em , ,

TopTop UauUau CurtiCurti

ONZE: Disney poderia ter “explorado” mais o Brasil para garantir maior sucesso da série

A série de três temporadas tem o futebol como tema e conta a história de Gabo, um garoto que sonha em ser jogador de futebol profissional

Série Onze
Série Onze

A Disney é famosa por lançar produções infantojuvenis e live-action (filmes/séries baseados em animação, mas feitos com atores reais). Na linha da primeira categoria, a Disney XD América Latina lançou, em 2017, a série “O11ZE”, Once em espanhol.

A série, que coloca o futebol no centro de todas as ações, foi distribuída por toda a América latina. A história teve como pano de fundo a Argentina, sendo divulgada pelos atores em países como o México. Contudo, quase cinco anos após sua estreia, é possível apontar que a série poderia ter sido mania, caso a Disney tivesse investido em mais divulgação no Brasil, o “país do futebol”.

Onze é dedicada aos fãs de futebol

A princípio, o roteiro de Onze tinha como foco o público juvenil e masculino. Sem dúvida, ainda há certa ignorância de alguns produtores. Aqueles que ainda acreditam que apenas homens consomem esporte e futebol. Mesmo assim, isso não impediu o alcance do público feminino.

A plataforma lançou o primeiro episódio da série no dia 13 de março de 2017, nos canais Disney. Em resumo, a produção tem bom roteiro, diálogos naturais, dinâmicos e condizentes com o tema retratado e o público alvo. Há uma mistura de drama, ação (provocada pelas competições esportivas), e um pouco de comédia.

Bem como, consegue ser leve, não agride com cenas de violência ou tramas pesadas. O que faz parte do jeito “Disney de ser”. Tendo o esporte mais popular do mundo como assunto central, é fato que a produção é destinada aos fãs do esporte.

ONZE: Disney poderia ter "explorado" mais o Brasil para garantir maior sucesso da série | Colunas | Revista Ambrosia
Vestiário dos Falcões Dourados (Foto: Divulgação)

Do que trata Onze?

Onze conta a história de Gabriel Moreti, o Gabo, um adolescente humilde que mora no interior da Argentina, no pequeno vilarejo Álamo Seco. O ator Mariano González dá vida à Gabo, um garoto de 17 anos, que vive uma vida simples e ajuda sua avó, Amélia, em uma padaria.

Acima de tudo, habilidoso com a bola nos pés, com um jeito diferenciado de conduzir a bola, Gabo é um daqueles garotos que jogam futebol no terrão mais próximo de casa. Mas que mantém o sonho mágico de um dia se tornar profissional e jogar em um grande clube.

ONZE: Disney poderia ter "explorado" mais o Brasil para garantir maior sucesso da série | Colunas | Revista Ambrosia
Gabo no IAD (Foto: Divulgação)

No momento em que ele é visto por um oleiro do IAD (Instituto Acadêmico Esportivo), sua vida dá um salto. O auxiliar técnico se encanta com o talento de Gabo e lhe oferece uma bolsa de estudos. O IAD é uma instituição tecnológica, com equipamentos de última geração, que competi em eventos esportivos. Gabo, então, passa a fazer parte do time amador de futebol, os Falcões Dourados, onde evolui como atleta e pessoa.

Na busca por seus sonhos, Gabo encontra companheiros, que sonharão junto com ele. Dedé (Luan Brum) e Rick Flores (Juan David Penagos), jogam no mesmo time, o zagueiro e o atacante protagonizam os momentos mais divertidos ao lado do novo armador dos Falcões.

Por outro lado, Gabo terá de enfrentar o convencido Lorenzo Guevara (Sebastián Athié), capitão dos Falcões e melhor jogador da equipe. O artilheiro do time não gosta que o enfrentem. Ele é popular, orgulhoso, e também evolui com o andamento da série, que também guarda boas surpresas.

ONZE: Disney poderia ter "explorado" mais o Brasil para garantir maior sucesso da série | Colunas | Revista Ambrosia
Em “Onze”, Dedé, Gabo e Ricky se tornam companheiros de time (Foto: Divulgação)

Atores bons de bola

De fato, Onze faz uso de aparatos técnicos nas partidas de futebol. Efeitos especiais e jogo de câmeras aparecem, mas não foram utilizados com exagero. O intérprete de Gabo é argentino e torcedor do Boca Juniors. O ator não usava dublês em suas cenas, em entrevista afirmou várias vezes que pratica futebol e mostrou ter habilidades com a bola.

Além de Mariano, boa parte do elenco joga futebol. Luan Brum, que interpreta Dedé, o aspirante a zagueiro, também afirmou que ama jogar futebol. Além disso, o ator Dany Martins, que interpreta Alan, foi jogador das divisões de base do Argentino Juniors.

Onze Série
Uma cena comum em Onze é o treinamento dos Falcões (Foto: Divulgação)

 

ONZE: Disney poderia ter "explorado" mais o Brasil para garantir maior sucesso da série | Colunas | Revista Ambrosia
Mariano González “o Gabo”, em jogo da Argentina (Foto: Reprodução/@Marianog)

As referências à Messi e Cristiano Ronaldo

Logo no início da série é impossível não notar as semelhanças físicas e psicológicas dos protagonistas Gabo e Lorenzo com os astros consagrados Messi e Cristiano Ronaldo. A semelhança física do ator Mariano González é tão evidente que, certamente, não foi por acaso. Mas vale ressaltar que ator entrega bem o seu personagem.

Assim como o ídolo argentino, Gabo é adepto e fã do futebol arte. Por outro lado, Lorenzo, com todo o seu orgulho lembra CR7, sempre buscando a perfeição em todos os aspectos, com um instinto competidor muito forte.

Onze Série
Lorenzo e Gabo nos vestiários (Foto: Divulgação)

Parcerias com clubes europeus

Ao longo da série grandes nomes do esporte aparecem, como Carlos Bianchi, ex-técnico do Boca Juniors. A fotografia fica ainda mais atraente quando clubes reais e familiares são mencionados e mostrados no enredo. Os produtores contaram com a parceria de grandes times como Juventus e Atlético de Madrid, com belas filmagens em suas dependências.

ONZE: Disney poderia ter "explorado" mais o Brasil para garantir maior sucesso da série | Colunas | Revista Ambrosia
Valentino e Lorenzo, em Turim, na Itália (Foto: Divulgação)

Mistura latina e um brasileiro no elenco principal

Visando alcançar um público mais aficionado por futebol e que fala língua latina, a série contou com atores de diversos países da América.

  • Gabo Moreti (Mariano González) – Argentina
  • Lorenzo Guevara (Sebastián Athié) – México
  • André Duarte, “o Dedé” (Luan Brum) – Brasil
  • Ricky Flores (Juan Penagos) – México
  • Zoe (Paulina Vetrano) – Argentina
  • Martina (Agustina Palma) – Argentina

    Onze Série
    Momento descontraído entre os atores (Foto: Divulgação)

Desde a sua estreia em 2017, Onze continua com transmissão em mais de 40 países, incluindo Europa e Ásia, tendo recepção positiva. Mas não virou mania, o fato da série ser uma produção Argentina pode ter impactado na repercussão no Brasil, devido ao foco maior da divulgação se concentrar em países de língua espanhola.

No entanto, não há como generalizar. Vários conteúdos na web mostram que as série fez muitos fãs brasileiros. Muito disso se deve ao fato do SBT ter transmitido alguns episódios da primeira temporada em TV aberta, em 2017, na grade matutina. Contudo, a emissora deixou muitos fãs à deriva, sem exibir outras temporadas.

Embora o Brasil seja o país mais engajado em futebol na América Latina, a Disney não aproveitou. Por certo, poderia ter “explorado” bem mais o país com ações de divulgação. Tomando por base apenas a rede social Twitter, a Deportes & Finanzas divulgou uma pesquisa em outubro deste ano, que revelou que quatro torcidas brasileiras estão no Top 5 do ranking de engajamento na rede social mais frenética entre todas.

Não é apenas um fator demográfico, pois o River Plate figura em 3º lugar, à frente de clubes com mais torcida. Flamengo (1º), São Paulo (2º), Cortinthians (4º), e Palmeiras (5º), formam o top 5. Com isso, é possível deduzir que ninguém mais fala e divulga o futebol na América que o brasileiros.

Assista ao primeiro trazer de Onze

Ficha

Título: Once (O11ZE)

Criador: Jorge Edelstein

Gênero: Esporte, Drama, Comédia

Duração: Três temporadas/ em média, 25 minutos por episódio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

#Lançamento'22 Circuito Ambrosia