em ,

Pokémon, no ar por mais de 10 anos

pokemon_serie

Anime não é minha praia e todos sabem disso, e sem mencionar que muitos acharão estranho eu postar um artigo falando de Pokémon, afinal o desenho não é para criancinhas?… Será mesmo?

ash3Meu contato com Pokémon começou entre 1998 e 1999, eu nos meus já saudosos 14 anos de idade fiquei fascinado com o jogo que um colega de classe havia levado para escola no seu Game Boy “tijolão”, o jogo era o clássico Pokémon Blue, na capa estava o imponente Blastoise e rapidamente fiquei viciado.

Logo em seguida descobri que esse mesmo amigo havia comprado o jogo por causa do desenho que acabara de estrear no Cartoon Network e estava para estrear na Record no programa da Eliana.

Quando o desenho chegou à TV aberta, foi um sucesso estrondoso, revistas, adesivos, álbuns, camisetas, cards, bonecos, tudo tinha a cara de um Pikachu ou de um Jigglypuff era vendido, e por causa de Pokémon tivemos outros querendo um lugar ao sol com o sucesso de Ash e cia, como Digimon, Monster Rancher e Yu-Gi-Oh!.

sinnoh_badgesPara os alienados que não vivem no planeta Terra, Pokémon é um desenho produzido pela Shogakukan Productions, com o nome Pokémon – abreviatura de Pocket Monsters (Monstros de Bolso) – é um anime que narra as aventuras de Ash Ketchum, um garoto de 10 anos que sonha em ser o maior Mestre Pokémon de todo o mundo, em sua jornada à procura de Pokémons e insígnias. A história é a seguinte:

dawnNesse mundo habitado por estranhas criaturas chamadas de Pocket Monsters, ou simplesmente Pokémon, toda criança que completar 10 anos de idade, pode se tornar um Treinador de Pokémons e sair à procura desses bichinhos, capturando-os, treinando-os e fazendo-os lutar para ganhar experiência.

wailmerpailO objetivo de um treinador Pokémon é lutar contra todos os Líderes de Ginásio da sua região. Ao vencer cada líder, você ganha uma insígnia (espécie de medalha que simboliza sua vitória sobre um líder de ginásio). Coletando as 8 insígnias, você pode entrar para a Liga Pokémon (torneio que reúne os melhores treinadores Pokémons do mundo).

Além da classe treinador, existem várias outras classes abordadas no universo Pokémon, sendo as principais: Criador (Brock deseja ser o melhor criador do mundo), Ranger (como as personagens Solana e Jackson) e Coordenador (como as personagens May, Drew, Dawn e Zoey).

denjiToda essa história gira em torno do garoto Ash, que sonha ser o maior mestre Pokémon de todos os tempos. Para isso, ele vai viajar por diversas regiões atrás de novos oponentes, novos desafios e novos Pokémons. Ash não está sozinho e durante sua jornada contará com a ajuda de seus companheiros de viagem para superar seus rivais e fazer a Equipe Rocket decolar várias vezes.

Atualmente com mais de 500 episódios distribuídos em seis sagas e em mais de 10 temporadas, o anime Pokémon segue sobrevivendo no Brasil a quase dez anos.

poster_anime

Particularmente acho os jogos para Nintendo de Pokémon ótimos, sempre fui adepto de jogos portáteis e a cada edição que sai os jogos ficam melhores, apesar de muitos bichinhos terem características fofinhas e alguns até muito gays, há outros que são com aparências agressivas. A idéia e agradar a gregos e troianos e isso o desenho soube fazer com maestria, não tem um ser humano que não se simpatize com pelo menos um dos já quase 500 monstros de bolso.

carvalhoE ainda há o fato de que o desenho passa algo bacana para as crianças, como temas básicos sobre companheirismo, amizade, amor aos animais, responsabilidade e isso é muito raro hoje em dia no meio de tantos Power Rangers Força Animal Ninja do Trovão Cósmico no Espaço da Galáxia Perdida enlatados da vida.

Confesso que já joguei todos os jogos que foram lançados, tenho minhas cartas guardadas para a posteridade e quando me sobra tempo volta a ser criança com meus afilhados e me vejo brincando com eles de Pokémon, lembrando do quanto era divertido deixar a imaginação levar você a outros universos.

Vocês podem achar o artigo um pouco heterodoxo demais para o padrão do site, mas o anime tem o seu lugar garantido na lista de grandes desenhos japoneses que passaram no Brasil, se na minha infância eu tive Seiya e Yusuke (protagonistas de Cavaleiros do Zodíaco e Yu Yu Hakushô, respectivamente). meus afilhados tem Ash Ketchum e Naruto Uzumaki como seus heróis japoneses preferidos.

fl_misty fl_brock sabrina

equipe_rocket

Sem esquecer do vilões mais engraçados que já vi, a Equipe Rocket rouba a cena com suas entradas coreografas e seu discurso que ficou na minha memória durante anos! Quem não se lembra dos disfarces mais idiotas, os planos mais mirabolantes e as armadilhas mais inusitadas de Jesse, James e Meowth?

pikachuMuitos especulam sobre o término da série, mas ainda não foi dessa vez que Pikachu pendurou as chuteiras e talvez ele não nem tão cedo.

“Pikachu! Choque do Trovão!”

“Pikkkaaaachuuuuuuuuuuuuu!!!!!”

“Equeipe Rocket decolando de novooooooooooooo!!!!!!!!!!!!”

Opiniões

Deixe sua opinião!

    Participe com sua opinião!

    Carregando

    0