O lendário ator James Earl Jones, famoso por ser a voz original de Darth Vader e Mufasa, morreu nos EUA aos 93 anos. A informação foi confirmada à imprensa dos EUA por seus representantes
A causa de sua morte não foi revelada. Ele estava em sua casa no condado Dutchess, em Nova York, ao lado de sua família.
A estreia de Jones no cinema se deu no clássico Dr. Fantástico, de Stanley Kubrick. Ele se tornaria mundialmente conhecido alguns anos depois ao emprestar sua voz potente ao vilão Darth Vader na em Star Wars. David Prowse, que vestia a armadura negra, além de não ser um exímio ator (era originalmente halterofilista e costumava fazer papel de monstro ou capanga no cinema), possuía um sotaque caipira inglês muito forte, o que fez com que o diretor George Lucas recorresse à dublagem.
A combinação da imponência física com a voz marcante fizeram do personagem um dos maiores ícones do cinema. Jones ainda reprisaria o papel em Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca, Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi, Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith, Rogue One: Uma História Star Wars, Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker, além das séries Star Wars: Rebels e Obi-Wan Kenobi.
O ator também interpretou outro vilão marcante da cultura pop, Thulsa Doom, de Conan: O Bárbaro. Jones ainda ficaria para sempre lembrado por dois papéis de rei: o pai do príncipe Akeem (Eddie Murphy) em Um Príncipe em Nova York, e a voz de Mufasa em O Rei Leão, papel que ele também reprisou no remake lançado pela Disney em 2019.
Jones faz parte do seleto grupo EGOT, nome dado aos artistas que venceram prêmios do Emmy, Grammy, Oscar e Tony. Ao todo, ele somou três estatuetas do Tony, duas do Emmy e um Grammy, além de ter sido agraciado com um Oscar honorário em 2012.
Comente!