em , ,

CurtiCurti TopTop

“Em Um Bairro de Nova York”: uma celebração latina

Até que demorou para o sucesso da Broadway Em Um Bairro de Nova York ganhar sua adaptação cinematográfica. Baseado no premiado musical escrito por Lin-Manuel Miranda (Hamilton), e dirigido por Jon M. Chu (do delicioso Podres de Ricos), acompanhamos o carismático Usnavi (Anthony Ramos), um legítimo dreamer, termo atrelado aos filhos de imigrantes ilegais que chegaram aos EUA ainda pequenos, que sobrevive com sua pequena mercearia no bairro de Washington Heights, Manhattan, e sonha voltar para sua terra natal. Seu desejo se junta aos anseios de seus vizinhos de bairro que lutam para manter a dignidade e suas perspectivas na suposta terra das oportunidades.

Eis um musical de celebração da cultura latina, e como tal, Chu construiu números musicais que abrangem a dimensão das letras festivas, ou seja, dentro de uma narrativa que aqui e ali, levantam também as problemáticas do exílio cultural e das condições sociais de ser um imigrante, há uma exuberância performática bem dirigida e espetacularizada.

A duração excessiva pesa e o merchandising grotesco são senões que atrapalham a fluidez de um gênero cuja dinâmica é tão importante. Mas há de se valorizar o quanto a direção de Chu consegue arregimentar vários temas, com muitos personagens e ainda soar coeso na proposta da história. Ainda que previsível, Em Um Bairro de Nova York funciona pelo que tem de vibrante.

Nota: Ótimo – 3.5 de 5 estrelas

“Em Um Bairro de Nova York”: uma celebração latina
3.5 / 5 Crítico
Avaliação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *