Cantor e compositor Ricardo Nash apresenta o show Moda à Terra nesta sexta-feira (30/05) em São Paulo
LançamentosMúsica

Ricardo Nash apresenta o show Moda à Terra em São Paulo

Espetáculo musical-poético tem entrada gratuita e convida o público à reflexão sobre nossa relação com a natureza

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2025/05/Capa-do-album-Moda-a-Terra.jpg" rel="nofollow"> &title=Ricardo%20Nash%20apresenta%20o%20show%20Moda%20%C3%A0%20Terra%20em%20S%C3%A3o%20Paulo" rel="nofollow"> &name=Ricardo%20Nash%20apresenta%20o%20show%20Moda%20%C3%A0%20Terra%20em%20S%C3%A3o%20Paulo" rel="nofollow">

Um espetáculo musical-poético que convida à reflexão sobre nossa relação com a natureza e o cuidado com o planeta tendo a viola caipira como guia. Assim será o show Moda à Terra, do cantor e compositor Ricardo Nash, que acontece nesta sexta-feira,  30/05, às 21h, na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. A entrada é gratuita comretirada de ingressos no Sympla www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatro

“Moda à Terra” é o terceiro álbum autoral de Ricardo Nash em uma produção ousada em sua proposta musical que resultará num álbum duplo com parcerias renomadas e premiadas.  O álbum e o show de lançamento do projeto ‘Moda à Terra’ foram contemplados pela 7ª edição do Edital de Apoio à Música para a Cidade de São Paulo.

Nash homenageia cantadores e trovadores em um show que mistura modas, canções, baladas folk e músicas instrumentais, costurados com trechos de poesias de Mário de Andrade, Fernando Pessoa e versos autorais.Acompanhado por uma formação que funde o tradicional e o contemporâneo, o show terá tem direção artística de Dipa (Rodolfo Dias Paes) e direção musical de Ricardo Nash e de William Guedes, além de participações especiais do dançarino e ator Beto Alencar e do cantor e compositor Flávio Tris.

Nash conta que desde o início das primeiras composições de Moda à Terra já se passaram 20 anos. Ainda que diversas músicas tenham sido refeitas e outras novas criadas recentemente para o projeto, o tema  abordado no álbum é necessário, extremo e atual.

“O quanto nós, enquanto população planetária, seguimos em desarmonia e como o principal desagregador e destruidor da Natureza. Crises climáticas e guerras de toda ordem assolam nossa atualidade. Cada um de nós é também responsável por todo esse desagregar de sentidos. ‘Amor e perdão’ tornam-se atualmente (ou desde sempre?) mais palavras de manipulação do que afetos honestos e necessários pra uma vida em busca de equilíbrio. E, quero crer nessa mesma humanidade com o potencial agente de mudança. As novas gerações estão também pra isso! Espero que Moda à Terra, contribua – ainda que feito semente – na busca por relações mais saudáveis com a natureza e para com as suas convivências e encontros vida afora, vida adentro”, declara o cantor e compositor.

O álbum Moda à Terra

Moda à Terra reúne temas instrumentais, modas, canções, baladas regionais/folk e recitativos de poesias. Explora temas como a relação humana com a terra, a natureza e a importância de cuidarmos do planeta. Representa a inquietação do artista que poeticamente alerta sobre a destruição do Planeta, a necessidade de equilíbrio entre seres que coexistem na Terra, sendo o homem o principal desagregador. “Moda à Terra tem uma temática extremamente urgente, e com um time de artistas de grande qualidade, premiados e com trabalhos consistentes no mercado”, define Nash. 

Para William Guedes, foi uma oportunidade preciosa escrever os arranjos sinfônicos de Moda à Terra. “Nash propõe algo agora mais arrojado, que nos álbuns anteriores: o diálogo entre a viola caipira, um trio composto por violino, viola sinfônica e violoncelo, junto com percussão e contrabaixo”, comenta sobre sua nova parceria com Nash.  

Guedes destaca que Moda à Terra não se limita a um gênero definido por causa da mescla de elementos ‘diluídos’ da cultura popular. “Mas podemos dizer que há modas de viola, ritmos tradicionais, baladas folk e músicas instrumentais”, pontua. Nas peças instrumentais, ele explica que os arranjos ora dão à viola caipira protagonismo de solista, ora encampam diálogo em jogos de pergunta e resposta ou em procedimentos de embate com os instrumentos sinfônicos. “É um trabalho que funde a naturalidade dos procedimentos típicos da música popular, de caráter mais regional, a uma escrita destinada à execução por musicistas advindas do ambiente sinfônico. Uma interação que ocorre cada vez mais”, afirma.  

Singles e o álbum

O público está tendo a oportunidade de conhecer singles que compõem o álbum Moda à Terra como ‘Terra Irmã’ e ‘A Chegar’, lançadas em maio. Ao todo, a produção reúne mais 4 lançamentos de EPs entre o primeiro e segundo semestre/25. Sendo um álbum duplo, haverá lançamento de Moda à Terra – lado A compilando as faixas cantadas; Moda à Terra – lado B compilando as faixas instrumentais e recitativas, e por fim o álbum na íntegra previsto para outubro de 2025. “Este é meu terceiro álbum autoral e pela primeira vez contará com duas faixas não autorais: Terra Irmã (de Ceumar e Pedro Destro) e Terra Terra (de Flávio Tris)”, comenta. 

O álbum Moda à Terra tem produção musical de Dipa (Badi Assad, Cia Mundana, Teatro Oficina), e mixagem de Pipo Pegoraro, ambos ganhadores do Grammy’s. Os arranjos sinfônicos são do também premiado (Shell) William Guedes (Teatro Ventoforte, Grupo Sobrevento, Cia do Tijolo). No álbum participam Ceumar e Nô Stopa como intérpretes, e um time forte de grandes músicos: Fabio Sá (Contrabaixo), Vana Bock (Cello), Mica Marcondes (violino), Elisa Monteiro (viola sinfônica), Mauricio Damasceno (percussão) e Felipe Soares (acordeon). 

FICHA TÉCNICA – Show de estreia Moda à Terra

Produção Executiva: Cristina Rangel
Direção Artística:
Dipa (Rodolfo DIas Paes)
Direção Musical: Ricardo Nash e William Guedes
Composições: Ceumar, Flávio Tris, Pedro Destro, Ricardo Nash e William Guedes
Arranjos:
Felipe Soares, Maurício Damasceno, Ricardo Nash, e William Guedes
Mapa de luz:
Guilherme Bonfanti
Cenário e Figurino:
Nicolas Marchi
Assessoria de Imprensa:
EBF Comunicação
Equipe Vídeo/foto:
Kristina Gonçalves, Matheus Lima e Jackson Azevedo
Designer de áudio: Fernando Sampaio
Assistente técnica/operadora de iluminação: Flora Furlan
Assistentes técnicas de áudio: Electra Blue, Julia Maria
Cenotécnicos/contrarregras: Rubens Reis, Gonzalo Miguel
Intérpretes de Libras: Tatiana Lucky e Glauber Lethieri

Músicos:

Voz e Viola Caipira: Ricardo Nash
Acordeon:
Felipe Soares
Violino: Mica Marcondes
Cello:
Vana Bock
Contrabaixo:
Giancarlo Barletta
Viola de Arco:
Elisa Monteiro
Percussão:
Maurício Damasceno

Participações especiais:

Flávio Tris: cantor e compositor
Beto Alencar: dançarino e ator

PALAVRAS-CHAVE: Ricardo Nash, cantor, compositor, viola caipira, música brasileira, nova MPB, música regional, folk

SERVIÇO:
Show de Lançamento MODA À TERRA com Ricardo NashData:
30 de maio às 21h
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação)
Ingressos: Gratuito com retirada de ingresso// Vendas somente pela internet na Sympla SP Escola de Teatro – www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatro
Lotação: 60 lugares
Duração: 60 minutos
Gênero: Música Brasileira, Música poética de viola brasileira
Classificação: LIVRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AstrosMúsica

O legado de Brian Wilson, o gênio dos Beach Boys

Chamar Brian Wilson de gênio não é exagero ou banalização do termo....

AstrosListasMúsica

Grandes momentos de Sly Stone

A música perdeu na segunda-feira (9) a lenda do funk americano Sly...

LançamentosMúsica

Ouça o novo álbum do Raimundos

XXX é o nono álbum de estúdio da banda de rock brasileira...

AgendaMúsica

Domenico Nordio e os sopros da UFRJ na Sala Cecília Meireles

A Sala Cecilia Meireles apresenta sexta-feira, dia 13 de junho, às 19...

LançamentosLiteratura

Guilherme de Queiroz lança obra que une cotidiano e filosofia em versos

Com uma trajetória dividida entre o Direito, a Psicologia e a paixão...

AgendaLançamentosLiteratura

Viviane Ka lança “Um Quarto em Cavala”

“Um quarto em Cavala”, novo romance da paulistana Viviane Ka, parte de...

LançamentosMúsica

Five Dogs escancara feridas com “Falsos Profetas”

A banda Five Dogs acaba de lançar seu novo EP “Falsos Profetas”....

LançamentosMúsica

Gabriel Guedes em “O Amor Que Encontrei”

Conhecido por canções com um tom mais congregacional, o cantor Gabriel Guedes...

LançamentosMúsica

Suellen Lima lança “Oleiro”

Com mais de 20 anos de carreira, a cantora Suellen Lima apresenta...

CríticasFilmesLançamentos

“Vencer ou Morrer”: a história menos contada da Revolução Francesa

Na escola nos ensinam que a Revolução Francesa foi um sucesso retumbante…...

AgendaMúsica

Trio Azymuth: festa dos 50 anos

A Sala Cecilia Meireles apresenta na sexta-feira, dia 6 de junho, às...