O mundo perdeu hoje (14/03) o maior gênio vivo da física, o cientista, teórico e pesquisador Stephen Hawking, que morreu aos 76 anos. Curiosamente ele nasceu no mesmo dia da morte de galileu (8 de janeiro) e morreu no mesmo dia do nascimento de Einstein. Por ter se tornado o cientista mais famoso do mundo, Hawking foi várias vezes homenageado na cultura pop/nerd. Coletamos aqui alguns exemplos
Star Trek
Em Star Trek: Next Generation Hawking faz uma participação no episódio da sexta temporada quando Data se reune com os hologramas de Einstein, Isaac Newton e Stephen Hawking para uma partida de poker. Hawking sempre se declarou fã da franquia e foi apresentado por ninguém menos do que Leonard Nimoy, o eterno Spock, em uma exibição do documentário “A Brief History of Time”, baseado em seu livro.
Os Simpsons
A série tem como tradição levar participações especiais e o cientista não ficou de fora da vasta lista de comeos da animação. No episódio “They Saved Lisa’s Brain”. Hawking foi a Springfield e se interessou pela teoria de Homer Simpson de que o universo tem o formato de uma rosquinha. Fez outras três aparições na série.
Futurama
Na outra criação de Matt Groenning, Hawking se une ao vice-presidente do governo Bill Clinton, Al Gore, para proteger o continuum espaço-tempo.
The Big Bang Theory
Foram sete aparição no total na série dos nerds doutores em física. A melhor foi quando Sheldon teve a chance de conhecê-lo pessoalmente e, ao mostrar um trabalho teórico, tem um erro grave detectado logo nas primeiras páginas pelo cientista. Sheldon então desmaia.
A Teoria de Tudo
A bela cinebiografia de Hawking rendeu a Edward Redmayne um Oscar por sua brilhante atuação. Baseado no livro homônimo escrito por Jane Hawking, primeira esposa do cientista, o filme mostra desde a vida acadêmica até sua consolidação no meio científico. Porém, o foco principal é seu relacionamento com a estudante de literatura e línguas Jane (Felicity Jones), que veio a ser sua companheira durante os anos mais importantes e também duros, a partir do progresso da doença degenerativa que o acometeu.
Doctor Who
Apesar de nunca ter feito uma aparição na série, o nome do astrofísico foi citado várias vezes. Ele se declarava fã do Doutor e, em 2014, quando os produtores da série estavam escalando um novo ator para dar vida ao viajante do tempo, Hawking apareceu em um vídeo promocional sugerindo uma inversão. Que o próximo Doutor fosse uma mulher e que seu companheiro de viagens no espaço-tempo fosse um homem. A sugestão foi atendida e agora temos uma doutora, interpretada pela inglesa Jodie Whittaker.
Comente!