Booker Prize 2020 apresenta seus finalistas | Literatura | Revista Ambrosia
em , ,

Booker Prize 2020 apresenta seus finalistas

Um dos mais tradicionais prêmios literários do mundo, o Booker Prize, divulgou a lista dos seis finalistas da sua edição de 2020.

A lista segue com os seguintes nomes: Diane Cook, Avni Doshi e Brandon Taylor, dos EUA; o escocês Douglas Stuart; Maaza Mengiste, da Etiópia e Tsitsi Dangarembga, do Zimbábue.

Destacamos também que dos seis livros finalistas, quatro foram publicados por editoras independentes. Apresentamos cada um dos autores e seus correspondentes livros:

Diane Cook

Booker Prize 2020 apresenta seus finalistas | Literatura | Revista AmbrosiaRomancista e contista, moradora do Brooklyn (Nova Iorque). Sua  estreia, Man v Nature (2015), foi selecionada para alguns prêmios importantes nos EUA, como o Guardian First Book Award e o LA Times Book Prize. Recebeu uma bolsa em 2016 do National Endowment for the Arts, e seus textos foram publicados em várias revistas e publicadas na Best American Short Stories.

Concorre com The New Wilderness, romance de estreia sobre a batalha de uma mãe para salvar sua filha em um mundo devastado pela mudança climática; ao mesmo tempo, uma narrativa que é um lamento ardente de nosso desprezo pela natureza e um retrato profundamente humano da maternidade e do que significa ser humano,

 

Avni Doshi

Booker Prize 2020 apresenta seus finalistas | Literatura | Revista Ambrosia

Nascida em Nova Jersey em 1982 e atualmente morando em Dubai, Doshi é bacharel em História da Arte, com mestrado na mesma área. Ganhou o Prêmio Tibor Jones (Ásia) em 2013 e uma bolsa Charles Pick da University of East Anglia em 2014. Também publicou em algumas revistas nos EUA.

Sua estreia como romancista, Burnt sugar, que se passa em Dubai e retrata uma história de amor e de traição sobre mãe e filha. Afiado como uma lâmina e dotado de sagacidade cáustica, Doshi testa os limites do que podemos saber sobre aqueles de quem somos mais próximos e, por extensão, sobre nós mesmos.

 

 

Brandon Taylor

Booker Prize 2020 apresenta seus finalistas | Literatura | Revista Ambrosia

Editor sênior da revista Electric Literature’s Recommended e redator da Literary Hub. Sua escrita lhe rendeu bolsas da Lambda Literary Foundation, Kimbilio Fiction e do Tin House Summer Writer’s Workshop. Com pós-graduação na University of Wisconsin-Madison e na University of Iowa.

Real life, uma obra é centrada em um estudante de bioquímica que, ao longo de um fim de semana, tem que lidar com traumas do passado e com o futuro. Uma história profundamente comovente sobre o custo emocional de acertar as contas com o desejo e superar a dor.

 

 

Douglas StuartBooker Prize 2020 apresenta seus finalistas | Literatura | Revista Ambrosia

De Glasgow, Escócia, Stuart depois de se formar no Royal College of Art de Londres, mudou-se para a cidade de Nova Iorque, onde iniciou sua carreira em design de moda. Seu trabalho apareceu na New Yorker e no LitHub.

Shuggie Bain é seu primeiro romance, um conto de estreia sobre um menino lidando com o vício do álcool de sua mãe. Desnudando a crueldade da pobreza, os limites do amor e o vazio do orgulho, Shuggie Bain é uma estreia devastadora e comovente, e uma exploração do amor inafundável que apenas as crianças podem ter por seus pais prejudicados.

 

Booker Prize 2020 apresenta seus finalistas | Literatura | Revista AmbrosiaMaaza Mengiste

Nascida em Addis Ababa, na Etiópia. Bolsista num programa dos EUA e professora do programa de MFA em Escrita Criativa e Tradução Literária no Queens College, autora de The Shadow King e Beneath the Lion’s Gaze, eleita um dos Dez Melhores Livros Africanos Contemporâneos do Guardian. Seu trabalho pode ser encontrado no New Yorker, Granta e no New York Times, entre outras publicações. Mora na cidade de Nova York.

The shadow king. Ambientado na Etiópia em 1935, o livro explora o poder feminino e o que significa ser uma mulher na guerra. Lançando luz sobre as mulheres soldados escritos fora da história africana e europeia. É uma exploração cativante do poder feminino e do que significa ser uma mulher em guerra.

Booker Prize 2020 apresenta seus finalistas | Literatura | Revista AmbrosiaTsitsi Dangarembga

Cineasta, dramaturga e diretora do Institute of Creative Arts for Progress in Africa Trust, mora em Harare, no Zimbábue. Dangarembga é autora de This mournable body, terceiro romance da trilogia que começou com Condições nervosas, publicado por aqui pela Kapulana. A obra acompanha a personagem principal Tambudzai, que vivia em um albergue em más condições e que está ansiosa com suas perspectivas depois de deixar um emprego estagnado. A trilogia traz discussões sobre machismo, religião e colonialismo, e como esses três fatores se entrelaçam para construir uma sociedade altamente opressora e limitante para as mulheres e as pessoas que vivem na pobreza.

 

O vencedor levará para casa um prêmio no valor de 50 mil libras e será conhecido no dia 17 de novembro.

Confira a lista completa.

The new wilderness, de Diane Cook (Oneworld Publications)
This mournable body, de Tsitsi Dangarembga (Faber & Faber)
Burnt sugar, de Avni Doshi (Hamish Hamilton, Penguin Random House)
The shadow king, de Maaza Mengiste (Canongate Books)
Shuggie Bain, de Douglas Stuart (Picador, Pan Macmillan)
Real life, de Brandon Taylor (Originals, Daunt Books Publishing)

Participe com sua opinião!