em ,

TopTop EitaEita

Biblioteca Azul lança nova edição das memórias de George Orwell

Livro aborda os momento quando de sua participação na Guerra Civil Espanhola

Um misto de relato autobiográfico, narrativa de guerra e literatura de viagem, Lutando na Espanha reúne dois livros: Homenagem à Catalunha e Recordando a Guerra Civil Espanhola.

Em dezembro de 1936, pouco antes da Segunda Guerra Mundial, a Espanha vivia um conflito armado. Aos 33 anos, George Orwell viaja para a Catalunha a fim de fazer a cobertura jornalística da Guerra Civil, mas quase de imediato se alista nas brigadas populares para combater o exército fascista do general Franco: “Naquele tempo e naquela atmosfera parecia a única coisa imaginável a se fazer”.

Orwell em um agrupamento na Guerra Civil Espanhola

Esta edição, com tradução de Ana Helena Souza, apresentação de Filipe Figueiredo e Matias Pinto – do podcast Xadrez Verbal – e ilustrações de Rodrigo Rosa, acompanha uma seleção de cartas, resenhas e comentários de Orwell sobre suas memórias do conflito, seus comentários à imprensa e trocas de cartas afetivas sobre o período que mudou definitivamente sua percepção de mundo.

Pouco antes de morrer, em 1949, afirmou que “toda linha de texto sério que escrevi desde 1936 foi escrito, direta ou indiretamente, contra o totalitarismo”. Os textos contidos em Lutando na Espanha mostram a formação de um escritor e humanista, sensível aos fenômenos de seu tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *