Demorou, mas a Aardman conquistou seu espaço no Brasil. O estúdio britânico tornou-se célebre pelos curtas de animação com os personagens Wallace e Gromit. Com roteiros inteligentes e técnica de stop motion, tornaram-se cult instantaneamente na década de 90. Mas o sucesso por aqui veio mesmo com o longa “A Fuga das Galinhas”. Agora chega aos cinemas “O Homem das Cavernas” (Early Man, GB/2018).

Essa nova animação se situa naquela clássica pré-história de desenhos animados como “Os Flintstones”. Aquela em que criaturas pré-históricas, mamutes e homens das cavernas coexistiam. Nesse cenário, Dug, juntamente com o ajudante Hognob unem sua tribo contra um poderoso inimigo Lord Nooth e sua cidade da Idade do Bronze, que quer subjulgar os homens primitivos, expulsando-os de seu habitat. Para decidir a questão, ele propõe uma batalha campal diferente: uma partida de futebol.

“O Homem das Cavernas” traz aqueles elementos facilmente reconhecíveis como sendo uma produção da Aardman. Ali estão o herói improvável e uma resolução de conflito idem. Apenas em um tom mais infantil do que “Fuga” e “Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais”. Mas isso não quer dizer que o sarcasmo e o humor negro característicos do estúdio tenham ficado de fora. O primeiro contato dos homens civilizados com os trogloditas rende boas risadas. O argumento do diretor Nick Park coloca esse embate com muito mais graça do que em “10.000 A.C”. A preparação para a partida de futebol que vai definir o destino do Vale é impagável. O próprio traço dos personagens já provoca risos.

Por aqui a maioria das cópias são dubladas, mas é interessante ver nos créditos o elenco das vozes originais. Dug é dublado pelo vencedor do Oscar Eddie Redmayne, Nooth é Tom Hiddleston, o Loki dos filmes da Marvel, e a personagem Goona ganhou a voz de Maise Willams, a Aria Stark de “Game of Thrones”.

“O Homem das Cavernas” pode não estar no top 5 das melhores animações da Aardman. Mas o diretor Nick Park, um dos cabeças do estúdio, mantém-se fiel ao espírito do estúdio e proporciona um bom entretenimento para os pequenos e, em muitos momentos, para os pais. E é inegável que essa pré-história segundo a Aardman é uma das mais divertidas já vistas.

Filme: O Homem das Cavernas (Early Man)
Direção: Nick Park
Elenco: Eddie Redmayne, Tom Hiddleston, Maise Williams (vozes originais), Marco Luque (versão dublada)
Gênero: Animação
País: EUA/Reino Unido/França
Ano de produção: 2018
Distribuidora: Paris Filmes
Duração: 1h 29min
Classificação: Livre