em ,

TopTop

Fernanda da Escóssia lança o livro Invisíveis: uma etnografia sobre brasileiros sem documento

Lançamento do livro Invisíveis, da jornalista e professora universitária Fernanda da Escóssia, que narra as experiências de brasileiros indocumentados, ilegíveis pelo Estado, invisíveis no próprio país. A obra relata as trajetórias de brasileiros adultos sem certidão de nascimento e as estratégias que utilizam para provar que de fato são quem dizem ser. A etnografia apresenta uma reflexão sobre o valor do documento e os direitos que ele garante.

O livro narra as experiências desses brasileiros indocumentados, ilegíveis pelo Estado, invisíveis em seu próprio país. Valoriza histórias de vida como a de uma mulher que, sem certidão, não podia ser operada de um câncer; outra, na busca pelo documento, reencontrou a irmã de quem fora separada havia mais de 20 anos. “Invisíveis” relata a chegada dessas pessoas ao ônibus e as estratégias que elas utilizam para provar que de fato são quem dizem ser. Ao combinar uma escuta atenta e uma escrita sensível, o trabalho permite conhecer as respostas dessas pessoas a perguntas sobre “Como um adulto vive sem documentos numa sociedade documentada”, “Como se vê sem documentos” e “Que papel atribui ao registro de nascimento”.

“Esta etnografia publicada pela FGV Editora apresenta por fim uma reflexão sobre o valor do documento. A autora apresenta a hipótese de que, na busca pela documentação, a dimensão imediata e inegável de “para que serve o registro de nascimento” se junta a outra, que remete a uma nova busca, por direitos, acesso à cidadania e recuperação da própria história familiar. E mostra que a conquista do registro de nascimento, com os direitos que ele garante, é parte de um processo maior de construção de identidade e cidadania”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *