em ,

Lançamento de O livro dos Simulacros, de Joaquim Brasil Fontes

A editora Iluminuras traz a nova edição de O Livro dos Simulacros, do filósofo, professor de Leitura e Produção de Textos na Unicamp, pesquisador e tradutor Joaquim Brasil Fontes.

O livro foi lançado dia 01 de junho, na Livraria Pontes, em Campinas, e nasceu das anotações que o autor fez sobre a oralidade e a escrita, reflexões suas sobre a escrita como representação, e o leitor como imagem especular do autor.

Uma apologia à arte da escrita e da leitura, O Livro dos Simulacros, que já foi editado anteriormente. A primeira em uma edição em 1998, feita de maneira artesanal pelo autor, digitada, ilustrada e encadernada por ele mesmo e em 2000 uma outra edição, como um divertissement publicada por uma ONG de Santa Catarina, que comemorava a obra poética de Mallarmé. S

ua ideia inicial era voltada para a escrita como representação, para o leitor visto como imagem especular do autor e para o livro como objeto material e imaterial, mas que ao longo do processo de desenvolvimento se enveredou, segundo a apresentação, pela historicidade das escrituras e aproxima como estivesse sublinhando uma frase com um marcador de textos, os acasos da dedicatória, da epígrafe, da introdução, embora não faça jamais referência às conclusões, codificadíssimas desde a mais alta antiguidade.

Aos 80 anos o autor de mais de dez livros, premiado com o Jabuti 2008 pela tradução de Hipólito e Fedra. Três Tragédias (Iluminuras, 2007), em meio ao momento atual, lança um livro que trata de livros e a importância da leitura. Como Brasil Fontes aborda: “Ler, na acepção moderna do termo é, pois, uma metáfora, cujas raízes conhecemos apenas de modo aproximado: ela pode derivar, segundo especialistas, de expressões como 𝙻𝚎𝚐𝚎𝚛𝚎 𝚘𝚌𝚞𝚕𝚒𝚜, ‘reunir (as letras) com os olhos’. De qualquer maneira, há na palavra Ler a presença do olho que anda ao longo da página, colhe signos e recolhe sentidos que vão sendo ajustados uns aos outros: ler é um verbo corporal“.

Com 104 páginas,  ilustradas e um preço de R$59,00, O Livro dos Simulacros é um título que merece a atenção pela maneira de comungar a leitura como um almanaque de textos para se aprender “as boas maneiras” de ler.

 

Deixe sua opinião

Publicado por Cadorno Teles

Studio Ghibli anuncia construção de parque de diversões temático no Japão

“The Magic Order” vai se adaptada pela Netflix com produção de James Wan