Islândia, 2025. É no norte europeu que ressoa a voz de uma brasileira com cidadania islandesa, Jussanam. Ela é uma das vozes do grupo de músicos islandeses Latin Faculty, cujas composições são especialmente assinadas pelo músico e compositor também islandês Ingvi Thor Kormaksson.
Há mais de vinte anos nos bastidores, Ingvi se dedica exclusivamente à arte de compor, e o faz muito bem, como é o exemplo da nova música do Latin Faculty, “So Nice”. O single, que é parte do próximo álbum da banda, é a continuidade da carreira de Ingvi, que abarca 16 álbuns, seja como músico ou, os mais recentes, como compositor. Contudo, “So Nice” é, particularmente, especial para nós, brasileiros.
Isso porque nesta música Ingvi Thor Kormaksson buscou a inspiração, vejam só, na bossa nova clássica, aquela produzida em seus anos dourados. Principalmente, Ingvi pensava em canções logo do início dos anos 1960, as gravadas e compostas por Tom Jobim, como “Desafinado” e “Chega de Saudade”. Devoto da bossa nova, ele conta que, sem perceber, a canção se tornou uma espécie de homenagem a essa época e estilo de música.
“Sou admirador da música brasileira há muitos anos; Jobim, Bonfá, Lins e muitos outros compositores brasileiros, além de todos os maravilhosos vocalistas. Contudo, não há muito interesse pela bossa nova na Islândia, embora de vez em quando algum artista de jazz decida produzir uma música dessas. Mas esse tipo de música conquistou meu coração quando eu tinha 14 anos e nunca mais me deixou. Eu também gosto do samba, MPB, choro etc. Provavelmente fui brasileiro em alguma vida passada. Assim, ritmos de bossa nova e samba têm sido utilizados em meus álbuns, mesmo nos mais voltados para o blues ou folk. Minha música frequentemente remete ao Brasil, mas também pode ser categorizada como AC ou Smooth Jazz.”, disse o compositor irlandês.
Rebekka, também vocalista do grupo, baseou-se no rascunho escrito por Ingvi para escrever a letra final da música, em islandês, e a versão em inglês ficou por conta do próprio Ingvi. Ele também ajudou na construção dos arranjos, de responsabilidade de Lárusson, companheiro de banda e de sua antiga banda, a JJ Soul Band. Birgir Jóhann Birgisson produziu os vocais, mixou e masterizou.
“So Nice” está disponível nos serviços de streaming, bem como toda a discografia da qual o artista participou, gravações essas que acontecem desde 1983.