em ,

Trailer de Ponyo na Televisão Japonesa

Trailer de Ponyo na Televisão Japonesa | Anime | Revista AmbrosiaNesta sexta-feira, dia 27, foi exibido no programa Zoom in Super do canal NTV do Japão o trailer de Gake no ue no Ponyo (“Ponyo sobre o Penhasco à Beira-Mar”), novo filme do diretor Hayao Miyazaki. O trailer exibido na televisão difere daquele atualmente nos cinemas japoneses.

A música de fundo usada no trailer é uma versão propositalmente “inacabada”, cantada por Ohashi Nozomi, de 8 anos, que dá um clima semelhante ao filme de Miyazaki de 1988, Meu Vizinho Totoro.

É possível perceber detalhes da animação que haviam sido apenas mencionados antes, como o movimento das ondas: Miyazaki fez questão de desenhar à mão pessoalmente o mar e suas ondas, que acabam sendo apresentados de uma maneira completamente diferente das cenas com águas de seus filmes anteriores. O desenho dos personagens também são propositalmente mais limpos e simples, assim como o uso mínimo de sombras (isso quando elas de fato existem). Isso corrobora o que Miyazaki havia dito anteriormente:

“O mundo que desenhamos não é aquele visto através de uma lente, mas aquele visto pelo olho nu. O mundo visto pelo olho nu mostra as coisas curiosas de modo amplo, mas ignora as coisas com as quais não nos importamos. É assim que funciona. Ao recortar e desenhar um cenário desse tipo, o resultado é um mundo que costumávamos ver em algum lugar, em alguma época. Se você me perguntar se meus layouts se encaixam na perspectiva do que um arquiteto desenha, digo que eles nunca se encaixam. Se traçarmos linhas de perspectiva antes de começarmos a criar uma forma, as imagens certamente ficarão enfadonhas.”

Colocamos abaixo para vocês, leitores do Ambrosia, o trailer na íntegra, cortesia dessa maravilha internética chamada YouTube. Apesar de os apresentadores do programa japonês não calarem a boca um segundo, é possível ter uma boa idéia do que vem por aí:

A história do animê é levemente inspirada por A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen, assim como pela lenda tradicional japonesa Urashima Taro, às quais Miyazaki acrescentou sua própria visão.

Gake no ue no Ponyo estréia dia 19 de julho no Japão e ainda não tem data prevista para chegar por estas bandas de cá.

Participe com sua opinião!