Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Juliette e Duda Beat são acusadas de plagiar Emicida: ‘Trabalho roubado’

A música “Magia Amarela”, uma colaboração entre Juliette e Duda Beat, lançada em 18 de outubro de 2023, foi acusada de plagiar o projeto “Amarelo” do rapper Emicida, lançado em junho de 2019.

A música gerou polêmica nas redes sociais após o lançamento, com internautas apontando mais do que semelhanças entre a arte de divulgação, o cenário fotográfico e o conceito geral do trabalho.

O irmão e produtor de Emicida, Evandro Fióti, se pronunciou sobre o assunto em uma live no Instagram: “Tem banda de artista branco que a gente encontra em todo lugar, que mal lançou um disco e que em um ano já ganhou um Grammy. A gente levou 12 anos para ganhar um Grammy. E o trabalho que a gente ganhou um Grammy acabou de ser roubado conceitualmente. Entendeu? Tem noção o ódio que gera. Tem noção a vontade que dá de botar fogo em tudo”.

A história fica ainda mais feia com as revelações que “Magia Amarela” faz parte de uma campanha de reposicionamento de uma marca, cujo nome não foi mencionado, que teria inclusive entrado em contato com a equipe de Emicida para fazer parte do projeto, mas não chegaram a um acordo por questões financeiras e de cronograma.

Juliette já se envolveu em outra polêmica de plágio com a cantora Manu Gavassi em agosto de 2023. Manu apontou semelhanças no lançamento ‘Quase não Namoro’, de Juliette e Marina Sena, em seu projeto ‘Gracinha’. Na ocasião, Manu afirmou que conversou com Juliette por telefone e se resolveram, entretanto, Manu não poupou crítica à ‘Quase Não Namoro’, apontando falta de ética no plágio.

O plágio é uma questão complexa e deve ser analisado caso a caso. Rebeca Estrela, advogada especialista em direito autoral, explica que para ser considerado plágio, tem que haver o uso da criatividade do outro. “O direito autoral sempre é vinculado ao uso da mente humana, então vai de caso a caso. É complexo dizer se teve ou não, mas o plágio é uma repetição de cópias, um item por si só não pode caracterizar o plágio”.

Uma acusação de plágio é ruim para qualquer artista, duas então vão refletir de forma muito negativa para a carreira de Juliette.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Geoff Johns e grandes nomes dos quadrinhos anunciam Ghost Machine, nova mídia de HQs

Próxima publicação

Napoleão mostra seu lado tirânico e obsessivo em novo trailer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir