Hoje tem Cachaça Cinema Clube: Sessão premiados 2009

Bomba!
Bomba!

Hoje, 16 de setembro de 2009, acontece mais a edição especial “Sessão premiados 2009” do Cachaça Cinema Clube, confira a programação abaixo:

  • Chapa, de Thiago Ricarte (Melhor Road movie)
  • Bomba! de Lara Lima, Marcelo Lima e Renato Coelho (Melhor filme do Godard)
  • Que cavação é essa?, de Estevão Garcia e Luís Alberto Rocha Melo (Melhor filme avinagrado, encolhido e fora de foco)
  • Nº 27, de Marcelo Lordello (Melhor drama humano)
  • JLG/PG, de Paolo Gregori (Melhor filme frustrado)
  • + Filme surpresa!

O Cachaça Cinema Clube, nos últimos 7 anos, teve o prazer de participar de dois dos festivais de cinema mais importantes do Brasil: o Festival Brasileiro de Cinema Universitário, o maior do país para filmes realizados por estudantes; e o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, que chegou este ano a 20ª edição e é o maior festival de curtas da América Latina. Nestes festivais, temos a honra de oferecer o nosso próprio prêmio, o Troféu Cachaça Cinema Clube, aos filmes que mais se destacaram aos nossos olhos e que gostaríamos de apresentar ao nosso público. O troféu consiste em um prêmio para consumo imediato – uma garrafa de aguardente Claudionor – e em um nome exclusivo, escolhido de acordo com o filme.

N.27
N.27

Na sessão do dia 16 de setembro serão exibidos os filmes premiados este ano, que compõem um interessante panorama da recente produção brasileira de curtas metragens do biênio 2008/2009. No programa, filmes de diretores experientes e também primeiros filmes, passando por dramas humanos, documentários pessoais e culminando com vibrantes homenagens ao cinema. E, para terminar, uma homenagem surpresa a um mestre maior do cinema, inspirador de parte significante dos filmes da sessão.

Do Festival Universitário serão exibidos Chapa, de Thiago Ricarte (Melhor Road movie), Bomba! de Lara Lima, Marcelo Lima e Renato Coelho (Melhor filme do Godard) e Que cavação é essa?, de Estevão Garcia e Luís Alberto Rocha Melo (Melhor filme avinagrado, encolhido e fora de foco). Do Festival de São Paulo: Nº 27, de Marcelo Lordello (Melhor drama humano)e JLG/PG, de Paolo Gregori (Melhor filme frustrado).

Chapa
Chapa

Chapa é uma singela história à beira de uma rodovia de São Paulo, contada com direção firme e a presença de não-autores, o que confere um tempero neo-realista ao filme da FAAP, de São Paulo. Bomba!, também da FAAP, é uma apropriação de Jean-Luc Godard sobre os anseios revolucionários de 1968, uma experiência irreverente e culta, bem ao estilo universitário de fazer filmes. Destaque para a bela presença de uma sósia da musa Anna Karina. No. 27 é exemplo do vigor do atual cinema pernambucano, e conta uma história que seria engraçada se não fosse vivenciada por adolescentes, transformando uma comum diarréia em um constrangimento inesquecível. Filmado de forma séria e não convencional, o filme fez bastante sucesso e ganhou uma série de outros prêmios no Festival de São Paulo.

JLG/PG é o novo filme de Paolo Gregori, sócio da extinta e lendária produtora paulista de filmes Paraísos Artificiais, juntamente com Paulo Sacramento e Christian Saghaard, que deu ao mundo algumas das mais radicais e interessantes experiências de linguagem no curta metragem brasileiro. Neste filme, Paolo traz o registro real da sua viagem de 20 mil km ao encontro do seu mestre inspirador maior, Jean-Luc Godard. O filme traz a presença de Godard em carne, osso e pedantismo, e é uma reflexão sobre a posterior frustração do diretor em face a este encontro. Que cavação é essa?, da UFF, é uma homenagem libertária ao cinema brasileiro, que conjuga precisa pesquisa e reconstrução históricas à irreverência e experimentações de linguagem. No filme, dois momentos distintos da história da nossa cinematografia: os primórdios da atividade, com os filmes realizados sob encomenda por membros da aristocracia tupiniquim; e os posteriores esforços para o resgate destes filmes, numa discussão importantíssima que diz respeito à preservação da nossa cultura. No papel de “arqueólogo das imagens” uma atuação impagável do pesquisador e conservador-chefe da Cinemateca do MAM-RJ, o querido mestre Hernani Heffner.

Que Cavação é Essa?
Que Cavação é Essa?

A Festa

Após os filmes acontece a tradicional degustação da Aguardente Claudionor, a 3ª melhor cachaça do Brasil. No segundo andar do cinema o Cachaça Cinema Clube inicia um novo projeto que consiste em convidar DJs das melhores festas do Rio. O primeiro convidado é Lucio Branco (Soul, Baby, Soul!, MaKula e Trepidante). Lucio transita com maestria entre ritmos como o soul, o funk e o rock. Em seu projeto mais recente, a festa Makula, o DJ apresenta músicas africanas. DJ H, o residente), por sua vez, além de apresentar um novo sistema de som, promete trazer um pouco da nova cena musical eletrônica (disco Punk, space disco, new disco etc, além de grupos de rock que flertam com a eletrônica). Quarta-feira será uma noite bem embalada. Musik Non Stop/Techno Pop!

Onde e Quanto?

  • Cinema Odeon Petrobras, 21h. Praça Floriano, nº 7. Cinelândia.
  • Preço: 12 Reais inteira, 6 Reais meia.
  • cachacacinemaclube.com.br
Total
0
Links
Comentários 1
  1. Oi:

    Interessante o site!
    O encontrei pela foto no início (Bomba?), na qual achei bem bonita…
    E descobri o site até por coincidência; estava procurando por uma pessoa e na parte IMAGENS – acabei achando aqui!
    É isso.

    Rodrigo O Rosa (Porto Alegre)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Nada de Superman no cinema por enquanto

Nada de Superman no cinema por enquanto

A presidente da DC Entertainment, Diane Nelson, conversou com o MTV Splash ontem

Prox
Novas e incríveis imagens de Tekken 6

Novas e incríveis imagens de Tekken 6

O IGN recebeu novas imagens do sexto volume da série Tekken e os gráficos estão

Sugestões para você: