A capacidade de criar produtos de madeira pode ser aprendida e se tornar uma fonte de renda adicional ou uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Esta habilidade prática é demandada em diversas áreas, desde a construção civil até a indústria de móveis e artesanato. Além disso, trabalhar com madeira proporciona espaço para a expressão criativa e ajuda a desenvolver ideias e projetos próprios, incentivando o pensamento inovador e a resolução de problemas.
Com o objetivo de profissionalizar jovens, com idade a partir de 18 anos, moradores de Mogi das Cruzes e região, o projeto Carpinteiros do Futuro está com inscrições abertas de 19 de janeiro a 16 de fevereiro para curso gratuito de formação cultural na área do design em carpintaria. Ao final do projeto, os alunos receberão certificado de conclusão de curso.
As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/hXkPGvDRez2ftZQG8.
A lista dos (as) selecionados (as) será divulgada no dia 17 de fevereiro de 2024 nas páginas do Facebook/Instagram do projeto. O início das aulas está previsto para 19 de fevereiro de 2024.
A iniciativa vai implantar um laboratório de criação em artes visuais e design no município e é uma realização da TM Silva e da Secretaria da Cultura e Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, por meio do PROAC ICMS, com patrocínio da JSL, apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Fundo Social de Solidariedade.
O curso será oferecido presencialmente na rua Julio Fernando da Costa S/N – Projeto Crescer Vila Natal – Vila Natal. São 100 vagas, divididas em quatro turmas de 25 alunos, com carga horária de 128 horas:
Turma 1 – Segunda e Terça – das 13h às 17h
Turma 2 – Segunda e Terça – das 18h30 às 21h30
Turma 3 – Quarta e Quinta – das 08h às 12h
Turma 4 – Quarta e Quinta – das 13h às 17h
As aulas acontecem duas vezes por semana com duração total de 3 horas, mesclando conhecimentos teórico e prático com utilização das ferramentas e visitas guiadas por espaços de comercialização de matéria prima e produção de objetos finais em madeira.
A capacitação fornecerá aos jovens selecionados um panorama das artes visuais, em especial sobre o design e a arte contemporânea brasileira, com módulos que abordarão diversos aspectos do trabalho em carpintaria, tais como estética, funcionalidade, ergonomia, tipos de materiais, acabamento e interação com fornecedores, entre outros.
Todo o material será disponibilizado pelo projeto gratuitamente aos alunos, desde a madeira, elementos de fixação, EPIs e demais. Para a boa execução do projeto serão locadas ferramentas como furadeiras, torno de bancada, plainas, lixadeiras, serra de fita, bancada e todos os itens necessários.
Como resultado do processo formativo, será realizada uma exposição, com 20 dias de duração e em local de fácil acesso, apresentando 100 obras inéditas desenvolvidas pelos participantes do projeto. A exposição visa revelar novos talentos e apresentar o processo criativo/plástico dos alunos, assim como contribuir para a formação do repertório cultural. A entrada será gratuita.
Serviço:
Projeto Carpinteiros do Futuro em Mogi das Cruzes/SP.
Aulas de carpintaria destinada a jovens a partir de 18 anos. Inscrições – de 19 de janeiro a 16 de fevereiro de 2024. Divulgação da lista de selecionados (as): 17 de fevereiro. Começo das aulas – 19 de fevereiro. Local das aulas – Rua Julio Fernando da Costa S/N – Projeto Crescer Vila Natal – Vila Natal , Mogi das Cruzes – SP, 08795-100 – (Projeto Crescer Vila Natal)
Link de inscrição – https://forms.gle/hXkPGvDRez2ftZQG8
Ficha Técnica:
Patrocínio: JSL. Apoio: Prefeitura de Mogi das Cruzes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Fundo Social de Solidariedade. Realização: TM Silva, Secretaria da Cultura, Economia e Industria Criativas, por meio do PROAC ICMS. Curso 100% gratuito. Inclui material, maquinário e EPI’s (equipamento de proteção individual).
Comente!