Ya no estoy aqui

Uma narrativa contemporânea que extrai pura poesia das mazelas cotidianas que afligem a vida de milhões de latinos, aqui representados pelo ‘cholombiano’ Ulisses (Juan Daniel García “Derek”), um jovem da cidade de Monterrey, no norte do México, que acaba sendo ‘extraditado’ por sua família para a cidade Nova York após enfrentar problemas com as gangues locais.

Por décadas latinos seguem para os Estados Unidos buscando uma condição melhor de vida, inclusive este ainda é o sonho de muita gente. Em “Ya no estoy aqui” esse conto de fadas ganha contornos mais realistas enquanto o filme segue um paralelo com as duas vidas do protagonista.

Ya no estoy aqui – Ambrosia

No México conhecemos Ulisses e seus amigos Los Terkos, um grupo de jovens pobres da cidade de Monterrey unidos pela amor à cumbia, também chamadas de Kolombianas na  América do Norte, um ritmo musical de cadencia sincopada que surgiu do contato entre indígenas, escravos africanos e colonizadores europeus e hoje representa toda América Latina.

Ya no estoy aqui – Ambrosia

Com fotografia impecável o diretor Fernando Frías divide a narrativa de Ulisses entre sua vida anterior em sua terral natal e sua luta para sobreviver em outro país, mesmo se tratando da maior cidade do mundo.

Sem dinheiro ou trabalho, Ulisses acaba se abrigando no telhado de uma loja onde havia prestado serviços e conhece Li (Angelina Chen), uma jovem americana de origem asiática que, numa mistura de atração e curiosidade, se torna cúmplice do protagonista e o carrega consigo para sua realidade.

Ya no estoy aqui – Ambrosia

“Ya no estoy aqui” explora magistralmente emoção através da música. Embalados pela cadencia latina, em choque aos ritmos americanos, como o bounce e o Hip Hop, o diretor nos aproxima das paixões e memórias de Ulisses para deixar uma forte mensagem, intimista e universal ao mesmo tempo, como Homero e James Joyce anteriomente.

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Será que teremos shows em 2020? (c/ Biofá) no Conversa de Quarentena

Será que teremos shows em 2020? (c/ Biofá) no Conversa de Quarentena

No vídeo de hoje, falo sobre a possibilidade de voltarmos a ter shows nesse ano

Prox
Vídeo crítica sobre o mais recente longa de Taika Waititi: JoJo Rabbit

Vídeo crítica sobre o mais recente longa de Taika Waititi: JoJo Rabbit

Vídeo Crítica sobre o mais recente longa de Taika Waititi: JoJo Rabbit – uma

Sugestões para você: