FestivaisFilmes

Betânia será exibido no maior festival da Índia

Compartilhe
Produção de 'Betânia' - crédito: Felipe Larozza/Salvatore Filmes
Compartilhe

Produzido pela Salvatore Filmes, “Betânia”, longa maranhense que marca a estreia de Marcelo Botta, será exibido em competição no 55o IFFI – International Film Festival of India, considerado o maior e mais importante festival da Índia. Este será o único longa brasileiro na mostra competitiva, que inclui outros 21 longas, e concorre na categoria Melhor Filme de Estreia, como no Festival de Berlim, no qual o filme fez sua première mundial, e foi aplaudido de pé com todas as sessões esgotadas. 

Estar competindo no maior festival da Índia, que hoje é o país mais populoso do mundo, é algo que pode impulsionar a carreira do filme no mercado asiático. É claro que isso nos anima demais.” pontua o produtor Gabriel Di Giacomo.

Já no dia 8 de dezembro, “Betânia” será exibido no Pará. O longa faz parte da itinerância da 48a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, e terá sessão no Cine Líbero Luxardo, às 18h40min.

Depois do sucesso na Berlinale, em fevereiro, o longa passou por mais de 20 festivais em 15 países de três continentes, incluindo eventos de peso no cenário internacional, como: Guadalajara, Leeds, Toulouse, Festival do Rio, Mostra de SP e o Malaysia International Film Festival, no qual “Betânia” recebeu o prestigiado troféu New Hope Award que abriu as portas do mercado asiático para o longa brasileiro e, desde então, o filme já esteve em Taiwan, Macau e, agora, se prepara para a premiere na Índia.

O IFFI tem uma grande cobertura da mídia Indiana e internacional. Os indicados foram destacados em matéria na Variety e as cerimônias de abertura e encerramento serão transmitidas na TV aberta da Índia, alcançando centenas de milhões de pessoas.

Quando fomos premiados na Malásia, a presidente do Júri, a atriz indiana Suhasini Maniratnam, mencionou que Betânia fez ela perceber que Brasil e Índia tinham muito mais semelhanças do que ela imaginava. Betânia se passa em um povoado dos Lençóis, mas fala de coisas que são muito comuns aos países de todo o Sul Global.” observa o cineasta Marcelo Botta que, essa semana, encontra-se na Espanha, onde Betânia também compete no Festival de Huelva. 

Somente no mês de novembro, o filme passou por festivais no Reino Unido, Alemanha, Tchéquia, Noruega e Espanha, de onde Botta seguirá para a Índia. Em Goa, “Betânia” terá duas exibições, a estreia indiana será no dia 26 e terá uma segunda sessão no dia 27. A cerimônia de premiação acontece no dia 28 de novembro. 

Ambientado nos Lençóis Maranhenses, que esse ano foi reconhecido como patrimônio natural da humanidade, o filme Betânia se destaca por mesclar comédia e drama no retrato de uma matriarca e sua família, tratando de temas sociais e ambientais, sempre com muita música e exalando maranhensidade. O longa é uma homenagem ao povoado que dá título ao filme, e é também uma exaltação a rica cultura do Maranhão, trazendo em sua trilha sonora o Bumba Meu Boi, o Tambor de Crioula e o Reggae Remix, gêneros tão populares no estado conhecido como a Jamaica Brasileira. 

A estreia nacional de Betânia aconteceu em 14 de junho no encerramento do festival Guarnicê de Cinema. A estreia no circuito comercial será em 2025.

Sinopse

Lençóis Maranhenses, 2024. Depois de perder seu marido, a parteira Betânia se muda para o lugar onde nasceu mas jamais habitou. Empurrada pelo som ancestral do Bumba Meu Boi e pela força das mulheres do povoado, Betânia e sua família tentam renascer enquanto a tradição e a modernidade se chocam.

Ficha Técnica

Uma produção Salvatore Filmes

Escrito e dirigido por: Marcelo Botta

Produzido por: Gabriel Di Giacomo

Coprodução: Canal Brasil

Produção Executiva: Luciana Coelho, Diego Sousa e Isabel Abduch

Direção de Fotografia: Bruno Graziano

Direção de Arte: Mariana Cristal Hui

Montagem: Marcio Hashimoto

Som direto: Raoni Gruber

Mixagem de Som: Caio Guérin e Armando Torres Jr. (Fullmix)

Desenho de Som: Martin Grinaschi (Borbuja)

Cor: Marcus Tenchella e Luísa Cavanagh (Quanta)

Direção de produção: Luciana Coelho e Jéssica Lauane

Coordenadora de Produção: Maria Fernanda Bin

Clearance: Ana Paula Fuliaro (Fidalgo Advogados)

Distribuição Nacional: O2 Filmes

Vendas Internacionais: MPM Premium

Produtores associados: Marcelo Campaner e Marcio Hashimoto

Produtora associada: João Queiroz e Paula Cosenza (Ventre Studio)

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmes

A Perfect Love Story: filme bósnio se perde na metalinguagem

A onipresença de Hollywood, nas salas de cinema, serviços de streaming e...

FilmesNotíciasPremiaçõesSériesTV

Walter Salles comemora as indicações de Ainda Estou Aqui ao Globo de Ouro

Fernanda Torres conquistou uma indicação ao Globo de Ouro pelo filme “Ainda...

FilmesTrailersVideos

Star Trek: Seção 31, com Michelle Yeoh, ganha trailer na CCXP24; veja

“Star Trek: Seção 31”, longa que trará Michelle Yeoh de volta para a franquia, ganhou...

CríticasFilmes

A Guerra dos Rohirrim confirma a vastidão a ser explorada no universo de Tolkien

Depois da monumental versão cinematográfica de “O Senhor dos Anéis” empreendida por...

FilmesNotícias

Viggo Mortensen foi convidado retornar como Aragorn no filme do Gollum

Em uma notícia que emocionou fãs da trilogia “O Senhor dos Anéis”,...

AstrosFilmesNotícias

Johnny Depp pode voltar para “Piratas do Caribe 6”

Após uma série de reviravoltas digna dos cinemas, Johnny Depp pode estar...