Festival do Rio: "Como é Cruel Viver Assim" ressalta a versatilidade de Julia Rezende – Ambrosia

Festival do Rio: “Como é Cruel Viver Assim” ressalta a versatilidade de Julia Rezende

Uma das surpresas da Premiere Brasil do Festival do Rio 2017 atende pelo nome de Júlia Rezende e seu novo filme Como é Cruel Viver Assim. Júlia tem um carreira já estabelecida na seara de comédias românticas, onde ganhou dividendos com a franquia Meu Passado Me Condena, mas demonstrou vigor mesmo no simpático Ponte AéreaComo é Cruel Viver Assim é baseada na peça homônima de Fernando Ceylão e quem conhece o texto do autor e ator sabe que o deboche comportamental é a tônica de sua dramaturgia. E é aí que a diretora surpreende ao sair do registro adocicado dos trabalhos anteriores, para uma narrativa mais cínica e levemente acima do tom.

O filme acompanha o plano de um grupo de quatro suburbanos, Vladimir (Marcelo Valle), Clívia (Fabíola Nascimento), Primo (Silvio Guindane) e Regina (maravilhosamente interpretada por Débora Lamm), todos com problemas financeiros e/ou apenas visando o oportunismo mesmo, que planejam o sequestro de um ricaço.

Festival do Rio: "Como é Cruel Viver Assim" ressalta a versatilidade de Julia Rezende – Ambrosia

A trama é um pretexto para analisar as relações que se estabelecem entre eles e a urgência do acontecimento, que desperta a necessidade de autoafirmação de Vladimir para com a esposa Clívia, além do caráter escorregadio de Regina. Com diálogos rápidos e espirituosos, Julia parece remeter ao universo nonsense dos irmãos Coen, especialmente pelo enfoque direto aos personagens em seus habitats ordinários. O problema aparece quando o roteiro, na necessidade de expandir o texto teatral para a dimensão de cinema, acaba por diluir demais a premissa da história e criando viradas um tanto forçadas.

Por outro lado, a base do texto é realmente consistente, e justifica seus personagens que são muito bons, com destaque para Débora, uma verdadeira atriz camaleoa que desaparece a cada papel. Júlia Rezende tem projetos bem diversos daqui para frente, e a partir desse filme ela comprova que sabe lidar com as exigências de cada um deles.

Cotação: Bom

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Festival do Rio: A contundência do discurso de “Em Pedaços”
Festival do Rio: A contundência do discurso de "Em Pedaços" – Ambrosia

Festival do Rio: A contundência do discurso de “Em Pedaços”

Em tempos de nacionalismo extremo ganhando força na Europa (na verdade essa

Prox
Netflix divulga primeiro trailer da série Dark

Netflix divulga primeiro trailer da série Dark

Conheça Dark, nova série de terror da Netflix

Sugestões para você: