em ,

Coleção literária traz o gênero conto em evidência

Coleção “Narrativas curtas”, idealizada pelo escritor Lucas Daniel Tomáz de Aquino, injeta frescor às formas breves

Considerado um “menor” na literatura, o gênero conto era descrito por Roberto Arlt como “um soco em uma mandíbula”. A metáfora seria mais tarde revista por Julio Cortázar. O escritor argentino dizia que o romance ganhava sempre por contagem de pontos e já o conto, ganhava por nocaute.

Na literatura brasileira não faltam bons contistas, desde Machado de Assis (Histórias da meia-noite, de 1873, é um bom exemplo) a escritores que começaram na virada do milênio escrevendo em blogs pessoais.

A coleção Narrativas curtas, que sai pelo selo editorial Testamento Geométrico, chegou em novembro de 2019 a fim de publicar um conto de cada autor convidado pela editora. O intuito é publicar os e-books nas principais livrarias digitais do mundo (Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Barnes and Noble etc).

Idealizada pelo escritor brasiliense Lucas Daniel Tomáz de Aquino, o qual participa do projeto já no segundo volume da coleção com o conto Meia-noite em Nápoles, a coleção espera publicar pelo menos um conto por mês e contar com um time de peso dentre os escritores nacionais, dos estreantes aos veteranos.

O projeto foi inspirado na coleção “Formas Breves”, que publicou autores de garbo da literatura brasileira até meados de 2018,  pela e-galáxia, mas o projeto foi abortado após lançar quase 60 contos, vendidos a R$ 1,99 cada, lançados semanalmente.

A coleção Narrativas curtas lançou em seu primeiro volume o conto A velha dos cabelos, de Alessandra Li, que saiu em outubro, seguido do conto ‘Meia-noite em Nápoles’, em novembro. Segundo Lucas, os próximos lançamentos serão tanto de autores estreantes quanto de escritores premiados nacionalmente no gênero.

O editor sugere que quem quiser enviar seus contos para possível publicação, poderá enviar para: [email protected] Aguardemos as edições vindouras.

Opiniões

Participe com sua opinião!

Carregando

0