“A Moça na Laje e outras histórias” (Penalux, 2023), novo livro da escritora Lucia Leite, é um conjunto de contos cuja proposta é trazer ao leitor uma variedade de histórias contemporâneas, principalmente dentro de um cenário urbano.
“É um livro sobre pessoas”, adianta a escritora em entrevista à nossa redação. “Falo de amores e dores, nas várias formas de levar a vida.”
Os textos de Lucia transitam em vários registros das relações humanas: questões sociais, religiosidade, política, violência urbana, dificuldades e empoderamento das mulheres, os percalços e as alegrias do cotidiano.
“Minha intenção com esses contos é despertar emoção, empatia, solidariedade”, continua a autora. “Assim como compartilhar experiências vividas pelos personagens. Fazer o leitor se reconhecer nas histórias contadas”, completa.
Para o escritor Vilto Reis, a coletânea é um “retrato indispensável do sofrimento humano”.
“É como folhear um álbum de fotografias”, diz a autora em definição à sua obra. “Você pode se ver em cada conto, cada relato. Vai lembrar de pessoas que passaram na sua vida, reconhecer nos personagens, indivíduos reais que encontramos no dia a dia, neste país tão grande, multicor e multifacetado”, finaliza.
As histórias que compõem a coletânea são reflexos do real transformado em ficção pela mão de quem vivenciou, observou, se sensibilizou e encontrou verdade e beleza em cada uma delas. Isso porque, além de escritora, Lucia Leite também é médica, atividade da qual extrai matéria-prima para sua literatura.
Os contos também falam de lugares, de modos de vida, de sentimentos; trazem informações de fatos poucos conhecidos, como os anos de chumbo, a marcha das margaridas, preservação ambiental, entre outros assuntos e conteúdos dos quais o leitor sairá tocado e surpreendido. Uma leitura com doses curtas, mas cada qual imperdível.
Lucia Elena Ferreira Leite, carioca, médica, formada pela Universidade Federal Fluminense, filiada à Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Sobrames/RJ, desde 2004, autora de contos e crônicas publicados em coletâneas e revistas, e de trabalhos premiados em concursos da Sociedade. Membro do coletivo de escritores Só uma sugestão. Em 2022 publicou seu primeiro romance “Perdidos” pela Editora Penalux.
Comente!