em ,

Nodame Cantabile é uma aula de música erudita

Há quem não goste de música erudita. Em alguns casos é por falta de compreensão da mesma, e  em outros por dificuldade de digerir os sons. Mas as grandes obras clássicas não são apenas amontoados de compassos, ou uma reunião de diversos instrumentos. É necessário levar em consideração todo contexto histórico em que cada obra foi composta, assim como a situação do compositor e o que ele poderia ter sentido. Nodame Cantabile reúne o humor e o romance típico dos animes josei com música erudita.

Nodame Cantabile é uma criação da mangaká Tomoko Ninomiya. Foi lançado originalmente como mangá entre os anos de 2001 e 2009, totalizando 24 volumes. Já o anime foi exibido entre 2007 e 2010, e dividido em três temporadas: Nodame Cantabile, Nodame Cantabile: Paris Hen e Nodame Cantabile: Finale. Como consequência um dorama foi produzido e exibido entre 2006 e 2008.

_Nodame-Cantabile

O desenrolar da história se dá entre os personagens Shinichi Chiaki, excelente músico, sofisticado, poliglota, e que sonha em ser um grande maestro, e Megumi Noda (Nodame), pianista com dons extraordinários, porém excêntrica. Os dois são vizinhos e estudam na mesma escola de música. Enquanto Chiaki estuda incansavelmente para se tornar um maestro e tentar superar um trauma que o impede de deixar o Japão para concluir seus estudos na Europa, Nodame tenta aos poucos, e do seu jeito estranho, conquistar a confiança e o amor de seu vizinho. Entretanto, ela percebe que precisará alcançá-lo através da música também.

No anime as grandes composições não são simplesmente pano de fundo, mas sim o tema central de todo o enredo. Elas são executadas nos momentos certos e contextualizadas geralmente pelo personagem Chiaki. Ele sempre narra um breve resumo sobre o compositor e a obra. Entre os compositores que aparecem estão Listz,  Bethoveen, Schubert, Chopin, Mozart, Brahms, Bach, entre outros.

nodame

O ponto alto do dorama é poder ver tudo materializado. Nota-se que a maioria do elenco são músicos de verdade, entretanto a interpretação é muito excessiva, o que torna cansativo. Mas os cenários e os concertos apresentados compensam.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=nE7GNOox264[/youtube]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PoYETuTsWoI[/youtube]

Nodame Cantabile é, sem dúvida, uma aula de música erudita, regada a bom humor e belos traços.

Participe com sua opinião!