EducaçãoTeatroVideocast

‘maquie&crie’ lança videoaulas gratuitas de maquiagem cênica e figurino

Compartilhe
Compartilhe

Depois de promover oficinas presenciais e palestras para mais de 400 estudantes de escolas públicas nos estados da Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, o projeto maquie&crie, que busca qualificar jovens para atuar no mercado artístico-cultural e difundir os temas da maquiagem cênica e figurino, dá mais um passo e expande seu alcance para o formato online. A partir desta quinta-feira (16), a iniciativa lança uma série de videoaulas gratuitas com conceitos teóricos e práticos sobre técnicas de preparação da pele, luz e sombra, maquiagem artística, criação de personagens e figurinos. 

Os lançamentos acontecem sempre às quintas, nos dias 16, 23 e 30 de novembro, e podem ser acessadas pelo site maquiecrie.com.br ou youtube da Muda Cultural, agência realizadora do projeto. No total, serão veiculadas sete videoaulas, das quais cinco são focadas no ensino da maquiagem cênica e conduzidas pela maquiadora e visagista Tiça Camargo.

Nesta primeira parte da série, o público será introduzido às etapas iniciais da maquiagem cênica – higienização, hidratação, proteção e utilização do Primer -,  à identificação do tom e subtom da pele e à harmonização das cores no rosto. Depois, entram os conceitos de luz e sombra, cores e profundidade, contornos e iluminação. A terceira aula é dedicada aos cílios postiços, aos cuidados, preparo e truques de aplicação. E, então, chega-se ao nascimento das personagens, ao visagismo, à construção artística e à execução da maquiagem cênica nas aulas quatro e cinco.

A segunda parte da série é formada por duas videoaulas dedicadas aos processos do figurino, apresentadas pela cenógrafa e figurinista Laura Françozo. Aqui, o público aprenderá sobre o que é ser figurinista, pesquisas de referências visuais, interação entre cenário e luz, além de estudar casos de séries e filmes, e as diferenças entre os figurinos para palco e câmera.    

“Após um ano letivo de atividades espalhadas por quatro regiões do Brasil e observando o entusiasmo das turmas, poder alcançar mais pessoas com estas atividades é muito gratificante”, comenta Ítalo Azevedo, idealizador da Muda Cultural. “O objetivo é complementar o que foi visto em sala pensando nas turmas já atendidas pelo projeto, além de disponibilizar conteúdos gratuitos para o público interessado nos universos da maquiagem cênica e figurino. Para a Muda Cultural, significa um fechamento com chave de ouro do projeto maquie&crie”, completa Ítalo.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

“Coringa: Delírio a Dois” em debate no Outcast

“Coringa” foi um dos maiores sucessos de bilheteria de 2019 arrecadando mais...

Cosmoceânica apresenta o show cênico infantil “Pra dançar e pra sonhar” nos Sesc RJ

Música, artes cênicas, dança e teatro de sombras se misturam no palco...

Palhaça Kika faz apresentação gratuita de Desconcerto em Eldorado

Além de assistir ao espetáculo dirigido por Daniela Biancardi, o público pode...

Awá – Tecendo Fios de Ouro circula por São Paulo

O espetáculo Awá – Tecendo Fios de Ouro da Cia Quatro Ventos...

FITA anuncia os indicados, celebra 25 mil espectadores e lotação esgotada

‘Brás Cubas’, da Armazém Companhia de Teatro, e o musical ‘Kafka e...

Adaptação inédita no Brasil de Tennessee Williams, Por que Desdêmona Amava o Mouro? estreia no Sesc Santo Amaro

Conto adaptado ao teatro por Tom Michell revela olhar contemporâneo ao discutir...

Piano Bar, dirigida por Sueli Guerra, reestreia em Botafogo

A peça Piano Bar reestreia no dia 09 de outubro, 4ª feira,  no Café Manuedu,...