em , , ,

TopTop UauUau

Paulo Gustavo para além de Dona Hermínia

O ator Paulo Gustavo faleceu na noite do último dia 4 de maio, aos 42 anos, vítima da COVID-19, após quase dois meses de internação. O artista era conhecido pelo seu artesanato do riso, com sua capacidade de extrair graça do cotidiano através de personagens inspirados em pessoas comuns que remetiam imediatamente a parentes e conhecidos nossos. O mais famoso, claro, é a Dona Hermínia de “Minha Mãe é uma Peça”.

Inspirada na mãe do comediante, a personagem nasceu de uma peça de sucesso (que por sua vez surgiu de imitações em bastidores) e rendeu uma trilogia um grande êxito do cinema nacional, com a terceira aventura se tornando a produção brasileira de maior bilheteria no país.

Só que a carreira de Paulo Gustavo traz também uma galeria de personagens em que ele mostrava toda a sua versatilidade. Vale a pena lembrar aqui os mais marcantes além da mãe mais famosa do Brasil.

Aníbal

O Aníbal era coadjuvante dos longas “Os Homens São de Marte… E É Pra Lá que Eu Vou” e “Minha Vida em Marte”. O personagem é o melhor amigo da protagonista, e poderia cair facilmente no estereótipo do amigo gay da protagonista feminina de comédia romântica. Mas Paulo Gustavo com seu talento não só dribla isso como rouba a cena.

Delegado Lupicínio

Quem não se lembra desse personagem do remake de “Sítio do Pica-pau Amarelo”? Foi também a estreia de Paulo Gustavo em um papel fixo da televisão. O ator viveu o Delegado Lupicínio na última temporada da série, em 2007. Era um agente que investigava um caso de um lobisomem sem saber que ele mesmo era a criatura. Ali o ator já mostrava toda a sua graça.

Valdomiro

Talvez seja seu personagem mais popular depois da Dona Hermínia. No sitcom do Multishow “Vai que Cola”, Paulo Gustavo viveu o malandro Valdomiro. Vindo do Leblon, bairro nobre carioca, ele se refugia no Méier, aprontando várias com o pessoal da pensão. A série era gravada com plateia ao vivo, nos moldes de Sai de Baixo, e rendeu ao humorista uma indicação no Meus Prêmios Nick como Ator Favorito.

Rique

Na série A Vila, outra produção do Multishow, Paulo Gustavo interpretava um ex-palhaço que foi morar em uma vila com sua melhor amiga Violeta, interpretada por Katiuscia Canoro), depois da falência do circo onde trabalhavam. Nessa nova ambientação eles tentam arrumar um novo emprego, e se metem em muita confusão convivendo com os diversos moradores do local.

Senhora dos Absurdos

Outra personagem muito famosa de Paulo Gustavo, foi criada para o programa “220 Volts”. A atração era apresentada em um palco de teatro e fazia comédia em cima de situações inusitadas, constrangedoras. A  Senhora dos Absurdos era uma clara caricatura das classes mais abastadas, em que o humorista encarnava uma senhora de classe média alta da zona sul do Rio de Janeiro com um discurso elitista e preconceituoso.

Para Paulo Gustavo fica o aplauso da Revista Ambrosia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *