Top Gun, ou Ases Indomáveis é um daqueles filmes que já deve ter sido visto mil e quinhentas vezes por este que vos escreve e cada uma das vezes que eu assisto não dá para deixar de perceber o quanto a trilha sonora desse filme é foda.
Para os neófitos de plantão, Top Gun é aquele filme do Tom Cruise cheio de aviões de caça F-14 (O mesmo avião do Comandos em Ação!!). Agora, aos cinéfilos, o elenco guardava uma série de supresas. Além de Cruise (Maverick) e Val Kilmer (Iceman) como os principais, haviam Kelly McGillis, Anthony Edwards (Goose) e ainda Tim Robbins como Merlin, Meg Ryan como a esposa de Goose e Adrian Pasdar de Heroes como Chipper
As imagens de ação do filme eram muito legais e para acompanhar elas, nada melhor que o bom e velho rock. Pra começar, vamos ao começo.
“Danger Zone” de Kenny Loggins
A abertura do filme é simples e direta. Com o tema de Top Gun de Harold Faltermeyer tocando ao fundo, vemos a tripulação do Porta Aviões se arrumando. Logo que o primeiro decola, começa “Danger Zone”, uma das mais icônicas músicas colocadas em uma trilha sonora de filme.
Kenny Loggins já tinha alguma fama como cantor desde Footloose onde ele canta a música principal do filme. Giorgio Moroder escreveu a música e Tom Whitlock escreveu as letras desta e de mais quatro músicas do filme (Playing With The Boys e Take My Breath Away entre elas).
Mas, qual era a graça de se ver aviões voando e atirando mísseis um no outro. Bem, inicialmente, ou melhor dizendo, na superfície, Top Gun é um filme sobre a Guerra Fria e como os EUA são muito mais legais que a Russia. Na segunda camada começa a babação que todo homem tem ao ver uma máquina ferrada (como um carro, jato, foguete) sendo dirigida de forma animal. Ainda tem uma terceira interpretação, mas depois eu falo dela, antes deixe-me falar de Cheap Trick.
“Mighty Wings” de Cheap Trick
Cheap Trick é uma banda americana de rock dos anos 70 que no meio dos anos 80 estava totalmente perdida. Então foram procurados para gravar essa música acima que é uma das mais pancada dos filme. Para quem ainda não identificou a banda, recomendo ouvir a música de abertura do That 70’s Show. A música “In The Streets” é deles.
A primeira vez em que ouvimos essa música é somente a sua parte instrumental enquanto Maverick e Goose estão em seu primeiro vôo treino na Top Gun.
“Playing With the Boys” de Kenny Loggins
Bem, aqui começa a terceira interpretação de Top Gun. Vejam o vídeo primeiro.
Humm… 4 caras jogando volei de praia, todos suados e se agarrando. Mas reparem, a platéia só tem homens! Nada de errado ainda? Bem, ao que tudo indica, Top Gun tem um tom homoerótico implícito que dá até medo se começarmos a prestar a atenção.
O Tarantino fala disso em um filme (Sleep With Me) e o vídeo está abaixo (necessita de inglês fluente e que entenda o Tarantino metralhando palavras).
Bem, quem escreveu essa cena foi Roger Avary, mas mesmo assim, você vai ouvindo as besteiras saindo da boca do Tarantino e começa a pensar, má que @#$$#!! Ainda por cima, é de conhecimento notório que a Marinha é o principal reduto homossexual das forças armadas de qualquer país. E Top Gun é a Força Aérea da Marinha. Ou seja, temos um bando de aviadores marinheiros supostamente gays tentando convencer um novato na casa a virar um dos seus.
Nada contra os homossexuais, mas existe esta interpretação do filme também, e é bem engraçado de se imaginar isso, porque por muitos anos tudo quanto é cara que viu esse filme ficava sonhando em ser o Ás da aviação e ter a Kelly McGillis se arrastando no chão por você. Eu ainda acho que não tem nada a ver, e pra provar isso, vamos ao tema romântico de Top Gun.
“Take My Breath Away” de Berlin
Essa música deve ter embalado muitas noites no motel, carros, ou qualquer canto em que tivesse alguém transando nos anos 80. Ela é melosa mas ao mesmo tempo tem um crescendo (sem duplo sentido!!) que a coloca no rol das chamadas FM (ou Fuck Music).
Como eu disse lá no começo, essa música já havia sido escrita para o filme e a banda Berlin, que não era lá muito famosa, teve sua cantora recrutada para cantá-la. A música fez tanto sucesso que ganhou o Oscar de Melhor Canção e fez o mundo descobrir a banda, o problema é que a banda não tinha nada a ver com aquele tipo de música e caiu no esquecimento logo em seguida.
Além de todas essas músicas, temos ainda clássicos como (Sittin’ on) the Dock of the Bay” de Otis Redding, “Great Balls of Fire” de Jerry Lee Lewis e You’ve Lost That Lovin’ Feeling” de The Righteous Brothers. Sendo que essa última é cantada por Maverick para Charlie (McGillis). Acabei de perceber que a personagem feminina tinha um nome que nos EUA serve tanto para homens quanto para mulheres, mas mais para homens. Ai, ai, ai…
Além destas, a banda Miami Sound Machine que apresentou Gloria Stefan ao mundo toca “Hot Summer Nights”, uma música que lembra a abertura do seriado Miami Vice.
Top Gun pode ser visto de diversas formas, ainda mais que se foram mais de 20 anos desde que foi feito, mas a principal utilidade dele em termos de cinema foi alavancar a carreira de Tom Cruise. Tanto é verdade que há algumas semanas surgiu um rumor de que ele estaria disposto a fazer um Top Gun 2, mas eu acho muito improvável e espero que continue assim.
J.R. Dib
Hahahahahah eu nunca tinha visto esse vídeo de “Playing With the Boys”, mas o nome da música já diz tudo. Muito bom JR!
Top Gun é um filme que eu acho foda, especialmente depois que eu consegui a versão especial que saiu no Brasil com audio melhorado. Parece que a casa vai cair quando os jatos passam voando!
É cara, toda semana eu tenho que tirar um bom tempo pra ler o teu movie tunes. Fico no maior clima saudosista , e isso é bom. Essa ai do Tarantino foi realmente absruda ! rsrs
Bom artigo JR, adorei !
Já deixo aqui o recado. Quem quiser, pode mandar sugestões de trilhas sonoras que acha que eu possa revisar aqui.
testa a trilha sonora de grand theft auto san andreas, vai gostar, lá tem musica para todos os gostos, rock, hip hop , funck americano, country e oque mais você gostar. espero ter ajudado
Puxa, eu era novinho quando vi Top Gun nos States, e voltei de lá com uma Fita K7 do filme. Na época, ingênuo pra caramba, não saquei a malícia da coisa, mas enfim, era um filmequinho divertido, e eu era fã do Kenny Loggins desde Footloose.
CARA EU VOICIADO DE AVIÃO DE CAÇA
PRINCIPALMENTE NO:F-15,F-22 RAPTOR,BLACKBIRD,F-18 HORNET,TIGER lll,MIRAGE 2000 E DASSAULT RAFALE
E ESSE VIDEO É MUITO LOCOOOOO
EU AMEI ESTE VIDEO
ADOREI !!!!!!! ÓTIMOOOOOOOOOOOOOO
mas aposto que você ainda não pilotou um f-22 tygger bird. é uma pena, mas se um dia você tiver a oportunidade, vai curtir.
Bem vindo ao clube Gabriel, eu sempre fui vidrado em aviação de caça, mas o meu favorito ainda é o F-14 que é usado no filme. Não existe avião mais lindo e ameaçador do que ele.
REALMENTE UM FILME SAUDOSISTA, PRA MIM EM DOZE DUPLA PELAS MINHAS RAZÕES, MAS AMO ESSE FILME. ABRAÇO A TODOS.
tem uma musica que toca no filme, que não acho em lugar nenhum, é a musica que toca quando o amigo dele morre, não acho ja cansei de procurar e não sei o nome, e outra que toca quando ele esta no bar sozinho ja pra ir embora no final, antes da loira chegar
You’ve lost that loving feeling
custei a achar..
abração[
cara se o filme é top, como o nome ja diz, imagina as musicas então, pra mim que piloto caças a dezesseis anos é como um retrato de mim mesmo, muito foda.