LançamentosLiteratura

Myriam Scotti – contos que revelam a Amazônia além dos estereótipos  

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2025/06/IMG_0546-e1750518023845.jpg" rel="nofollow"> &title=Myriam%20Scotti%20%E2%80%93%20contos%20que%20revelam%20a%20Amaz%C3%B4nia%20al%C3%A9m%20dos%20estere%C3%B3tipos%C2%A0%C2%A0" rel="nofollow"> &name=Myriam%20Scotti%20%E2%80%93%20contos%20que%20revelam%20a%20Amaz%C3%B4nia%20al%C3%A9m%20dos%20estere%C3%B3tipos%C2%A0%C2%A0" rel="nofollow">

A Amazônia é muito mais do que uma paisagem exuberante: é um território de histórias silenciadas, contradições e resistência. É essa complexidade que a escritora, crítica literária e mestre em Literatura Myriam Scotti desvenda em “Sol abrasador prepara solo fértil” (2025, 136 págs.), coletânea de contos que estreia o catálogo da editora orlando. Com uma prosa que oscila entre o poético e o cru, a autora constrói um mosaico de vozes amazônicas, desde seringueiros até moradores de periferias urbanas, todos unidos pela luta diária em um ambiente tão belo quanto hostil. O livro conta com texto de apresentação assinado pela escritora e jornalista Bianca Santana, colunista da Folha de S.Paulo, e texto de orelha de autoria da escritora e crítica literária Thaís Campolina.

A autora lança a obra n’A Feira do Livro, em São Paulo, no dia 19 de junho, em sessão de autógrafos marcada para Às 15h no espaço da editora orlando, localizado no estande do projeto Escreva, Garota!. Em seguida, no dia 21, a autora faz seu evento de lançamento na Livraria Sentimento do Mundo, às 16h, em bate-papo com Carolina Ferreira, doutoranda e mestra pelo Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP além de pesquisadora-fundadora do Grupo de Pesquisa de Literatura de Ancestralidade Negra – GPLAN da mesma universidade.

Apesar de ser sua estreia no gênero, o “Sol abrasador prepara solo fértil” nasce com credenciais sólidas: Myriam é vencedora do Prêmio Manaus de Literatura (2020) e teve obras selecionadas pelo PNLD. Também dialoga com grandes nomes da literatura engajada, como João Ubaldo Ribeiro e Milton Hatoum, mas traz uma perspectiva genuinamente interiorana: “Manaus não é apenas um cenário; é uma presença que molda desejos e frustrações”.  

O mesmo sol abrasador que ilumina, também oprime Manaus

Myriam Scotti frisa que sua intenção não é romantizar a floresta nem reduzir seus habitantes a vítimas passivas. “Meus contos mostram a potência de quem vive na Amazônia, mas também as feridas abertas por séculos de exploração”, afirma. Em narrativas como “Terra Prometida” e “O Soldado da Borracha”, a autora expõe conflitos sociais e ambientais sem perder de vista a singularidade de cada personagem. A obra, que levou sete anos para ser finalizada, reflete sua formação jurídica e literária: “O Direito me ensinou a enxergar estruturas de poder; a Literatura me deu as ferramentas para humanizá-las”.

Segundo Thaís Campolina, no texto de orelha, “as personagens que povoam ‘Sol abrasador prepara solo fértil’, de Myriam Scotti, não são necessariamente migrantes, mas todas vivem os dilemas de viver, estar, deixar ou voltar para Manaus. A cidade atua na vida de cada uma de maneiras bem diferentes, a depender da época, do gênero, da classe e da origem. Ora enche os olhos no auge da borracha e simboliza esperança, ora se descobre uma promessa de terra prometida não cumprida e representa a angústia diante do futuro ou a saudade do passado.”

Quem assina a apresentação do livro é a escritora e jornalista Bianca Santana. No texto, ela reforça o compromisso de Myriam de retratar a Amazônia sem o exotismo com que se costuma olhar o Norte: “As personagens não são heroínas, no sentido óbvio. Muito menos vítimas passivas dos ciclos de exploração que atravessam suas histórias de vida. São mulheres — em sua inteireza, contradição e potência — marcadas pelo calor da borracha, da migração, da saudade, do amor. Gente atravessada pela seca do Nordeste, pelos delírios de desenvolvimento, pela solidão das que sustentam mundos à custa de seus próprios desejos, pela infância sonhada, pela velhice adiada. Gente penalizada pela desigualdade sem baixar a cabeça ou deixar de sentir”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
LançamentosMúsica

Grupo de samba Versão lança “Ela Vai Voltar / Papo Reto”

O grupo Versão, conhecida por transformar sucessos de todos os estilos em...

LançamentosMúsica

Drops INA apresenta nova versão de “Pardal”

Formado por Paulo Vicente, Rebeca Frange, Thiago Ferreira, Matheus Santos, Tiago Silva...

AutoralLiteratura

Primeiro capítulo do livro “Amor de Manjericão”, de Ana Paula Couto

Ana Paula Couto nasceu em Nova Friburgo (RJ), onde ainda reside. Professora...

Crédito Vic Zacconi - Juliana Von Ammon - Lucas Seixas
LançamentosMúsica

Vivendo do Ócio lança “Baila Comigo” com Paulo Miklos e anuncia novo álbum

Produzida por André T, a faixa une disco, funk e rock alternativo,...

AutoralLiteratura

3 poemas do livro “Um Quarto em Cavala”, de Viviane Ka

Viviane Ka nasceu e mora em São Paulo, é escritora e produtora...

LançamentosMúsica

Rebeca Lindsay e Silfarley celebram a força do brega em “Traí Mesmo”

Rebeca Lindsay se une a ninguém menos que Silfarley para lançar um...

LançamentosMúsica

Waguinho lança a canção “Mesmo Chorando”

Comemorando 40 anos de carreira e 20 dedicados ao gospel, o cantor...

Lançamentos

Tamy Klaus lança a canção “Dependo do Teu Amor”

Tamy Klaus apresenta a canção “Dependo do Teu Amor”, escrita por Dim...

Lançamentos

Amanda Loyola aposta “Quando Eu Te Encontrei”

Amanda Loyola inicia uma nova série de lançamentos pela Onimusic. Diferente do...

LançamentosMúsica

Marcela Brandão lança seu primeiro álbum, ‘Pedra Gigante’

Com produção musical de Luã Yvys, a artista te convida a uma...

CríticasLiteratura

Infinitum Depois do Fim, de Walber Santos, uma jornada entre dimensões e emoções

Em Infinitum Depois do Fim, o autor cearense Walber Santos oferece ao...

LançamentosMúsica

Raull e Andradee se unem na arrocha-funk “Corpo Violão”

O jovem do funk nacional Raull, conhecido por suas participações em projetos da KondZilla,...