O livro Afetos Revolucionários: microbiografias de uma revolução periférica, escrito pela produtora e pesquisadora Adriana Carneiro de Souza, que registra através de uma publicação as teias afetivas que constituem coletivos artísticos da cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, será disponibilizado com apoio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.
O livro será lançado entre os dias 26, 27 e 28 de Março de 2021, sempre às 20h, em lives com os entrevistados do livro: Heraldo HB (@heraldohb) cineasta e fundador do Cineclube Mate com Angu em Duque de Caxias, Dani Francisco (@dani.francisco) produtora e fundadora do GOMEIA Galpão criativo e Bia Pimenta (@enviada_de_saturno), produtora e cineclubista, fundadora do Cineclube Facção Feminista. As lives serão transmitidas também através do perfil da autora, no Instagram (@DricaCarneiro).
Fruto da pesquisa realizada pela autora durante a formação em Especialista em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, e tem por objetivo abordar a produção cultural na Baixada Fluminense a partir dos sujeitos que a constituem: os que motiva a persistirem no desenvolvimento de ações coletivas de produção cultural em seus territórios? O que os move? O que os une?
Ao narrarem suas experiências e memórias, os entrevistados mostram a teia de relações afetivas que constituem os coletivos de produção artística na Baixada Fluminense, território historicamente tensionado de onde insurgem potências e afetos.
Produzido com o prêmio do Edital #CulturaPresente o livor será distribuído para bibliotecas públicas do estado do Rio de Janeiro e, estará disponível para download gratuitamente durante o mês de lançamento.
Evento de Lançamento com bate-papo ao vivo com os entrevistados
Bate papo com Bia Pimenta
Sexta-feira, 26 de março às 20h
Bate papo com Dani Francisco
Sábado, 27 de março, às 20h
Bate papo com Heraldo HB
Domingo, 28 de março, às 20h
Onde encontrar: afetosrevolucionarios.com
Sobre a autora: Adriana Carneiro de Souza é produtora e pesquisadora. Cineclubista por formação, atua na implementação de projetos artísticos com foco em educação e direitos humanos. É bacharel em Estudos de Mídia pela UFF e especialista em Arte, Cultura e Educação pelo IFRJ. Atualmente desenvolve a pesquisa “Narrativas de Si: produção de subjetividade em coletivos artísticos na Baixada Fluminense”, no curso de mestrado em Psicossociologia de Grupos e Comunidades – EICOS/UFRJ. É uma das fundadoras do Cineclube Buraco do Getúlio, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.
Comente!