LançamentosQuadrinhos

Achados & Perdidos: roteirista Mario Oshiro lança HQ

Publicada pela editora Skript, obra young adult conta com ilustrações da artista mineira Dominic Amaral

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/MYO06737-1600x2302.jpg" rel="nofollow"> &title=Achados%20%26%20Perdidos%3A%20roteirista%20Mario%20Oshiro%20lan%C3%A7a%20HQ" rel="nofollow"> &name=Achados%20%26%20Perdidos%3A%20roteirista%20Mario%20Oshiro%20lan%C3%A7a%20HQ" rel="nofollow">

A primeira incursão do premiado roteirista Mario Oshiro fora do audiovisual, “Achados & Perdidos” (Skript Editora, 160 páginas) é uma HQ que mistura humor, drama e uma narrativa distópica ambientada em São Paulo. Com arte de Dominic Amaral, a obra foi contemplada pelo ProAC/SP e apresenta a história de Kenzo, um jovem que, sem lembranças de quem é ou como chegou ali, é encontrado no metrô da capital paulista e levado para um departamento de achados e perdidos onde pessoas são tratadas como objetos esquecidos.

No sistema, Kenzo é catalogado como “B124” e diagnosticado com a Síndrome dos Achados e Perdidos (SAP), que o leva a questionar não apenas onde está, mas quem realmente é. A trama ganha vida ao explorar como ele, ao lado de Pedro, um “perdido” rebelde e divertido, navega pela solidão e busca por pertencimento nesse universo distópico. A relação entre os dois se aprofunda em um romance enquanto eles enfrentam os desafios de um sistema frio e impessoal que os vê como coisas esquecidas em prateleiras vazias.

As ilustrações de Dominic Amaral capturam a essência da cidade como um personagem vivo. Inspirada por pessoas reais, Dominic foca nas expressões faciais dos personagens para transmitir as emoções que permeiam a trama.

Representatividade e temas universais

A HQ se destaca pela representatividade de personagens LGBTQIAP+, protagonismo amarelo e um olhar profundo sobre saúde mental. Mario Oshiro, um homem gay e de ascendência japonesa, reflete na obra questionamentos sobre identidade, solidão e a pressão social em um mundo urbano acelerado. “São reflexões que dialogam com a complexidade de se encontrar em um mundo que constantemente tenta definir quem você deve ser.”

Apesar de tratar de temas historicamente negligenciados, o autor acredita que a HQ não se trata apenas de um personagem gay e asiático, mas também de uma história sobre a humanidade com vivências universais sobre solidão e recomeço. “Esses temas são minha forma de transformar experiências pessoais em algo maior, que dialogue com quem também já se sentiu perdido ou fora do lugar. Perder-se pode ser doloroso, mas também é um processo necessário para se redescobrir. Afinal, não dá pra se encontrar se você nunca se perder.” 

Do audiovisual para os quadrinhos

Mario Oshiro, com 15 anos de experiência no audiovisual, traz para a HQ a fluidez narrativa típica de suas produções cinematográficas. A ideia de “Achados & Perdidos” surgiu como um roteiro para cinema, mas ganhou vida como quadrinho após os desafios do mercado audiovisual.

Entre suas inspirações, Mario cita obras como a HQ Heartstopper, séries como Fleabag e I May Destroy You, além do filme argentino Medianeras. O autor também destaca a importância de criar histórias que transformam experiências pessoais em narrativas que dialoguem com o público de forma universal.

Onde adquirir

“Achados & Perdidos” está disponível para compra no site da Editora Skript (bibliotecafantastica.com.br) e na Amazon (https://bit.ly/3WxtfgO). 

FICHA TÉCNICA

Livro “Achados & Perdidos”
Autores: Mario Oshiro (roteiro) e Dominic Amaral (ilustrações)
Número de páginas: 158
ISBN: 978-65-984880-0-0
Data de lançamento: 2024
Gênero: História em Quadrinho
Editora: Skript

Deixe um comentário

Sugeridos
FilmesLançamentos

Parceria entre Panamá e Colômbia, “Querido Trópico” chega aos cinemas nesta quinta-feira

“Querido Trópico”, novo longa da cineasta panamenha Ana Endara, chega aos cinemas...

LançamentosMúsica

Norton une pop, funk e MPB em “Tudo Cooperou”

Aposta da Onimusic na reta final de 2025, o cantor Norton apresenta...

LançamentosMúsica

Ana Nóbrega lança a canção “Oh, Vem Me Avivar” pela Onimusic

Um mês após lançar a canção “Não Há Outro Lugar”, a cantora...

CríticasFilmesLançamentos

“Napoli – New York” adapta texto de Fellini sob o olhar das crianças

Imagine viver nos anos 50 e 60, esperando ansiosamente pelo próximo filme...

LançamentosMúsica

Luella compartilha “Como Se Eu Não Soubesse”

A cantora e compositora Luella apresenta a faixa “Como Se Eu Não...

AgendaArtes VisuaisQuadrinhos

Exposição que reúne HQ, arte e viola estreia dia 01/11

O público terá a oportunidade de visitar a Exposição “Nos Braços do...

CríticasFilmesLançamentos

Mostrando logo a que veio, “Entre Penas e Bicadas” não decepciona

Existe no marketing uma estratégia que se chama “pé na porta”. Trata-se...

LançamentosMúsica

Àiyé lança clipe “Cores de Oxum”

A cantora, baterista e produtora ÀIYÉ lança o videoclipe de “Cores de...

LançamentosMúsica

Gaby Cardozo apresenta a canção “Vitrine”

Dando sequência a sua série de lançamentos em 2025, a cantora Gaby...

LançamentosMúsica

Marcelo Cacilias lança “Canção de Simeão” com a participação do Drops INA

Marcelo Cacilias apresenta o primeiro single de seu novo projeto intitulado “DUO”,...