A Ressaca – Festa Ploc

A Ressaca - Festa Ploc – Ambrosia

O ser humano sempre tem três grandes fantasias que não se pode precisar exatamente quando começam a povoar sua mente: voar, visitar outros planetas e viajar no tempo. A primeira já é uma realidade, a segunda falta pouco, mas a terceira só mesmo na ficção, e talvez por isso sirva tanto de pano para manga em Hollywood. O filme A Ressaca (The Hot Tube Time Machine, E.U.A, 2010) é mais um que pega carona na ideia popularizada na ficção pela obra de H.G. Wells e até mesma tida como possível teoricamente se levarmos em consideração a teoria da relatividade – se só a velocidade da luz é constante e o tempo e espaço são relativos, logo…

No filme do diretor Steve Pink, os três quarentões Adam, Nick e Lou  (John Cusack, Craig Robinson e Rob Corddry), amigos de juventude e completamente insatisfeitos com suas respectivas vidas amorosas e profissionais, viajam para a estação de esqui Kodiak Valley,  lugar onde curtiram O Momento de suas vidas, vinte e quatro anos atrás. Na varanda do quarto do hotel, se esbaldam no jacuzzi, que se revela uma máquina do tempo, transportando os três mais Jacob (Clark Duke), sobrinho de Adam, para o dia em que viveram ali mesmo o tal momento de suas vidas. Embora para o espectador a imagem deles continue a dos quarentões, para todas as pessoas em volta eles são garotos, o que é constatado por eles quando se veem no espelho. Vale prestar atenção no rapaz que faz a imagem do pesonagem de Cusack, é a cara dele mais novo, quem viu Uma Questão De Classe pode comprovar.

Embora a premissa seja interessante, algumas falhas comprometeram o resultado final. A principal é a falta de objetivo do trio. Uma vez que se veem de volta à festa que marcou suas vidas, não há nada de relevante a ser feito ali, não há um objetivo, não há nada a ser impedido ou alterado para salvar um evento futuro. Eles apenas têm de reviver situações que geraram “traumas” sem importância real, que podiam muito bem ser superados com a vinda da maturidade, coisa que parece não ter recaído sobre eles. Jacob, o quarto integrante do grupo de viajantes no tempo, não tem função nenhuma ali, não traria prejuízo algum à trama se tivesse ficado de fora, é apenas mais um personagem para encher a tela.

A Ressaca - Festa Ploc – Ambrosia

Outro ponto negativo é a falta de carisma dos protagonistas. Por mais que Cusack, Robinson e Corddry tenham se esforçado, seus personagens não desenvolvem uma empatia suficiente para que o espectador torça por eles em sua aventura. Algumas poucas piadas até que funcionam, mas a maioria é grosseira e sem inspiração. Quem acompanhou a cultura pop dos anos 80 pode até vir a se divetir com referências, como o slogan I want my MTV, ou com a participação especial de Chevy Chase, mas só isso não sustenta a película por muito tempo.

Por fim, A Ressaca pode servir como diversão descompromissada para quem quer matar o tempo numa tarde de domingo, mas para quem quer algo mais e não é tão nostálgico em relação aos anos 80, o filme parecerá um Ploc cujo sabor vai embora bem rápido. E convenhemos, se você quer diversão realmente de qualidade envolvendo viagens no tempo e anos 80 vale mais a pena esperar sair em outubro a edição comemorativa de 25 anos de De Volta Para O Futuro, em Blu Ray e DVD.

Total
0
Links
Comentários 2
  1. Faz bem. A resenha está muito suave, pois o filme é bem pior do que parece. No domingo a tarde fico em dúvida se revejo este filme ou se assisto a programação aberta…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Breaking Bad – claro como “crystal”

Breaking Bad – claro como “crystal”

Em algum momento você já deve ter ouvido falar de Breaking Bad

Prox
Sempre é bom esperar por Sofia Coppola

Sempre é bom esperar por Sofia Coppola

[youtube]http://www

Sugestões para você: