Muitos estúdios de videogame tradicionais, ou “Web2” como se diz por aí, estão desenvolvendo novos jogos que utilizam redes blockchain, criptomoedas e NFTs. A maioria na Ásia, onde a tecnologia se dissemina mais rapidamente, com apenas um baseado nos Estados Unidos e um na Europa – o que mostra o domínio dos orientais no espaço de jogos da Web3.
Aposta ou não, conheça algumas das maiores produtoras que estão investindo para trazer as vantagens da web3 para o mundo dos gamers.
Square Enix
O estúdio japonês de videogame Square Enix – criador dos títulos Final Fantasy e Kingdom Hearts – explora videogames NFT desde 2019. Em 2021, a empresa lançou uma coleção esgotada de cartões comerciais NFT baseados em Ethereum. Cerca de seis meses depois, a Square Enix vendeu seu IP Tomb Raider, bem como três estúdios de sua propriedade para ajudar a financiar seus movimentos em blockchain e pesquisa e desenvolvimento de IA.
No início deste ano, o estúdio anunciou que planeja lançar um jogo NFT, Symbiogenesis, na rede de sidechain Ethereum Polygon. A Square Enix chama o próximo jogo de “projeto de arte colecionável” com um componente narrativo e um mistério que os jogadores terão que resolver ao longo do jogo. A Square Enix também investiu anteriormente no jogo metaverso The Sandbox e anunciou planos para trazer seu Dungeon Siege para o meta-mundo.
A Square Enix também lançou cartões colecionáveis baseados em Final Fantasy VII NFT na plataforma Efinity de Enjin em Polkadot, vinculados a estátuas físicas e colecionáveis.
Nexon
A Nexon é uma produtora de videogames com sede na Coréia do Sul que está fazendo um novo jogo MapleStory Universe, que vai utilizar tokens não fungíveis (NFTs) no blockchain Polygon. A Nexon compartilhou que terá sua própria rede privada ou Polygon “Supernet” para o jogo.
Os jogos MapleStory originais arrecadaram mais de US $ 4 bilhões para o editor e viram mais de 260 milhões de jogadores até o momento. O líder do grupo MapleStory Universe, Hwang Sun-Young, disse que o estúdio trabalhará em estreita colaboração com a Polygon Labs durante todo o processo de desenvolvimento e marketing.
Krafton
A Krafton, desenvolvedora de PUBG: Battlegrounds e PUBG Mobile com sede na Coreia do Sul, planeja lançar um jogo metaverso habilitado para NFT sob o nome provisório de Migaloo. Os jogadores poderão criar seus próprios ativos digitais sob o que Krafton chama de sistema “criar para ganhar”.
O estúdio estabeleceu uma participação majoritária em uma nova empresa de joint venture com a empresa de tecnologia Naver Z. Juntos, Krafton e Naver Z desenvolverão o Migaloo e planejam lançá-lo ainda este ano. Em 2022, a Krafton também disse que desenvolverá jogos no Solana em parceria com o Solana Labs.
Zynga
Zynga é uma empresa de jogos americana conhecida por sucessos casuais como Farmville, CityVille e Words With Friends. No ano passado, a Zynga anunciou que está desenvolvendo jogos que usam NFTs em um esforço para “preparar” seus negócios para o futuro.
Embora pouco tenha sido anunciado desde então, a Zynga parece estar avançando com sua divisão de jogos Web3. Seu site atualmente lista um anúncio de emprego para um engenheiro de software para o departamento, com o objetivo de criar “jogos Web3 duradouros” para o estúdio.
A empresa controladora da Zynga, Take-Two Interactive, é uma das maiores editoras de jogos do mundo, com franquias como Grand Theft Auto, NBA 2K e Red Dead Redemption em seu portfólio. O CEO da Take-Two, Strauss Zelnick, falou sobre oportunidades no mundo da Web3, e a empresa investiu na desenvolvedora de jogos Web3, Horizon, em 2022.
Ubisoft
A editora francesa de jogos Ubisoft é um dos poucos estúdios ocidentais de videogames que explora abertamente os NFTs em seus jogos. Em 2021, lançou Tezos NFTs gratuitos para Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint. Embora esses NFTs fossem esteticamente simples e lançados em um jogo com poucos jogadores ativos restantes, ainda assim desencadeou uma reação massiva online de jogadores furiosos que não gostam da ideia de NFTs em jogos.
Em resposta, a Ubisoft disse que os NFTs nos jogos são uma “grande mudança que levará tempo” e continuou desenvolvendo integrações de blockchain para os próximos jogos. Em 2022, a Ubisoft disse que ainda estava pesquisando como os NFTs poderiam ser implementados em seus títulos.
Este ano, a Ubisoft lançou NFTs com base em seu IP do jogo Rabbids no jogo metaverso The Sandbox e lançou “Smart Collectibles” de Assassin’s Creed – um movimento que combina colecionáveis físicos com componentes NFT digitais. Anteriormente, a Ubisoft criou One Shot League, um jogo derivado do jogo de futebol fantasia baseado em NFT Sorare, e lançou um experimento Rabbids NFT em 2020 para beneficiar a caridade.
NCSoft
A editora de jogos coreana NCSoft é a criadora de títulos como Guild Wars, Blade & Soul e o Lisérie neage. Ele investiu na rodada de financiamento da Série B de US$ 300 milhões da empresa de blockchain Mysten Labs no ano passado e compartilhou planos para desenvolver jogos NFT no recém-lançado blockchain Sui.
Mysten Labs está construindo infraestrutura para a rede Sui e acredita que Sui é bem otimizado para videogames que usam transações de criptografia e NFTs. Numerosos jogos serão lançados no Sui em um futuro próximo, embora a NCSoft ainda não tenha revelado seus planos específicos.
Com2us
A Com2us é a desenvolvedora e editora de jogos sul-coreana por trás do Summoners War. Mas o estúdio demonstrou forte interesse em jogos blockchain e está desenvolvendo jogos que oferecem NFTs e integrações criptográficas por meio do blockchain XPLA.
O presidente da empresa nos EUA, Kyu Lee, disse ao Decrypt em uma mensagem que o estúdio planeja lançar cerca de 10 a 15 jogos blockchain por ano e que a maioria deles será para dispositivos móveis.
WeMade
A editora de jogos coreana Wemade acaba de lançar o World Fishing Championship, um jogo de pesca do tipo jogar e ganhar para celulares Android. Também planeja lançar mais dois jogos blockchain este ano: R1B e Night Crows. R1B é um jogo de beisebol e Night Crows é um MMORPG de fantasia de alto conceito que está sendo adaptado para um jogo Web3 para audiências globais.
A Wemade também promoveu sua plataforma de jogos criptográficos Wemix Play na Game Developers Conference em março de 2023. Um representante da Wemade disse ao Decrypt por e-mail que o Wemix Play se destina a ser como uma loja Steam para jogos criptográficos.
O Wemix Play atualmente oferece um mercado NFT e tem mais de 50 jogos de desenvolvedores independentes externos planejados para sua plataforma, muitos dos quais oferecem aos jogadores a capacidade de “jogar e ganhar” vários tokens criptográficos. No momento da redação deste artigo, Wemix tem 28 tokens de jogos diferentes listados em sua plataforma, bem como tokens de fãs. A maioria dos jogos ao vivo mais populares do Wemix são RPGs, mas alguns jogos de quebra-cabeça e estratégia também quebraram sua lista dos 20 melhores.
Com informações via Yahoo.
Comente!