Fabrício dos Anjos fala sobre álbum que reúne Beto Guedes e Lô Borges | Críticas | Revista Ambrosia
Fabrício dos Anjos - Gravação com Lô Borges © Flávio Charchar
em , , ,

Fabrício dos Anjos fala sobre álbum que reúne Beto Guedes e Lô Borges

Além dos mineiros, disco do músico paraense também conta com as participações de Vítor Ramil (RS), Nilson Chaves (PA), Patrícia Bastos (AP) e Gigi Furtado (PA)

Apesar de todos os problemas enfrentados por músicos e outros produtores de Cultura, a indústria do entretenimento (Graças a Deus) não para. São vários os lançamentos nesses tempos de isolamento social (ainda muito necessário).

Fabrício dos Anjos fala sobre álbum que reúne Beto Guedes e Lô Borges | Críticas | Revista Ambrosia

Um desses (bons) lançamentos é o álbum Novos & Usados – Vol. 1, do paraense Fabrício dos Anjos. No seu primeiro trabalho de estúdio em dez anos, Fabrício aproveita e recheia o disco com ótimos convidados.

Álvaro Fabrício dos Anjos Oliveira, mais conhecido como Fabrício dos Anjos, nasceu em Belém do Pará, é cantor, compositor, letrista, músico, arranjador e violonista, com mais de 30 anos de carreira e três discos lançados. O álbum de estreia foi “Desvelo” (2002), em seguida, lançou “Alma Brasileira” (2004), um disco que traz parte de sua história nos festivais. O terceiro cd “Tudo vai bem” (2010).

Entre os convidados estão os mineiros Beto Guedes e Lô Borges, o gaúcho Vítor Ramil e os conterrâneos Nilson Chaves e Gigi Furtado, além de Patrícia Bastos, do Amapá.

Música muito além dos convidados

Mas de nada adiantariam os convidados se a música não fosse boa. E ele é (muito) boa. Dos primeiros acordes de “Nuvens e Varais” já dá para sentir que Fabrício é daqueles artistas que não podem ficar uma década sem gravar.

— Eu estava remexendo algumas coisas antigas, mostrei para a minha esposa e ela disse: “vamos fazer um registro desse material?”. O problema é que eram uma 300 músicas. Resolvemos fazer uma seleção e ver quais tinham potencial de gravação. Decidimos reduzir para 30 e fazer dois álbuns duplos e que se chamam “Novos & Usados” (volumes 1 e 2). São canções que eu nunca gravei, que nunca saíram aqui da gaveta, misturadas com outras que já tinham sido lançadas em festivais, etc. — explica Fabrício.

Com um gosto de MPB clássico, que lembra bons nomes como os de Zé Renato, Zé Ramalho e dos próprios convidados que fizeram parte do Clube da Esquina, Fabrício dos Anjos passeia suavemente por temas e melodias que fazem bem nesses tempos muito estranhos que estamos presenciando.

São canções com um pé no rock rural, no sertanejo tradicional, e ao pop (entre outras ótimas influências) Novos & Usados – Vol. 1 é para ouvir do início ao fim, sem parar.

— A minha turma adorava o Clube da Esquina e eu cheguei a morar 1 ano em BH por causa do Clube da Esquina. Lô Borges, Beto Guedes e Milton Nascimento sempre foram ícones para mim. São artistas que eu nunca me canso de ouvir. Muitas das músicas que estão nesse disco foram feitas inspiradas no trabalho deles. Minha “origem musical” é mineira. — complementa o músico.

Detalhe: Novos & Usados é um projeto dividido em dois volumes, que reúne em cada um, 15 canções entre inéditas e regravações.

O grande problema desse Volume 1 é que, mesmo depois de várias audições, fica difícil escolher os melhores momentos. Apesar dos inegáveis aspectos que unem o som do Pará e de Minas Gerais, o álbum é uma grande amálgama que gruda toda a sonoridade brasileira.

As três canções que abrem o trabalho — “Nuvens e Varais”, “Meu Amor me Ame” e “No Dia em que Você Foi Embora” — são de uma beleza e trazem uma paz sonora que, independente do tema da canção, fazem bem a qualquer alma.

Mas, e as participações? Bem, os destaques são mesmo os mineiros e Vitor Ramil. “Pé na Estrada”, “Solidão” e a já citada “Nuvens e Varais” são daquelas canções que merecem serem classificadas como “pérolas”, ressaltando que, neste caso, essa expressão normalmente não está sendo usada de maneira incorreta.

— Foi uma briga gigantesca para escolher as 15 faixas desse primeiro volume, já que as 30 que selecionamos eram todas ótimas. Escolhemos no palitinho (risos). Não é porque haverá um volume 2 que as canções terão menos qualidade. Eu sou apaixonado pelas que vão entrar no próximo disco. Qualquer uma delas poderia estar no volume 1 — diz Anjos.

Banda afiada

Acompanhando Fabrício (voz e violão), está uma banda que mostra que não é preciso excessos para abrilhantar uma gravação.

Beto Meireles (violões, guitarra), Augusto (Baboo) Meireles (baixo), Alcir Meireles (teclado, samplers, backing vocal), Tiago Belém (bateria), Bruno Mendes (percussão), Arthur Alves (cello), Fábio Alves (backing vocal), Daniel Delatuche (trumpete), Josibias Ribeiro (trombone), Harley Bichara (sax tenor), Kim Freitas (violões), Harley Bichara (sax tenor) e Igor Capela (guitarras), são econômicos, competentes e brilhantes na dose certa.

— Esse é o meu quarto CD e a pessoa que fez os arranjos (Alcir Meireles) é a mesma do disco anterior, que já tem dez anos. Ele já sabe o que eu gosto, o caminho que deve seguir com as melodias e arranjos. Os músicos também foram os mesmos com os quais toco faz muitos anos. A gente criou uma família e já sabe o que quer fazer. Não ficamos fazendo laboratório. Isso facilita muito.

Esse conhecimento realmente faz a diferença ao ouvirmos o álbum. Não há uma nota ou instrumento que soe excessivo ou fora do lugar.

Essa característica, mais uma similaridade com o som do Clube da Esquina, faz com que todos os instrumentos brilhem na medida certa, sem arroubos virtuosos desnecessários.

Em breve em CD

Outra boa notícia para quem é mais “antigo” e tem a mineirice musical no DNA é a informação de que Novos & Usados – Vol. 1 terá uma versão física, em CD.

— Infelizmente, o streaming ainda não dá dinheiro quase nenhum. Pelo menos eu não vi nenhum (risos). Portanto, o negócio é fazer shows. Eu pretendo lançar o CD físico. Falta só a fábrica voltar a trabalhar — revela o músico.

Enquanto a versão física não chega, aproveite para conhecer um ótimo álbum de música legitimamente brasileira.

Fabrício dos Anjos fala sobre álbum que reúne Beto Guedes e Lô Borges
3 / 5 Crítico
Avaliação
Publico (1 nota) {{ reviewsOverall }} / 5
Resenhas Deixei sua nota!
Ordernar por:

Deixe sua nota e participe!

User Avatar User Avatar
Verificado
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

Show more
{{ pageNumber+1 }}
Deixei sua nota!

Your browser does not support images upload. Please choose a modern one

Opiniões

Participe com sua opinião!

Carregando

0