em ,

UauUau TopTop

Jovem Afegã cria arte comovente sobre a queda de seu país para o Talibã

Alguns dias antes de o Talibã assumir o controle de Cabul, Sara Rahmani estava desenhando em seu tempo livre, sentada em sua casa na Califórnia, Estados Unidos, a milhares de quilômetros de onde está seu coração: o Afeganistão.

“Acabei de começar essa pintura de (uma) garota linda como sempre, porque adoro mostrar o lado bonito do meu povo, minha cultura e nossos lindos filhos por lá”, disse ela. “Comecei a desenhar e a pintar, e a colorir os olhos. Depois de alguns dias … eles assumiram o controle de Cabul e eu sentia muita dor no coração.”

Rahmani e sua família foram para a América há quatro anos com Vistos Especiais para Imigrantes (SIVs). Seu pai trabalhava para uma empresa americana. Agora Rahmani está indo para a escola de engenharia civil nos Estados Unidos e gosta de produzir arte como hobby.

Antes de se mudar, Rahmani também tinha feito aulas de engenharia civil na capital do Afeganistão, Cabul, onde viveu a maior parte de sua vida. “Sinto muito pela minha faculdade e pelas meninas que trabalhavam comigo lá”, disse ela . “Eles estão realmente frustrados e em uma situação muito ruim. Eles não sabem o que vai acontecer com seu futuro.”

Rahmani disse que muitas das jovens com quem ela fez faculdade trabalhavam em escritórios, mas agora estão desempregadas e lutando. Eles disseram a ela que não podem usar o que querem e precisam ser acompanhados por um homem ao sair de casa.

No canto inferior esquerdo da pintura, ela incorporou as cores da bandeira nacional do Afeganistão. Duas mulheres são fotografadas usando trajes tradicionais, com tranças e joias que mostram a rica cultura do país, disse Rahmani. Um está apresentando uma dança tradicional que os afegãos costumam apresentar em eventos especiais, como casamentos, enquanto o outro está escrevendo “paz” em farsi, usando a parte preta da bandeira afegã como quadro-negro.

Rahmani então apontou para a garota no centro da imagem.

“Este é o retrato da menina que comecei, e realmente ficou triste”, disse ela. “Você vê o lado bom, quando ela tem uma lasca de luz – é tudo sobre o lado bom do meu Afeganistão antes de o Talibã assumir o controle de nosso país. Ela é uma garota feliz e tem as mãos sujas de brincar com outras crianças.”

Sobre a flor amarela, Rahmani revala: “E esta é uma linda flor que ela recebeu de seu avô.” O lenço na cabeça da garota é verde – a cor da paz, alegria e felicidade para os afegãos, ela explicou. “É um céu azul cheio de paz, dias de sol, felicidade e os pássaros voando em vez de aviões do exército.”

No lado direito em cinza, no entanto, estão representações de pessoas desesperadas que caíram de um avião militar dos EUA durante a caótica evacuação de Cabul. Abaixo deles estão “pessoas esperando no portão do aeroporto com a papelada, e algumas delas sem nada … e o cara que está apenas tentando mandar seu bebê (por cima da cerca) para garantir que sua próxima geração esteja em paz “, conluí Rahmani.

Fonte: CNN Internacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *