Marta Soares apresenta sua nova obra. A versão trio da instalação coreográfica Bondages estreia dia 15 de novembro, às 20h, na Cúpula do Theatro Municipal de São Paulo. A mini temporada vai até 20 de novembro. A nova criação é a terceira obra a ser apresentada do projeto de circulação e criação Feminino Informe, iniciado com Les Poupées (Prêmio APCA 1996, 15 a 20 de setembro) e Bondages em versão solo (Prêmio Denilto Gomes 2017 (4 a 9 de outubro), ambos com seis apresentações cada. A proposta édar continuidade e aprofundamento à trajetória de pesquisa e desenvolvimento da linguagem artística que a artista vem realizando desde 1995. A programação tem o apoio do 35º Programa de Fomento a Dança, que consiste na manutenção do seu núcleo artístico com a circulação de espetáculos, em 24 apresentações com ingressos gratuitos ou preços populares.
No oitavo pavimento do edifício centenário fica o salão circular, com 12,5 m de altura entre o tablado e o ponto mais alto do telhado. É lá que as bailarinas Flávia Scheye, Manoella Brunelli e Maria Basulto estarão. Prêmio APCA 2004, O Banho encerra o projeto da artista com seis apresentações no Sesc Ipiranga entre os dias 22 de novembro e 01 de dezembro. Núcleo que atua na cidade de São Paulo desde 1995, Marta Soares e Cia vem realizando pesquisa de vanguarda em dança. Seu objeto de investigação são as possibilidades de interseções entre a dança, as artes visuais, a arte performática e a música com frequência no formato imersivo “instalação coreográfica”.
Sobre as obras
Essas obras abordam questões relacionadas ao feminino a partir, entre outros, do conceito “inconsciente físico” desenvolvido pelo fotógrafo surrealista alemão Hans Bellmer. O qual, de uma maneira breve, seriam os caminhos que os desejos inconscientes percorrem pelo corpo. Bellmer procurava incessantemente em suas fotografias, ao virar o corpo ao avesso para expor os mecanismos dos desejos humanos, revelar a relação entre o dentro e o fora do mesmo. Como também, a partir do conceito “informe” segundo o sociólogo francês Georges Bataille ao transgredir a lógica formalda distinção de oposições categóricas do corpo como dentro/fora, figura/fundo, homem/mulher, morto/vivo e animado/inanimadopara refletir sobre a condição do sujeito na contemporaneidade. As questões relacionadas ao feminino são abordadas na obra da Marta Soares e Cia. a partir da fricção e do embate entre as esferas micro e macro políticas. As quais são investigadas a partir das suas vivências como mulher, brasileira, artista da dança e, meia idade, ou seja, através de conteúdos históricos e biográficos atualizados ao momento presente.
Sobre o espetáculo
“Bondages” (versão trio) – Nova Criação
O espetáculo “Bondages” versão grupo será um desdobramento no formato trio do espetáculo “Bondages” versão solo. E, como este último também terá como ponto de partida a série fotográfica “Amarrações”, desenvolvida pelo fotógrafo surrealista alemão Hans Bellmer nos anos 50. A qual teve como objetivo submeter o corpo feminino a uma experimentação direta. Nela Bellmer amarrou o corpo nu da sua parceira Unica Zurn e fotografou as várias dobras que se formaram de diferentes pontos de vista. O seu objetivo principal foi a remodelação do corpo, operação que ele já havia realizado nos seus desenhos de Única mais de dez anos antes. Na cena, em cima de mesas de madeira, as performers explorarão amarrações com um fio de nylon nos seus próprios corpos. Cada movimento gerará uma nova pose propondo uma reencenação do ato fotográfico que Bellmer realizou no corpo de Única Zurn, mas também, uma desfetichização desse ato, ao, como mulheres, amarrarem-se a si mesmas. O desenho de luz será criado por Aline Santini e o desenho de som por Lívio Tragtenberg.
Ficha Técnica “Bondages” (versão trio)
Concepção e Direção – Marta Soares. Intérpretes – Flávia Scheye, Manoella Brunelli e Maria Basulto. Acompanhamento Dramatúrgico – Clayton Santos Guimarães. Desenho de Luz – Aline Santini. Desenho de Som – Lívio Tragtenberg. Espaço Cenográfico Marta Soares.
Realização Objetos Cenográficos Rafael Boese Produção – CAIS Produção Cultural. José Renato F. de Almeida e Beto de Faria. Duração: cerca de 60 minutos Classificação: a definir junto ao Teatro Municipal, contém nudez. Assessoria de Imprensa – M. Fernanda Teixeira e Macida Joachim/ Arteplural. Realizado com o apoio do Programa Municipal de Fomento a Dança para a Cidade de São Paulo
Serviço
Projeto FEMININO INFORME
Local: Cúpula do TMSP – THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO. Praça Ramos de Azevedo, s/n.
Bondages Trio – de 15 a 20/11/2024 (recomendado para maiores de 16 anos).
Dias 15 (sexta), 16 (sábado), 18 (segunda), 19 (terça) e 20 (quarta) às 20h |
Dia 17, domingo, às 19h .
Ingressos: R$ 33,00 (inteira) / R$16,50 (meia-entrada). Duração: 40 minutos.
Capacidade – 150 pessoas.
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