em , ,

Ramos, Nova Iguaçu e São Gonçalo terão exibições gratuitas do Festival do Rio

Confira programação e sinopse dos filmes

GAGA O AMOR PELA DANÇA

As unidades do Sesc RJ em Ramos, Nova Iguaçu e São Gonçalo realizam no mês de dezembro 25 sessões gratuitas de filmes selecionados para o Festival do Rio 2019.

A agenda conta com 10 longas-metragens da Mostra Geração dirigidos para o público adulto e infantil: “As aventuras de Gui e Estopa”, “Sobre rodas”, “Brichos – A floresta é nossa”, “Domingo”, “Aos teus olhos”, “Morto não fala”, “Espero tua (re)volta”, “Deslembro”, “Gabriel e a Montanha” e “Gaga – O amor pela dança”.

Em Nova Iguaçu, as sessões começam nesta terça-feira, dia 10, e se estendem até o dia 22. A unidade de Ramos, no Rio, realiza a mostra de 14 a 17. Já o Sesc São Gonçalo exibe os filmes entre os dias 18 e 22. Em sua 21ª edição, o Festival do Rio conta com o Sesc RJ como um dos seus principais apoiadores. Confira a programação completa e as sinopses.

BRICHOS – A FLORESTA É NOSSA

PROGRAMAÇÃO

NOVA IGUAÇU – 10 a 22/12

– AS AVENTURAS DE GUI E ESTOPA

10/12 – 9h e 14h | Livre

– SOBRE RODAS

12/12 – 9h e 14h; 22/12 – 14h | Livre

– BRICHOS – A FLORESTA É NOSSA

13/12 – 10h e 14h; 15/12 – 14h | Livre

– DOMINGO

19/12 – 10h | 16 anos

– AOS TEUS OLHOS

19/12 – 14h | 16 anos

– MORTO NÃO FALA

19/12 – 16h | 16 anos

RAMOS – 14 a 17/12

– SOBRE RODAS

14/12 – 11h30 | Livre

– ESPERO TUA (RE)VOLTA

14/12 – 15h | 10 anos

– BRICHOS – A FLORESTA É NOSSA

15/12 – 11h30 | Livre

– DESLEMBRO

15/12 – 15h | 14 anos

– GABRIEL E A MONTANHA

17/12 – 15h | 12 anos

– AOS TEUS OLHOS

17/12 – 17h | 16 anos

SÃO GONÇALO – 18 a 22/12

– AOS TEUS OLHOS

18/12 – 14h30 | 16 anos

– BRICHOS – A FLORESTA É NOSSA

19/12 e 21/12 – 9h30 | Livre

– DESLEMBRO

19/12 – 14h | 14 anos

– MORTO NÃO FALA

20/12 – 18h30 | 16 anos

– GAGA – O AMOR PELA DANÇA

21/12 – 16h | Livre

– ESPERO TUA (RE)VOLTA

21/12 – 19h | 10 anos

– SOBRE RODAS

22/12 – 16h | Livre

ESPERO TUA (RE)VOLTA

SINOPSES

AS AVENTURAS DE GUI E ESTOPA

Stress e Relax são cachorros, sendo que o primeiro apenas pensa em dinheiro e o segundo tem espírito de artista. Eles são produtores independentes, que decidem fazer uma série de animação chamada “As Aventuras de Gui & Estopa”. Ao longo do processo eles aprendem os percalços da realização de um desenho animado, desde o roteiro até seu lançamento nas salas de cinema. Direção de Mariana Caltabiano. Animação. 72 min. Brasil. 2009.

SOBRE RODAS

Lucas (Cauã Martins) é um menino que chega a uma nova escola depois de sofrer um acidente que o colocou em uma cadeira de rodas. Lá, ele se torna amigo de Laís (Lara Boldorini), uma colega de classe que sonha em conhecer o pai que a abandonou. Juntos, os dois iniciam uma jornada inesperada e decidem fugir de casa quando a jovem descobre o possível paradeiro do pai. Direção de Mauro D’Addio. Infantil. 72 min. Brasil. 2017.

BRICHOS – A FLORESTA É NOSSA

O jaguar Tales e o quati Jairzinho estão de férias na Floresta da Vila dos Brichos, conhecida internacionalmente como Brainforest. Ao mesmo tempo o tamanduá Olavo e seu filho Bandeira vivem aventuras no deserto de Noforest, enquanto o pequeno joão-de-barro Dumontzinho passa por um intercâmbio estudantil em Iceforest. Os amigos levam suas respectivas aventuras até que os vilões Mr. Birdestroy (Marcelo Tas) e AL Corcova (Antonio Abujamra), aliados a Ratão (André Abujamra), tentam convencer todos a cederem a floresta em nome de uma suposta modernidade. Sem alcançar o objetivo, Birdestroy e Corcova resolvem tomar o lugar usando a força bruta. Direção de Paulo Munhoz. Animação. 83 min. Brasil. 2012.

DOMINGO

Múltiplos pontos de vista de uma família burguesa do interior gaúcho no dia 1º de janeiro de 2003, quando o Brasil vivia a histórica posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Durante uma festa extravagante, muitas verdades estão prestes a vir à tona e o mal-estar entre os convidados fica evidente. Direção de Clara Linhart e Fellipe Batista. Comédia/Drama. 95 min. Brasil. 2018.

AOS TEUS OLHOS

Rubens (Daniel de Oliveira) é um professor de natação carismático e extrovertido, que dá aulas para pré-adolescentes em um clube. Querido por todos devido ao seu jeito brincalhão e parceiro, ele se vê em apuros quando um de seus alunos, Alex (Luís Felipe Melo), diz à mãe que o professor lhe deu um beijo na boca no vestiário. Alegando inocência, Rubens é acusado pelos pais da criança e passa a ter que lidar com um verdadeiro linchamento virtual, que tem início através de mensagens de WhatsApp e explode de vez quando chega ao Facebook. Direção de Carolina Jabor. Drama. 90 min. Brasil. 2017.

MORTO NÃO FALA

Stênio dá plantões noturnos no necrotério de uma cidade violenta. Com o raro dom de se comunicar com os mortos, passa as noites ouvindo relatos, geralmente confidências, dos defuntos que estão na morgue. Certo dia, as vozes do além revelam fatos desconhecidos sobre sua própria vida e Stênio experimenta sentimentos terríveis, que trazem graves consequências às pessoas ao seu redor. Direção de Dennison Ramalho. Terror. 109 min. Brasil. 2018.

ESPERO TUA (RE)VOLTA

Em 2015, o governador de São Paulo, Geraldo Alkimin, anunciou o fechamento de um grande número de escolas públicas do ensino médio, deixando sem salas de aula milhares de estudantes. A notícia gerou revolta entre os jovens, que iniciaram uma ocupação das escolas que durou o suficiente para, apesar da dura repressão policial, fazer o governador voltar atrás. Esse fato, narrado no filme por três estudantes, Marcela Jesus, Nayara Souza e Lucas “Koka” Penteado, acabou por estimular estudantes de todo o país a ocuparem suas escolas para exigir educação de qualidade para todos. Direção de Eliza Capai. Documentário. 93 min. Brasil. 2019.

DESLEMBRO

Filha de um desaparecido político, Joana cresce em Paris, onde viveu exilada com a mãe. Volta ao Brasil quando a anistia é decretada, e vai morar no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu. Entristecida por deixar para trás seus amigos, tendo de lidar com as mudanças que surgem na adolescência, Joana também vai procurar desvendar os eventos que aconteceram na sua infância no Brasil. Direção de Flávia Castro. Drama. 105 min. Brasil. 2018.

GABRIEL E A MONTANHA

Gabriel Buchmann (João Pedro Zappa) tinha um grande sonho: conhecer a África. Entretanto, mais do que visitar seus pontos turísticos ele desejava conhecer como era o estilo de vida do africano, sem se passar por turista. Desta forma, decide encerrar sua viagem ao mundo justamente no continente, onde se envolve com vários habitantes locais e recebe a visita da namorada, Cristina (Caroline Abras), que mora no Brasil. Prestes a retornar, seu grande objetivo se torna alcançar o topo do monte Mulanje, localizado no Malawi. Direção de Fellipe Barbosa. Drama. 132 min. Brasil. 2017.

GAGA – O AMOR PELA DANÇA

Ohad Naharin é um renomado coreógrafo e diretor artístico da Companhia de Dança Batsheva, de Israel. Um dos mais importantes, inovadores e produtivos coreógrafos do mundo que redefiniu a linguagem da dança contemporânea. O documentário é uma imersão no processo criativo da companhia por trás de suas apresentações únicas e um olhar sobre a fascinante história do artista de 60 anos de idade também conhecido como Mr. Gaga. Direção de Tomer Heymann. Documentário. 100 min. Israel/Suécia/Alemanha/Holanda. 2015.

Deixe sua opinião

“Contando África em Contos” dia 15 na Casa de Cultura Chico Science

Superliminal – confira o trailer para PS4