CCXP19: Painel de Aves de Rapina e comentários sobre o material exclusivo | Filmes | Revista Ambrosia
em , ,

CCXP19: Painel de Aves de Rapina e comentários sobre o material exclusivo

Parecia um show de rock. Na animada plateia muitas meninas com cosplays de diferentes figurinos da Arlequina, ou pelo menos o penteado e a maquiagem remetendo à personagem da DC. A atriz Margot Robbie e o elenco e a diretora de “de Rapina – Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa”. Érico Borgo, dono do Omelete, foi ao palco fazer as honras de cicerone quando foi interrompido por uma batida dançante vinda das caixas de som. Era a D.J. Samara surgindo em uma mesa na lateral do auditório Cinemark XD, enquanto várias cosplays de Arlequina sobre patins invadiam o palco, “expulsando” Borgo. “Chega de Batman, Borgo. Agora é a vez das mulheres!” bradou a DJ. Daí, marretas infláveis da personagem foram distribuídas para a plateia.

Quando Mari Moon, a hostess da noite apresentou uma a uma as convidadas – a diretora Cathy Yan, Mary Elizabeth Winstead (a Caçadora), Jurnee Smollett-Bell (a Canário Negro), Ali Wong (Cassandra Cain) e Rosie Perez (Renee Montoya) – o barulho da plateia era quase ensurdecedor. Principalmente quando a grande estrela da noite entrou. “Vocês são malucos”, disse a atriz impressionada com a recepção do público. Ela disse que não estava preparada para dizer adeus à Arlequina, que, embora não conhecesse a fundo antes de assumir o papel em Esquadrão Suicida, depois que leu os quadrinhos, ficou impressionada.

CCXP19: Painel de Aves de Rapina e comentários sobre o material exclusivo | Filmes | Revista Ambrosia

Margot conta que se apaixonou pelas Aves de Rapina. O projeto surgiu logo após o término das filmagens de “Esquadrão Suicida”. Ela e a roteirista Christina Hodson acharam que seria interessante contar a história sob o ponto de vista da vilã (ou seria anti-heroína?). A atriz provocou o público dizendo que o filme ainda não está pronto mas poderia mostrar algo. O auditório literalmente tremeu.

Diretora e elenco contam que é uma história de um grupo de mulheres que não se dão bem a princípio, mas precisam trabalhar juntas. E ressaltou que a Gotham que veremos não é a versão clássica, mas sim a Gotham de Arlequina. Sobre a pegada feminista do filme, Margot afirmou que o feminismo não deve ser apenas para as mulheres, para os homens também. E foi aplaudida com entusiasmo pela plateia.

Jurnee Smollett-Bell explicou que a inspiração para a sua Canário foi nos quadrinhos, que pesquisou junto com a diretora. Ela ficou meses aprendendo artes marciais e lembrou que ela é a única com superpoderes, o grito do canário.

Mary Elizabeth disse que foi um prazer interpretar a Caçadora, e até arriscou dizer o nome da personagem em português, sendo ensinada por Mari Moon. Já Rosie revelou ser “virgem” na seara dos filmes de quadrinhos. Renee Montoya é uma detetive de Gotham City, mais inteligente do que a maioria dos homens que trabalham com ela, brincou a atriz, e que, de início persegue, mas acaba se unindo às Aves de Rapina. Sobre Cassandra, Ali explicou que ela é quem mantém o grupo unido. Ela é uma garota órfã que encontra nas meninas a sua família.

Mas e os trailers? Sim, não foi uma como se esperava e sim duas prévias. A primeira contextualiza a história. Mostra Harley logo após o término com o Coringa. Ela diz que ele foi imatura mas ela estava segura, e a imagem a contradiz mostrando a personagem chorando desesperada em frente à janela do vilão. Vemos a cena em que ela muda o visual cortando parte das marias chiquinhas que já tinha sido colocada no primeiro trailer, mas aqui vem de forma estendida. Também é colocada de forma mais longa a cena em que Harley vai comprar a hiena. O vendedor tenta assediá-la e em seguida o animal está terminando de devorá-lo sob os pés da nova dona em seu apartamento, vestida em um pijama e ainda chorando pelo término do relacionamento.

CCXP19: Painel de Aves de Rapina e comentários sobre o material exclusivo | Filmes | Revista Ambrosia

Depois de uma cena em que ela está em uma pista de patinação no que parece ser um torneio vale-tudo, ela aparece saindo de uma lanchonete e ouve um grupo de meninas comentando sobre o rompimento do casal macabro e duvidando que Arlequina possa superar. Para provar sua emancipação, ela vai até a Ace Chemicals dizendo, que algumas pessoas tem a Torre Eiffel, ela e o Coringa tinham a Ace. Daí ela pega um caminhão de combustível, dirige em direção ao local acelera e pula para fora, deixando o veículo causar a explosão que é vista muito rapidamente no trailer 1. “Era o que eu precisava”, diz ela. “Mas eu não era a única”, e vemos o elenco.

Já a segunda prévia se configura mais como trailer. Começa com Arlequina caminhando em um corredor, e só vemos suas botas. Daí ela surge com uma escopeta dizendo ao agente de segurança que vai cometer um crime, e dá um tiro em sua cabeça, cena que vimos de relance no trailer 1. Vemos também seu encontro com a Canário, no bar onde ela canta. O personagem Roman, de Ewan McGregor surge mostrando sua intenção de tomar o posto do Coringa em Gotham e colocando uma máscara negra de caveira. Aparece o momento em que as Aves de Rapina se reúnem para combater a ameaça e quando Roman monta seu exército. É mostrada também Canário usando seu poder do canto contra os inimigos.

No fim, Cassandra está na casa de Arlequina e diz que tem uma hiena em seu banheiro. Harley explica que vai colocar o nome de Bruce, “aquele gostosão”, em referência a Bruce Wayne. O trailer termina com aquela imagem dela dividindo um macarrão com o bicho.

CCXP19: Painel de Aves de Rapina e comentários sobre o material exclusivo | Filmes | Revista Ambrosia

Aves de Rapina, como já sabíamos, é o filme solo da Arlequina, mas com uma outra equipe como suporte. Não é um filme sombrio. Vemos muitas cores, apesar de a maioria das cenas serem noturnas ou em lugares escuros. A impressão que ficou é que está muito mais para Esquadrão Suicida do que para Coringa, por exemplo. Até algumas tomadas lembram bastante o filme de 2016. E o sarcasmo e humor negro parecem mesmo ditar o tom.

Participe com sua opinião!