Livraria em Ipanema, no Rio de Janeiro, foi selecionada em livro escrito pela norte-americana Elizabeth Stamp
Uma grata surpresa para os cariocas, a Livraria da Travessa do bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, está na lista das 150 livrarias que merecem ser visitadas elaborada pela jornalista e roteirista americana Elizabeth Stamp.
Na seleção da jornalista, foram levados em consideração critérios como arquitetura, acervo especializado e impacto para a comunidade. Na análise de Elizabeth Stamp, a Livraria da Travessa é descrita com “ar vintage e adorável”.
O livro “150 Bookstores You Need to Visit Before You Die”, ou 150 livrarias que você precisa conhecer antes de morrer, em bom português, acaba de ser publicado pela editora belga Lannoo Publishers e ainda não ganhou lançamento no Brasil.
A unidade que aparece na lista das 150 livrarias que merecem visita está localizada na Rua Visconde de Pirajá, no bairro de Ipanema, desde 2002. O espaço comercializa livros, artigos de papelaria e conta com um restaurante, o Bazzar Café.
O nome Travessa surgiu em 1986, quando a livraria passou a ocupar um endereço na Rua Ouvidor, uma região muito simbólica historicamente, porque era frequentadas por intelectuais, escritores e jornalistas. Antes de receber o nome Travessa, ela era conhecida como Livraria Muro, inaugurada em 1975, também em Ipanema. A autora do livro cita livrarias dos cinco continentes, entre elas El Ateneo, em Buenos Aires, na Argentina, e Books are Magic, em Nova York, nos Estados Unidos.
Com informações via Revista Quem
Comente!