em ,

TopTop

Bob Esponja volta para o divertido game Battle for Bikini Bottom

2020 é o ano dos remakes. Xenoblade Chronicles, Warcraft 3, Resident Evil 3, estes são alguns dos exemplos de lançamentos dos últimos meses. Reimaginações que dão ao público a oportunidade de apreciar jogos que podem ser difíceis de achar hoje.

Nem todo mundo tem um console de duas ou três gerações atrás ou mesmo grana para obter uma cópia original de um desses clássicos. As desenvolvedoras sabendo disso trazem de volta essas experiências, mas com uma nova roupagem.

Quem não viu ou ainda vê Bob Esponja? Recentemente o cartoon mais popular da Nickelodeon ganhou até uma nova animação com a participação de Keanu Reeves e continua sendo um sucesso. O personagem chegou à televisão em 1999 e hoje, mais de 20 anos após a sua estreia, é uma das séries animadas mais conhecidas do planeta. O que leva a uma franquia, com adaptações para outras mídias de quadrinhos a alguns filmes, passando por um musical da Broadway e videogames.

Dentro dos vários jogos eletrônicos do Bob Esponja, um em particular se destaca: Battle for Bikini Bottom. O título de 2003 é bem divertido, conquistou com seu estilo jogo de plataformas em 3D com ênfase na coleta de itens. 17 anos depois, THQ Nordic e Purple Lamp Studios trazem uma nova versão com um belo estilo visual, uma trilha sonora remasterizada e novos conteúdos. Seria o melhor jogo do Bob Esponja? Vamos respoder em nossa análise.

O jogo

O jogo original chegou ao PlayStation 2, Xbox e GameCube em 2003, ano do auge da popularidade do personagem. Assim, o título capitalizou isso e ofereceu ao público a experiência de um capítulo da animação, mas adaptado a um jogo de quase dez horas.

A narrativa do jogo poderia se passar facilmente por um episódio da série, o que demonstra o grande trabalho da equipe original ao criar esta aventura.

SpongeBob SquarePants: Battle For Bikini Bottom – Rehydrated

Plâncton, em sua busca incessante pela fórmula secreta do hambúrguer do Siri Cascudo, criou um exército de robôs para derrotar seu concorrente no mundo do fast food. No entanto, suas criações se rebelam e causam o caos na Fenda do Biquíni. É aqui que Bob Esponja, Patrick Estrela e Sandy Bochechas entram em ação para restaurar a ordem.

A história continua sendo a mesma. Nada muda. Mesmo com os anos que já passaram entre o lançamento original e o remake, a Purple Lamp Studios manteve intacta a narrativa. Já que a estrutura do jogo é dividida em pequenos mundos, poderia ter incluído alguma piada ou personagem posterior ao que estava disponível em seu lançamento. Um bom fan service melhoraria a experiência.

Esquecer quase duas décadas de episódios pode ser contraproducente para todos aqueles que decidem jogar pela primeira vez o remake, especialmente para crianças que cresceram com um Bob Esponja diferente do nosso.

No final das contas, Battle for Bikini Bottom está focado em oferecer ao público as habituais interações entre o personagem e o cenário, só que agora de forma interativa. Se você é fã do personagem, você tem um dos jogos mais engraçados do mercado hoje.

Jogabilidade

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom é um jogo de plataformas 3D com ênfase na coleta de itens, da mesma forma que Banjo-Kazooie. Embora, o remake Rehydrated não muda nada: o desenho dos níveis, os inimigos, a progressão, os movimentos, tudo é preservado da mesma forma.

O jogo está dividido em vários níveis que se tornam acessíveis quanto mais espátulas douradas você conseguir obter. Esses itens têm a mesma funcionalidade que os jiggies em Banjo-Kazooie oy as estrelas de Mário. Cada mundo oferece um desafio, seja encontrar certos objetos ou derrotar um chefe no final, e ao longo do caminho teremos pequenas missões que nos darão a possibilidade de conseguir mais itens necessários para avançar.

Em cada nível existem três objetos importantes, as já referidas espátulas, as meias do Patrick, com as quais conseguimos mais espátulas, e por último temos objetos brilhantes, que funcionam como dinheiro do jogo, e com eles você obterá acesso a mais espátulas. Novamente, se você já jogou Banjo-Kazooie, Super Mario 64 ou qualquer outro jogo do gênero, você sabe exatamente o que está enfrentando aqui.

Bob, Patrick e Sandy são os personagens jogáveis e alternáveis ao longo da narrativa do jogo, cada um com suas habilidades únicas que serão necessárias para cumprir determinados objetivos. Não há alterações para o jogo de 2003, mas pequenos detalhes melhoram a interface do usuário e traz um menu que torna mais fácil ver o seu progresso, além de adicionar um modo multiplayer.

Nesse modo enfrentaremos uma horda de robôs malvados na companhia de um amigo, localmente ou online. O interessante é que os desenvolvedores implementaram aqui o que não foi incorporado ao jogo original, como enfrentar um Lula Molusco metálico e usar outros personagens.

O desenvolvimento ou reidratando uma esponja

Temos um remake, não uma remasterização, a Purple Lamp Studios reconstruiu Battle for Bikini Bottom do zero usando o Unreal Engine 4, e a Fenda do Biquíni está espetacular, tudo ganhou uma nova vida. Um visual mais moderno para a aventura, sem esquecer as origens, com cada fase mostrando isso, as cores vivas e brilhanets dos Campos das Medusas oou o contraste sombrio do cemitério de navios, entre outros cenários incríveis.

No entanto, a experiência não escapa de alguns problemas, podendo incomodar. Quando perdemos a vida, a tela de carregamento demora, algo que frusta, especialmente em uma seção complicada de plataformas onde você morrerá constantemente. Após reiniciar, o jogo fica carregando as texturas e por alguns segundos os belos ambientes se transformam em espaços saídos de um jogo PS1 ruim.

Disponível pra PS4, Xbox One, Switch e PC.

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated faz jus ao seu nome.  Deixa o jogo mais bonito, como se fosse uma reindratação. Uma experiência de um  jogo de plataformas em 3D, mas o novo aspecto audiovisual, a atenção aos detalhes e a inclusão de conteúdo perdido, fazem dessa experiência uma aventura digna de 2020.

Nota: Excelente (4 de 5 estrelas)

Bob Esponja volta para o divertido game Battle for Bikini Bottom
4 / 5 Crítico
Avaliação
Publico (0 notas) {{ reviewsOverall }} / 5
Resenhas Deixei sua nota!
Ordernar por:

Deixe sua nota e participe!

User Avatar User Avatar
Verificado
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

Show more
{{ pageNumber+1 }}
Deixei sua nota!

Participe com sua opinião!