Artistas lançam livro que promete desvendar o universo do áudio para cantores | Literatura | Revista Ambrosia
em , ,

Artistas lançam livro que promete desvendar o universo do áudio para cantores

Isabella Bretz e Rodrigo Lana compartilham conhecimentos com o leitor e miram no desenvolvimento mais rápido nas carreiras

A cantora Isabella Bretz, atualmente morando em Portugal, e o produtor musical Rodrigo Lana – ambos mineiros – viram no mercado uma carência latente: muitas vezes, os profissionais da voz são aqueles que têm menos conhecimentos de áudio. Foi com essa visão em mente e com o objetivo de dividir as suas experiências que os artistas uniram forças no livro “Conhecimentos de Áudio para Cantores”, já disponível em formato digital em audioforsingers.com.

Todo cantor precisa passar por uma série de experiências (e erros) para adquirir os conhecimentos necessários para lidar da melhor forma possível com o áudio – muitas vezes levando anos para alcançar o domínio de seu uso. O livro “Conhecimentos de Áudio para Cantores” vem do desejo de poupar esse tempo e preencher um vazio na indústria musical: a inexistência de material didático sobre áudio voltado especificamente para quem usa a voz como instrumento.

“Como cantores precisam de poucos equipamentos e seu instrumento está dentro do próprio corpo, eles acabam não se aprofundando na área. Também não existe muito incentivo da indústria para aprenderem, não há cursos e nem livros focados em suas necessidades específicas. Somente os mais proativos mergulham nesse conhecimento. Essa ausência prejudica a comunicação com os técnicos e limita a atuação dos cantores, que poderiam explorar muito mais o seu canto e as performances com a ajuda do áudio”, conta Isabella Bretz.

Artistas lançam livro que promete desvendar o universo do áudio para cantores | Literatura | Revista Ambrosia
Isabella Bretz (Crédito: Camilla Alves)

A cantora une em seu trabalho como artista canções com clima indie folk temperadas com sua brasilidade. Atualmente ela trabalha na produção de seu terceiro álbum. Além disso, Isabella produz e apresenta o programa de rádio Bella Hora (Rádio Voz dos Açores – Portugal), abordando um assunto diferente a cada semana. Foi também uma das apresentadoras do programa Casazul (Rádio Inconfidência – Brasil) e é cocriadora e uma das coordenadoras mundiais do Sonora – Festival Internacional de Compositoras, sendo também responsável por realizá-lo em Lisboa.

Já Rodrigo Lana é produtor e pianista. Enquanto cursava a faculdade de música, ganhou importantes prêmios como o BDMG e o Concurso Nacional de Piano de Ituiutaba. Foi criador do grupo instrumental Diapasão e, com as práticas e pesquisas do grupo, adquiriu uma ótima experiência em palcos e gravações em estúdios. Posteriormente, criou uma produtora musical, onde trabalhou diariamente criando arranjos, direcionando ensaios, coordenando equipes, levando música, sonorização e captação de áudio para diversos tipos de eventos. Com toda essa experiência, ele começou a oferecer cursos técnicos. Sua parceria com Bretz começou com o álbum “Canções Para Abreviar Distâncias”, que coproduziu ao lado da cantora.

Artistas lançam livro que promete desvendar o universo do áudio para cantores | Literatura | Revista Ambrosia
Rodrigo Lana (Crédito: Jackson Abacatu)

Os conhecimentos, experiências e habilidades dos dois autores foram absolutamente complementares e esta grande dedicação conjunta deu origem a um material inédito, inovador, completo e de leve leitura. O objetivo era construir uma obra que desejavam ter lido no início de suas carreiras.

No livro, os leitores poderão mergulhar nos conceitos do áudio, detalhamento dos microfones e equipamentos, considerações sobre gravação, mixagem e masterização, “autogravação”, burocracias e muito mais em um conteúdo enriquecido por diversas ilustrações executadas pelo artista Jackson Abacatu. O doutorando em Sonologia e professor universitário Fernando Braga, engenheiro de áudio há anos, realizou a revisão técnica, para garantir que a obra não contenha erros conceituais e que todas as explicações estejam claras.

“Temos bons relacionamentos com músicos e, por sermos também músicos, falamos uma linguagem que conseguem compreender, entendemos e conhecemos suas dores e, por isso, é mais fácil apresentá-los várias soluções“, reflete Isabella.

Temas técnicos e de difícil compreensão foram tratados com a ajuda de analogias e exemplos próximos da realidade de qualquer pessoa. Assim, tanto cantores com longa carreira e experiência na área como iniciantes aprenderão como potencializar o seu trabalho através das ferramentas que o conhecimento de áudio oferece.

O livro está disponível para compra online em audioforsingers.com e o conteúdo se tornará um workshop que chegará ao Brasil em breve. É possível acompanhar as dicas compartilhadas gratuitamente nos perfis oficiais do Audio Fro Singers no Instagram (https://www.instagram.com/audioforsingers/) e YouTube (http://bit.ly/2LqEfZi), com conteúdo especializado.

Deixe sua opinião

Avatar

Publicação Build Up Media