quiser ver , a beleza de uma raça dentro de uma cidade igualmente especial.

Eu adoraria ter tido a oportunidade de conhecer esses personagens que brotam das minhas telas quando criança e ter referenciais positivos opostos aos que são introjetados pelo nosso sistema sutilmente no dia a dia.

Com os genes que herdei desse homem incrível, com as experiências que vivi e presenciei, desejo dar um destaque merecedor, ajudar a sociedade a se libertar desses preconceitos tão restritivos e tratar com respeito e admiração, dignificando essa cultura, essas raízes, a minha história que é também a de tantos outros.

Que aqui nessas salas , eles (meus negros) apresentem seu ambiente idílico, de luz, igualdade e dignidade.”

Serviço

Exposição “O Negro no Rio”
Data: de 26 de outubro a 07 de dezembro
De terça a domingo
Horário: das 12h às 19h
Local: Centro Cultural dos Correios
End: Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói – RJ
Telefone : 2503-8550

Deixe sua opinião

Publicado por Raoni Sami

Exposição “O Negro no Rio” chega a Niterói | Agenda | Revista Ambrosia

O momento desesperador de One Piece

Exposição “O Negro no Rio” chega a Niterói | Agenda | Revista Ambrosia

Christina Aguilera participa de A Família Addams com ‘Haunted Heart’