No dia 13, o cantor e compositor Vinicius Braz lança “Perto”, o primeiro single de seu projeto solo. A canção chega acompanhada de clipe no canal do YouTube do artista e está disponível em todas as plataformas digitais de música.
A escolha de “Perto” como o primeiro single é simbólica. Integrante da banda Espinoza no Rio de Janeiro há anos, o cantor conta que a faixa representa um diário íntimo da depressão e, ao mesmo tempo, o ato de tomar coragem para seguir na carreira solo: “As coisas ficam muito mais pessoais quando se coloca o seu nome. Depois de muito tempo de experiência com bandas, decidi e consegui, enfim, tomar coragem pra criar um projeto solo. Algo que tenho vontade faz muito tempo: ter autonomia no processo criativo”.
Essa busca por independência surgiu também da necessidade de explorar batalhas internas como a depressão: “Quero despertar identificação e empatia, a despeito das miragens projetadas em redes sociais. Eu quero que quem escutar sinta que é perfeitamente normal passar por guerras interiores, se sentir frágil e imperfeito. Não vale a pena viver refém das idealizações que os outros criam sobre quem você é e como deveria agir. Parece óbvio e talvez seja mesmo, mas tem sido cada vez mais fácil perder a conexão com nosso interior e com o que realmente importa”, afirma o cantor.
“Perto” combina essa intensidade com elementos da música pop alternativa. Como produtor do single, Vinicius Braz quis transmitir esse contraste: “Eu quis trazer um tom melancólico guiado por bateria e sintetizadores, que dão um senso de urgência. Mas também coloquei elementos que remetem a esperança e alívio. Tem nos versos violão e baixos pulsantes acompanhados por rhodes, que têm um contraste com uma bateria mais swingada”.
Além da ajuda de antigos colaboradores – incluindo Viviane Franco, parceira da banda Espinoza, nos teclados e synths –, o cantor se voltou às suas próprias referências musicais, como Damon Albarn, Radiohead, Cícero e Milton Nascimento: “Quero diluir peculiaridades em música pop, no sentido de música assobiável, de direta assimilação, straight to the heart. Mas pensando sempre pra frente, em trazer algo novo”, conta.
Criado em Bangu, zona oeste da capital fluminense, Vinicius Braz começou na música aos 14 anos. Segundo ele, o bairro está presente de diversas maneiras em sua obra, inclusive no futuro. “Perto” é o primeiro de vários lançamentos planejados pelo artista e vem seguido de “Marasmo desse Mar”, single mais pop, que sai nos próximos meses. “Talvez surjam outros singles nesse meio tempo, mas tenho planejado um EP chamado ‘Sol e Melancolia’. Nesse EP, eu decidi falar mais sobre a minha trajetória, o bairro onde cresci e todas as recordações e experiências que me fizeram quem sou hoje.
As fotos do projeto são de Eduardo Pratts. Já a direção do clipe fica por conta de Bruno Soares.
Letra de “Perto”
Perto de enfrentar todos os seus medos
Perto de abdicar de todos os desejos
Longe de perceber que existe saída
Longe de tentar tudo que tanto sonhou
Perto de perder todas as suas crenças
Perto de olhar por um outro prisma
Sufoca a negação de que é preciso crescer
Perde ao não tentar mais se entender
Nem olhando bem de perto
Você vai perceber
O próximo passo
Pra se entender
E viver melhor
Ficha técnica
Letra: Vinicius Braz
Produção musical: Vinicius Braz, Viviane Franco e Felipe Teixeira
Voz: Vinicius Braz
Coro: Felipe Teixeira e Viviane Franco
Guitarra: Felipe Teixeira
Violão: Vinicius Braz
Teclado: Viviane Franco
Synth: Viviane Franco
Baixo: Geremias Nunes
Bateria: Luís Felipe Salles Monteiro (LF Estúdio)
Mixagem: Gabriel B. Ferreira
Masterização: Gabriel B. Ferreira
Fotografia: Eduardo Pratts
Capa: Bruno Soares
Videoclipe: Bruno Soares
Comente!