Capa
Livro A Foice, o Martelo e os Fuzis
em ,

Euclides Penedo Borges lança o livro “A Foice, o Martelo e os Fuzis”

Panorama sobre os movimentos comunistas na América Latina é a terceira obra de cunho político-social do autor

O escritor Euclides Penedo Borges se aprofunda em sua faceta pesquisadora e lança o seu oitavo livro. Tendo como ponto de partida a Revolução Russa, A Foice, o Martelo e os Fuzis discorre sobre as principais tentativas de tomada do poder através de movimentos comunistas da América Latina. Ao longo de 250 páginas o autor narra episódios como os que marcaram países como Argentina, Chile, Uruguai, Cuba, Colômbia, Panamá, Nicarágua, México, Guatemala, Honduras e El Salvador, sem deixar de lado os tantos e tão relevantes movimentos brasileiros.

Capa
A Foice, o Martelo e os Fuzis

Em defesa de um caminho democrático que levaria ao ideal de uma América Latina rica, justa e influente, o autor traça paralelos entre tentativas populares de luta das classes operárias, com o objetivo de compreender a falta de êxito dos mesmos.

No decorrer do livro recorda movimentos, embates e desastres como os da Semana Trágica de 1919 (La semana de Enero) na Argentina; a Matança de Santa Maria, que assassinou 2 mil civis na Plaza Montt, no Chile; a criação do Partido Socialista do Uruguai, por Emilio Frugoni, em 1912; o sequestro da colombiana Ingrid Betancourt pelas FARC; a dissolução do Senado e da Câmara uruguaios em 1975; e o enfrentamento dos Montoneros argentinos na década de 1970. O autor dá especial importância aos acontecimentos passados no Brasil, como o Movimento Grevista de 1917, o Tenentismo, a Intentona, a Guerrilha do Araguaia e movimentos feministas.

América Latina Rica, Justa e Influente

Mas é no epílogo que se encontra a alma do livro. Concentrado em nove páginas, o autor discorre, amparado pelos capítulos anteriores, sobre o rumo a ser trilhado e o porquê do ideal de riqueza, justiça e influência estar distante da realidade desses países. Apontando os sangrentos embates e o pífio resultado atingido ao longo de um século, o autor se utiliza das lições da história e sugere caminhos de construção de um modelo de sociedade democrática alcançada através da educação e da valorização da cultura.

O Prefácio – O engenheiro José Luiz Alquéres, ex-presidente da Eletrobrás, assina o prefácio no qual, partindo da revolução industrial europeia e das decorrentes desigualdades sociais, justifica as tentativas latino-americanas de implantação do comunismo. Citando o Manifesto Comunista de Marx e Engels, Alquéres pontua os movimentos que levaram ao sucesso da Revolução Russa em 1917, ponto de partida do livro.

Sobre o autor – Natural do Rio de Janeiro, Euclides Penedo Borges é engenheiro e escritor. “A Foice, o Martelo e os Fuzis” é seu oitavo livro, sendo o terceiro de cunho político-social. Sua primeira obra, “Vale do Rio Doce, ontem e hoje”, de 1996, encontra-se esgotada. Em 2009 publicou “Euclydes da Cunha e a Nação Brasileira”, no qual procura trazer o pensamento euclidiano para o Brasil de hoje. Foi executivo da antiga CVRD e articulista dos jornais capixabas A Tribuna e A Gazeta de Vitória. O autor assina ainda cinco títulos sobre o universo do vinho e atua há 25 anos como professor, palestrante e dirigente da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro.

Foto Euclides Penedo Borges
O Autor, Euclides Penedo Borges

Serviço

Lançamento A Foice, o Martelo e os Fuzis
Dia 16 de dezembro, segunda-feira, às 19h
Blooks Livraria – Praia de Botafogo, 316
Botafogo (Espaço Itaú de Cinema).

Título: A Foice, o Martelo e os Fuzis – Comunismo na América Latina
literatua Autor: Euclides Penedo Borges
Editora: Mauad X. Número de páginas: 256. Formato: 15,5 x 23 cm
Preço sugerido: R$ 60,00. E-book R$ 39,00
Pontos de venda:
Blooks Livraria – Praia de Botafogo, 316 – Botafogo – Rio de Janeiro
Mauad – Rua Joaquim Silva, 58/ 5º andar – Lapa – Rio de Janeiro
Online: Americanas, Amazon, Mauad, Shop Time, B2W e Estante Virtual

Opiniões

Participe com sua opinião!

Carregando

0