Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Sonic, Altered Beast, Golden Axe e Streets of Rage: Uma homenagem aos 20 anos de Mega Drive!

Mega Drive I
Mega Drive I

Se você foi criança nos anos 90, você cm certeza sabe o que era aquele porco-espinho azul que pulava em cima das coisas pra poder destruí-las e ficava embasbacado com a rapidez daquilo. Provavelmente ainda diria, ” Nooosa que maneiro!”.

Sonic I
Sonic I

Certamente, deve lembrar-se de alguma vez ter visto ou escutado sobre um anão com um machado, uma ruiva com uma espada e um bárbaro à la Conan[bb] viajando por ai em cima de dragões, matando esqueletos e chutando duendes azuis em busca de frascos de vidro que curavam ferimentos e davam poderes mágicos.

Se você sentiu-se nostálgico agora, então devo lhe dizer que você, assim como eu, viveu uma das maiores glórias dos anos 90, você  jogou Mega Drive. E devo lhe informar que ele está de aniversário.

Golden Axe
Golden Axe

Não se espante, é super normal agora, pra quem está na faixa dos seus 20-30 anos, relembrar as tardes  saudosistas na casa de algum amigo, reunindo um pessoal  bacana e se esforçando para juntos zerar um jogo estranho onde Zeus (?) ressuscitava dois mortais para buscar sua filha das garras de Hades e lhes dava o poder de chutar carneiros (ou eram porcos?) e absorvendo sua “esfera de poder” transformar-se em lobisomens, homens-tigre, dragões e homens-urso.

Pois é , e se você envelheceu , saiba que aquele seu velho amigo de infância também o fez e hoje 29 de outubro, completa 20 anos de existência,, tendo iniciado sua vida no Japão em 1988. Quando foi lançado pela Sega nos EUA, em 14 de outubro de 1990, o Mega Drive recebeu o nome de Gênesis. Em 20 de novembro, do mesmo ano,foi lançado na Europa. O nome Gênesis foi assim usado porque a Sega não conseguiu comprar a licença que na época já era usada por outra empresa.

Altered Beast
Altered Beast

Na mesma época em que foi lançado, o Mega Drive fazia concorrência forte ao console de 16 Bits da Nintendo, o Super Nintendo, de uma forma nunca antes, nem depois,  vista no mundo dos games. Quem viveu aquela época viu ou vivenciou a discussão que era em prol de saber qual console era melhor, ou qual versão de Street Figther ou Mortal Kombat III estava mais bem feita. Eu sempre defendi o Mega Drive, até porque me lembro de meu pai não ter dinheiro para comprar mais de um, então fiquei com o Mega Drive que ele me comprou de aniversário por muitos e muitos anos…

Os pontos fortes e fracos dessa disputa acirrada eram bem curiosos e que provavelmente nós, na época pirralho, nem poderíamos ter imaginado. A Nintendo possuía a licença de quase todos os jogos de arcade que existiam, então a Sega apostou em nomes famosos para criar os seus jogos exclusivos. Moonwalker, com Michel Jackson e Super Mônaco GP, com Ayrton Senna são os mais famosos exemplos, mas a disputa final se deu com o grande duelo de todos: Mario vs. Sonic.

Mario & Sonic

De todos os mascotes que se possa imaginar, não há dupla mais antagonicamente clássica do que essa. Nem mesmo os consoles mais evoluídos (do Playstation em diante) conseguiram criar ícones tão enraizados quanto estes. Que me perdoem Crash Bandicoot e Pikachu, mas não dá pra comparar o peso que estes mantém até hoje no mercado de games, tendo várias e inúmeras versões, Mario possuía a versatilidade de apresentar-se em vários estilos: Mario Kart, Mario Paint e etc, porém não conseguia desbancar o charme do porco-espinho e seus personagens de apoio, Tails e Knuckles.

Streets of Rage
Streets of Rage

Através do tempo, podemos dizer que a Era Dourada do Mega Drive se deu entre os anos de 1992 e 1993, com o lançamento de Sonic 2, Prince of Persia, Super Street Fighter II: Champion Edition. Entretanto, voltando um pouco ao assunto Mortal Kombat, deve-se colocar aqui que foi neste mesmo ano que foram lançadas as versões para ambos e a do Mega Drive possuía fatalities e sangue vermelho. Na versão do Super Nintendo, coitado, o sangue não exista e os fatalities foram trocados por golpes “menos violentos”…

Infelizmente os acessórios do Mega Drive não emplacaram. Quem não se lembra do Sega CD e do 32X ? O Sega CD, que era acoplado ao lado do vídeo-game, teoricamente pretendia ter jogos que rodassem com mais velocidade e melhores gráficos porém careceu de jogos bons.

Sega CD

O 32X, que  dava a capacidade de rodar jogos com gráficos poligonais (Virtua Fighter), foi um fracasso de vendas maior ainda: vendeu apenas 200 mil unidades no mundo todo.

Sega 32x
Sega 32x

No Brasil, a Tec Toy é a responsável pelo licenciamento e produção do console, com… hã… uma vontade de sobreviver férrea, eu diria. Com 3 versões diferente lançadas, que nada mudavam além do design externo do console, a empresa chegou a produzir pérolas como Turma da Mônica na Terra dos Monstros, Duke Nukem 3D, Férias Frustradas do Pica-Pau e as duas versões de Show do Milhão. Francamente, as vezes é necessário saber admitir a derrota ou falência para não se expor ao ridículo. Alguém avisa a Tec Toy por mim, fazendo favor?

Nem tudo entretanto são lágrimas em relação à Tec Toy, mas sim um funesto ato de falta de bom senso. Pelo menos estima-se que foram vendidos 2 milhões de consoles no Brasil, chegando até mesmo a ter uma edição especial com 86 jogos, incluídas aí, versões adaptadas de jogos para celular de Need for Speed Pro Street e The Sims 2.

Guitarra Mega Driver
Guitarra Mega Driver

Além do console, há no Brasil uma banda que toca exclusivamente músicas adaptadas dos clássicos do Mega Drive. O nome da banda é Mega Driver e além de apresentações por todo o país, inclusive com direito à show de abertura no Vídeo Games Live deste ano, também disponibiliza gratuitamente em seu site toda a trilha sonora feita por eles. Curioso saber que eles transformaram o console em guitarra.

Este foi um dos maiores ícones dos anos 90, e ponho minha cara à tapa se ele não aparecer em um “Almanaque dos Anos 90”.

” Eu ainda pego este Sonic!” – Doctor Robotinick

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

The Pathfinder Bestiary: Novo padrão para livros de monstros?

Próxima publicação

The Wheel of Time no Brasil

Comentários 30
  1. Bom eu era novo nessa epoca, na verdade pelo que vi nasci no ano de lançamento xD, mas me lembro desses consoles, eu tinha o super nintendo mas jogava o mega drive na ksa dos meus primos.Os jogos que mais me marcaram foram sonic e golden axe, adorava esses jogos.
    Bom uma otima matéria pra recordar os velhos tempos, pena esse console ter se tornado absoleto…

  2. Saudades de minha infância, uma época feliz que passa tão rápido que quase não sentimos, eu vivenciei esses dois consoles, um amigo meu de infância teve um e depois o outro, e confesso que sempre preferi o mega drive, apesar do super nintendo também ser ótimo.
    Quem aqui de nossa geração nunca se acabou em algum sonic? Sonic e tales? Sonic 1, 2, 3? Até o Sonic Spinball? =D Os jogos de hoje são ótimos, cheios de recursos de jogabilidade, gráficos perfeitos mas… Não se comparam a diversão que uma criança da década de 90 tinha ao jogar um simples sonic no mega drive ou Super mario world no snes

  3. até hoje o Mega Drive é meu video game favorito. E continuo achando que ele é melhor que o Super Nintendo. Digo isso já tem mais de 15 anos e continuarei dizendo até o fim dos dias.

  4. Caraaaaaca! Eu ainda tenho meu mega-drive! *-*
    Eu era um toko de gente quando gahei o meu! xD
    O meu é o 32x! xD Vééééééiiii! xD ahuahauahuahauha
    Lembro q eu era viciado em Sonic! *-* O video game ficava o dia intero ligado até eu fecha o jogo! xD
    A conta de luz num era nem um poco exagerada! xD ahauhauhauahua
    Tb era viciado em MK3! *________* Sindel rulla! xD
    ahauahuhaua
    Sensei, a matéria fico mt foda! *-*

  5. HAHAHAHAHAHA !!!
    MEU DEUUUUUUUUUUUUUUUUUUUS !!!
    Estou muito veeeeeeeeeeeeeeeeeelha !!!!
    Passava tardes e tardes jogando Sonic, o Rei Leão, Street Figther, Carmen San Diego em Espanhooooooool !!!!
    E tinha 1 jogo de 1 mago também que agora não lembro o nome !!!
    Hahahahah que saudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaades de jogar mega drive !!!
    O meu ainda tá guardado mais acho que nem funciona mais !!! hahahaha
    Adoreeeeeeeeeeeei Sensei !!!
    =*********

  6. Maneiríssimo!
    Muito nostálgico ver essa matéria sobre um dos consoles da minha infância! 😀 Passava tardes inteiras jogando! ^^ Só senti falta de Street of Rage, aí ^^ Era meu favorito do MD 😀
    Tive um igual ao da primeira foto! D:
    Pena que ele não pegava ~.~

  7. Caramba, que nostálgico. *-*
    Eu tive o Mega Driver/Sega CD. De fato o sega cd nem tinha graça, o mega driver que roubava a cena.
    E que foda a guitarra do Megadriver. _\m/

  8. caracaaaaaaaaaaaaa eu tenho esse mega drive eesses jogos nossa muito bom esses tempos eram os tempos de ouro do video game muito foda ate hoje ainda jogo esses jogos hauhauahauha foda foda nostalgia total^^

  9. Realmente legal a matéria… ainda que eu ache o super nintendo bem melhor do que o mega drive e os jogos do mário, até hoje são melhores que os do sonic…. rs
    Mas o porco espinho também tinha jogos legais….

  10. Eu nunca tive o mega driver, eu pulei do master system direto para o SNES por causa do meu vizinho viciado na nintendo, mas felizmente meu primo tinha e eu passei muitos dias jogando fantasia, sonic, luta livre, golden axe, etc. 😀 Até eco the dolphin eu jogava hahahaha

  11. Realmente magnífico, lembro ainda quando jogava meu Sonic, Conan e etc… Muito massa mesmo, Mega driver é lenda como o nosso Atari. 🙂
    Realmente perfeito a nossa época…
    Abraço à todos.
    ~lll- By Fractius -lll~
    ”Siga-me, e eu lhe darei o que desejar. Idolatra-me, e eu farei de você um Deus.”

  12. Concordo, o Mega Driver foi um grande sucesso dos anos 90. Eu diria que o Master e o Mega, em questão de console, foram os últimos grandes sucessos da sega. Muitos jogos bons, como o Sonic 3D Blast esse eu me matei de tanto jogar, Super Street fighter, Afterburner, ALEXKID, Phantasy Star, Ultimate Mortal Kombat, Samurai Shodown (esse era melhor que o do snes mesmo esse apresentado mais opções para se jogar), entre muitos outros.

  13. Putz todo mundo lembrando com saudades dessa época e eu sinto que ainda estou nela… ainda jogo esses 2-D noróticos de vez em qd no computador. Até hj costumam ser os que mais me divertem. Plataformas ruleiam !!\o/\o/\o/

  14. Grande fase aurea dos videogames! A disputa SEGA X NINTENDO movia mentes e corações como nem mesmo o futebol fazia. Era uma saudável “guerra” em que valia tudo, até torcer para que o cartucho de Mega “desse mais tilt” que o cartucho de SNES.

  15. PS: Eu era o único da minha turma que jogava os RPGs dos dois consoles: o lendário Phantasy Star III, do Mega e o glorioso Final Fantasy III (VI para os japoneses) do SNES.

  16. Eu era dono de Mega Drive e depois que eu vendi o meu só fui comprar um PS2, muitos anos depois. No entanto, eu vou dizer mais a respeito do que o Felipe falou. Chrono Trigger é o melhor RPG de todos os tempos. E tenho dito.

  17. Opa, já estava sendo planejada há algumas semanas. Vou começar o especial de Halloween essa semana, terça que vem vai rolar um especial Final Fantasy no Movie Tunes, achei muita música legal.

  18. Na, eu joguei megadrive quando era muito mequena na casa da minha avó hahah Era engraçadíssimo, 5 crianças disputando par jogar.
    Foi o primeiro videogame que jogei, apesar de nem ter idade para poder dizer isso rs
    Mas tenho que admitir que desde que criei uma opinião sobre games prefiro a Nintendo. Ela, apesar de ser super babaca em alguns sentidos, sempre fez os melhores joysticks 🙂
    Quanto à discussão Mário X Sonic, tenho que apesar dela ainda existir não importa mais, a Nintendo já comprou todo mundo rs
    ps. Mané os side-kicks do mário não têm tanta importância quanto os do Sonic, o Luigi, Bronser e o Wario são exemplos de personagens muito legais.. Sinceramente acho que do universo do mário em geral as pessoas têm preferência pelos outros personagens; enquanto no Sonic muita gente prefere o porco-espinho azul..

  19. Como bom dono de Mega Drive, eu tentei defendê-lo… meus jogos favoritos eram Super Street Fighter II e Shining Force I e II.
    Mas é claro, isso foi antes deu ser iluminado e me render a supremacia Nintendo e ao inigualável carisma do Mario… ainda sim, fiquei muito decepcionado quando a SEGA caiu fora do ramo dos games. Pensar Mario sem seu rival Sonic (e vice-versa) perde muito da graça.

  20. Sinceramente, o Mega Drive, na minha opinião, ainda é O console. Apesar de ter conheci-
    do o SNES seis anos antes do Mega Drive (conheci o primeiro em 1993), este ultimo é o
    meu sistema 16 BIT preferido. Que se foda o XBox 360, PC e PS3. Nenhum videogame é
    melhor que Master System, Mega Drive e SNES.
    O Master System reinou absoluto no Brasil e Venezuela entre 1990 e 1991. O ano seguin-
    te foi o ano do Mega Drive (1992).

  21. Sinceramente, quando me lembro das tardes em que jogava Altered Beast, Sonic 1, 2 e 3, Sonic & Knuckles, Rocket Knight Adventures, Street Fighter II: Special Champion Edition, Streets of Rage 1, 2 e 3, Golden Axe 1, 2 e 3, Mortal Kombat I, II, III e Ultimate MK III, Batman Forever, Batman Returns, Comix Zone, Double Dragon, Fatal Fury I e II, The Incredible Hulk, Justice League: Task Force, Socket: Time Dominator, Dynamite Duke, Pit Fighter (clássico!!!), Mighty Morphin' Power Rangers, Mighty Morphin' Power Rangers: The Movie, Revenge of Shinobi, Rock 'N Roll Racing, Road Rash 1, 2 e 3, Samurai Shodown, Superman, Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist, entre tantos outros, eu chego quase a chorar de emoção, sem exageros. É uma nostalgia que gera aquela ambiguidade da tristeza (por saber que aqueles tempos não voltarão) e da alegria (por ter ciência de que vivi intensamente aqueles momentos).
    Saudações ! ! !

  22. Há não muito tempo fui tomado por uma forte nostalgia que me levou a readquirir um Mega Drive. Como alguns afirmaram, o Mega é o melhor console de todos os tempos, em minha opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir