em , ,

Olhos Puxados: O Que Comer? – Parte II

Olhos Puxados: O Que Comer? - Parte II | Anime | Revista Ambrosia

Como é saboroso falar de comida não é mesmo?

Na edição anterior, eu comentei superficialmente sobre alguns hábitos alimentares nippônicos, hoje, vou falar sobre alguns desses pratos deliciosos que existem por ai.

Pratos quentes

A grande maioria dos pratos quentes é composta por ensopados com macarrão, às vezes, com pedaços de carne e legumes fritos ou utilizando o arroz como base.

gyudon
gyudon

Um dos grupos da culinária japonesa é conhecido como o tonburikatsu, literalmente ” tijela de arroz com carne em cima”, onde o molho shôyu é a base do tempero. Abaixo alguns exemplos:

O gyudon surgiu na Era Meiji quando, na ocidentalização do Japão, foi incorporado o consumo da carne bovina. Foi o primeiro prato “sofisticado” feito com carne de vaca na história do Japão e é feito de carne bovina, com cebolas fritas.

O katsudon é uma variante do gyudon. Aqui, a carne de vaca é substituída pela de porco e acrescenta-se ovo cozido e novamente molho shôyu.

Katsudon
Katsudon

O tradicional yakissoba é feito de macarrão frito com legumes e carnes , tudo misturado e regado ao molho shôyu. Inventado na China, significa literalmente macarrão frito. É  muito popular no cotidiano porque é relativamente rápido e barato. O yakissoba japonês é menos calórico que o chinês pois utiliza pouca carne e mais legumes.

Yakissoba
Yakissoba

O sushi e o sashimi surgiram de forma curiosa. Os pescadores utilizavam-se de arroz cozido enrolado em folhas de alga ressecada para preservar o peixe. Obviamente que em tempos de escassez de comida, eles acabavam aproveitando-se do próprio trabalho e utilizavam o shôyu para temperar o rolo de arroz com salmão ou somente o salmão puro, em fatias finas.

Há dois tipos básicos de sushi : o makimono, que são os enrolados de alga e os nigurizushi que são feitos do bolinho de arroz e a fatia de peixe cru em cima.

Sushi
Sushi

Os sushis com frutas e os fritos (hot filadelfia) são invenções americanas e, mundo a fora, cairam no gosto popular, mas no Japão não são bem apreciados.

Sashimi
Sashimi

Curiosidade interessante é que o sushi é comida muito nobre no Japão. Comer sushi é uma atividade que se faz em ocasiões comemorativas e não no dia-a-dia, como muitos pensam aqui no Brasil.

O curry é de origem indiana e foi naturalmente aceito e assimilado no Japão. É um cozido feito de pasta de curry, cenoura, batata, cebola e muita pimenta, que deve ser servido em um prato raso com arroz e comido de colher.

Eu sempre me pergunto como que o curry se tornou tão popular, uma vez que o paladar nipônico é mais centrado ao suave… coisas da vida rs

Curry
Curry

Bem já me prolonguei demais e ficarei por aqui. Em outra ocasião, não necessariamente a próxima, eu continuarei falando sobre comida, só que desta vez apresentando os pratos doces e os snacks  japoneses.

Itadakimasu !

Opiniões

Deixe sua opinião!

Participe com sua opinião!

Carregando

0