em ,

Ya no estoy aqui

Embarque numa jornada cholombiana com sabor de cumbia

Uma narrativa contemporânea que extrai pura poesia das mazelas cotidianas que afligem a vida de milhões de latinos, aqui representados pelo ‘cholombiano’ Ulisses (Juan Daniel García “Derek”), um jovem da cidade de Monterrey, no norte do México, que acaba sendo ‘extraditado’ por sua família para a cidade Nova York após enfrentar problemas com as gangues locais.

Por décadas latinos seguem para os Estados Unidos buscando uma condição melhor de vida, inclusive este ainda é o sonho de muita gente. Em “Ya no estoy aqui” esse conto de fadas ganha contornos mais realistas enquanto o filme segue um paralelo com as duas vidas do protagonista.

No México conhecemos Ulisses e seus amigos Los Terkos, um grupo de jovens pobres da cidade de Monterrey unidos pela amor à cumbia, também chamadas de Kolombianas na  América do Norte, um ritmo musical de cadencia sincopada que surgiu do contato entre indígenas, escravos africanos e colonizadores europeus e hoje representa toda América Latina.

Com fotografia impecável o diretor Fernando Frías divide a narrativa de Ulisses entre sua vida anterior em sua terral natal e sua luta para sobreviver em outro país, mesmo se tratando da maior cidade do mundo.

Sem dinheiro ou trabalho, Ulisses acaba se abrigando no telhado de uma loja onde havia prestado serviços e conhece Li (Angelina Chen), uma jovem americana de origem asiática que, numa mistura de atração e curiosidade, se torna cúmplice do protagonista e o carrega consigo para sua realidade.

“Ya no estoy aqui” explora magistralmente emoção através da música. Embalados pela cadencia latina, em choque aos ritmos americanos, como o bounce e o Hip Hop, o diretor nos aproxima das paixões e memórias de Ulisses para deixar uma forte mensagem, intimista e universal ao mesmo tempo, como Homero e James Joyce anteriomente.

Ya no estoy aqui
4 / 5 Crítico
Avaliação
Publico (0 notas) {{ reviewsOverall }} / 5
Resenhas Deixei sua nota!
Ordernar por:

Deixe sua nota e participe!

User Avatar User Avatar
Verificado
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

Show more
{{ pageNumber+1 }}
Deixei sua nota!

Opiniões

Participe com sua opinião!

Carregando

0