em ,

Pré-sal e Amazônia Azul são pano de fundo de romance sobre espionagem

Enquanto o Pré-Sal continua gerando polêmicas na vida real, as valiosas reservas petrolíferas brasileiras assumem o mote de uma história de ficção no livro Missão Pré-Sal 2025, lançamento da Editora Record.

A trama destrincha os bastidores de um projeto de um submarino híbrido (movido a diesel e a energia nuclear) desenvolvido para proteger a camada do pré-sal brasileiro. Romance de estreia de Vivianne Geber, que trabalha há 17 anos para a Marinha Brasileira, o livro envolve personagens instigantes e reviravoltas no melhor estilo dos clássicos de suspense e espionagem.

Missao pre salNa obra, o oficial da Marinha Brasileira Rodolfo Ruppel é enviado à capital britânica para uma missão secreta sob o pretexto de participar de um evento de uma empresa especializada em defesa naval. Ruppel, no entanto, precisará recuperar informações roubadas sobre o ambicioso Projeto Pré-Sal 2025. O desafio o lançará em uma rede de alianças e traições. “Ruppel é um agente. Desconfiado, discreto, seguro e inteligente, mas  não é um 007. Apenas um homem treinado para enfrentar situações adversas”, explica a autora, que afirma ter ser inspirado nas tramas de espionagem de Ken Follett, John Le Carré, Frederick Forsyth e Tom Clancy.

Missão Pré-sal 2025 aborda questões de preparo e emprego da força naval de uma forma ficcional, mas fazendo menção ao pré-sal e à Amazônia Azul, uma delimitação geográfica e estratégica estabelecida pela extensa faixa litorânea e suas riquezas, conta Vivianne.

 Deixando de lado a ficção, a escritora afirma que, mesmo com todas as investidas nas energias alternativas, o petróleo continuará no centro da matriz energética mundial: “Mesmo com as metas de corte de gases de efeito estufa, penso que o uso do petróleo como principal fonte de energia ainda durará por muito tempo, em razão de ser um assunto de economia e política de governos”, declara. A preponderância do petróleo é positiva para a autora, que pretende fazer de Missão Pré-Sal o primeiro livro de uma trilogia.

Vivianne Geber é militar há 17 anos, prestando assessoria jurídica à Marinha do Brasil. Missão Pré-Sal 2025 é seu primeiro romance.

Participe com sua opinião!