AcervoCríticasFilmesInfantil

“Hotel Transilvânia: Transformonstrão” diverte, mas cai na mesmice

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2022/02/7QabKu8tizoqy8qCZJXljdSpP4A-1-1600x900.jpg" rel="nofollow"> &title=%E2%80%9CHotel%20Transilv%C3%A2nia%3A%20Transformonstr%C3%A3o%E2%80%9D%20diverte%2C%20mas%20cai%20na%20mesmice" rel="nofollow"> &name=%E2%80%9CHotel%20Transilv%C3%A2nia%3A%20Transformonstr%C3%A3o%E2%80%9D%20diverte%2C%20mas%20cai%20na%20mesmice" rel="nofollow">

Quando uma misteriosa invenção dá errado, Drácula e seus amigos monstros são todos transformados em humanos, e Johnny se torna um monstro. Em seus novos corpos incompatíveis, Drac, despido de seus poderes, e um exuberante Johnny, amando a vida como um monstro, devem se unir e correr pelo mundo para encontrar uma cura antes que seja tarde demais e antes que enlouqueçam um ao outro.

Análise

Hotel Transilvânia (2012), da Sony Pictures Animation, foi um sucesso de bilheteria. A premissa básica pegou os célebres Monstros da ficção – o monstro de Frankenstein, a Múmia, o Homem Invisível e outros, mas especialmente o Drácula (Adam Sandler) – e os colocou em uma série de aventuras cômicas, que se inicia quando o Drac descobre que sua filha vampira adolescente Mavis (Selena Gomez) se apaixonou pelo mochileiro humano perdido, Johnny (Andy Samberg), que aparece no hotel por acidente.

Isso levou a duas sequências Hotel Transilvânia 2 (2015), com que Mavis e Johnny apresentassem a Drácula seu neto; e Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas  (2018), apresentando o retorno de todos os principais talentos, bem como uma série de TV animada Hotel Transylvania: A Série (2017-20). Hotel Transilvânia: Transformonstrão (2022) é o quarto filme da série. Este foi o único do Hotel Transilvânia que não foi lançado no cinema, por causa da pandemia, e, depois de adiamentos, acabou estrando diretamente no streaming da Amazon.

Hotel Transilvânia: Transformonstrão é o primeiro da série sem Genndy Tartakovsky, o diretor dos 3 filmes anteriores.  A ausência mais notável é Sandler, substituído por Brian Hull, que imita perfeitamente o sotaque escandalosamente de Sandler. Também ausente está Kevin James, que dublou Frankenstein em todos os outros filmes e é substituído por Brad Abrell.

Esse Hotel Transilvânia 4, provavelmente agradará a quem gostou dos antecessores. Oferece praticamente a mesma mistura – versões caricaturadas dos monstros em uma sequência de palhaçadas alegres; dramas mais forçados ambientados em torno da família e dos personagens que haviam sido estabelecidos pelos filmes anteriores.

Uma franquia popular que segue a linha de outras animações mais recentes, personagens familiares e aventuras cômicas fáceis. Após a Era de Ouro da Disney (1937-42) e da Pixar (1995-2009) e suas obras artisticamente belas e emocionais, o gênero ganha ar de negócios para atrair público. A Era do Gelo da Blue Sky atingiu algo parecido; os filmes tornam-se becos sem saída criativos pela necessidade de trazer constantemente os mesmos personagens de volta e encontrar mais coisas para que esse grupo fazer. Os personagens ganham famílias e depois os filhos seguem em suas próprias aventuras.

Algumas animações acabam se esforçando criativamente para ter ideias sobre o que fazer com seus personagens. Um novo personagem (geralmente parente desconhecido ou interesse amoroso) ou uma jornada (viagem de férias ou alguma complicação da trama na qual acabam sendo forçados a se mudar).

Hotel Transilvânia: Transformonstrão opera no mesmo espaço onde sua concepção básica é trocada respondendo o que aconteceria se os monstros se transformassem em humanos e o humano humano se transformasse em monstro. É até divertido ver como o Homem Invisível se parece ou o que está sob as bandagens da Múmia, mas é uma ideia deveras simplista..

Fora a reviravolta de seus personagens, Hotel Transilvânia: Transformonstrão parece ser apenas uma série de cenas engraçadas. O Drácula perseguindo Jonathan pelo hotel com a arma de raios; Van Helsing reorganizando seu corpo mecânico para caber em uma série de curvas e fendas estreitas em seu laboratório; a companhia aérea dos gremlins; a jornada de Drac e Jonathan na floresta; a caverna de cristais em colapso no climax do filme.

Com narrativa ágil  e um bom ritmo de cenas, diverte, em especial o recém-humano Drácula. Apesar de o enredo não ser tão original, a força da franquia está no humor visual dos monstros e na sua dinâmica, e isso basta para o público alvo.

Nota: Bom – 3 de 5 estrelas

Deixe um comentário

Sugeridos
FilmesLançamentos

Parceria entre Panamá e Colômbia, “Querido Trópico” chega aos cinemas nesta quinta-feira

“Querido Trópico”, novo longa da cineasta panamenha Ana Endara, chega aos cinemas...

FilmesTrailersVideos

Trailer oficial de O Diabo Veste Prada 2 apresenta retorno de Meryl Streep e Anne Hathaway

A 20th Century Studios divulgou o primeiro teaser do aguardado “O Diabo...

FilmesTrailersVideos

Toy Story 5 mostra brinquedos ameaçados pela tecnologia em trailer

A Pixar Animation Studios e a Walt Disney Pictures lançaram o primeiro...

FilmesNotícias

“Gremlins 3” está oficialmente a caminho com Chris Columbus e Steven Spielberg

Depois de quase quatro décadas desde o último filme, a clássica franquia...

FilmesTrailersVideos

Cinebiografia de Michael Jackson ganha primeiro trailer

Filme estreia em abril de 2026 Foi divulgado pela Universal o teaser...

CríticasFilmes

Predador suaviza e acerta em “Terras Selvagens”

Chegou o Predador da Disney? Sim, “Predador: Terras Selvagens” é exatamente isso....

CríticasFilmes

“Springsteen” narra a glória do boss com entrega visceral de Jeremy Allen White

Demorou bastante para que Bruce Springsteen liberasse uma adaptação cinematográfica de sua...

FilmesTrailersVideos

“Pânico 7” ganha trailer com Sidney Prescott enfrentando seu passado

Ghostface está de volta aos cinemas! A Paramount Pictures divulgou o primeiro...

CríticasFilmesLançamentos

“Napoli – New York” adapta texto de Fellini sob o olhar das crianças

Imagine viver nos anos 50 e 60, esperando ansiosamente pelo próximo filme...

FilmesNotícias

James Gunn será demitido com possível compra da Warner pela Paramount?

CEO revela seus planos caso realmente ocorra a fusão entre os estúdios...